Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Campanha: TROTE sem alimentos e sem desperdícios
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 23/09/2011

Campanha: TROTE sem alimentos e sem desperdícios

O Curso e Colégio Alfa, de Umuarama-PR, lançou nesta segunda-feira, 19/09, uma campanha sobre o trote estudantil. A ação tem como objetivo a conscientização dos estudantes.

“Com todos os trabalhos espalhados pelo mundo envolvendo o não desperdício de alimentos e também a responsabilidade social, não podemos seguir na contramão. Por mais que não exista maldade, temos a obrigação de orientar os alunos. Atitudes simples podem modificar uma realidade”, observa o mantenedor da Unidade, Pedro Márcio Rodrigues.

Confira abaixo o texto da campanha na íntegra:

O trote estudantil (ou simplesmente trote) consiste em um conjunto de atividades para marcar o ingresso de estudantes na universidade. Seu histórico pode ser traçado a partir do começo das primeiras universidades, na Europa da Idade Média. Nestas instituições, surgiu o hábito de separar veteranos e calouros, aos quais não era permitido assistirem às aulas no interior das respectivas salas, mas apenas em seus vestíbulos (de onde veio o termo \"vestibular\" – “vestibulando”, para designar estes novatos). Por razões profiláticas, os calouros tinham as cabeças raspadas. Os alunos da elite brasileira que estudavam na Europa, na idade média, trouxeram esta “novidade” para o Brasil.

Com o passar dos anos, o “trote” foi criando proporções nem muitas vezes corretas e na maioria dos casos com abusos e humilhações. Por este motivo, o “trote” violento foi proibido e a maioria das universidades brasileiras tem em seu estatuto tal proibição, bem como, a sugestão de trotes solidários com doações, arrecadação de alimentos e demais ações sociais executadas pelos “calouros”.

Para os trotes 2011/2012, o Curso e Colégio Alfa de Umuarama sugere aos seus estudantes que: não utilizem alimentos (ovos, farinha, molho de tomate, etc), ou seja, não façam desperdício de nenhum alimento. Milhões de famílias ainda vivem na linha da miséria no mundo inteiro e não possuem condições de comprar tais alimentos desperdiçados em trotes de todas as instituições e também nos trotes que ocorrem por aqui. Sugerimos então que, nos trotes, os estudantes utilizem tinta “guache” e batom, materiais que não causam lesões e que são de fácil remoção. Muito mais importante a jogar resíduos e alimentos nos colegas aprovados, é dar um abraço e comemorar junto esta grande conquista, com o espírito solidário, humano e exemplar.

Uma campanha do CURSO E COLÉGIO ALFA DE UMUARAMA

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige