Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Para uma escolha consciente
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 19/09/2011

Para uma escolha consciente

Astronauta, bombeiro, médico ou professor. Na infância, responder à pergunta “o que você vai ser quando crescer?” é divertido e não assusta. Já quando o vestibular se aproxima, a escolha da profissão deixa muitos estudantes preocupados. Embora a decisão não seja definitiva, pois sempre é possível mudar os rumos da vida profissional, há formas de garantir uma decisão mais segura e consciente.

Segundo a psicóloga Daniella Bauer, especialista em orientação profissional e proprietária da empresa de coaching (assessoramento pessoal e profissional) Vida Consult, há três pontos a se levar em consideração: autoconhecimento, conhecimento sobre a profissão e conhecimento a respeito do mercado de trabalho. Para conhecer a si mesmo, o estudante deve buscar quais são as suas habilidades, os seus gostos pessoais e as atividades que desenvolve espontaneamente. Nessa tarefa, os pais podem dar uma ajudinha.

Outra dica é participar de um processo de orientação profissional com especialistas. “Na adolescência, o jovem está construindo a sua identidade, revendo o que foi construído na infância, por isso é difícil para ele fazer esse procedimento sozinho”, afirma Daniella. O passo seguinte é verificar qual profissão se adapta melhor ao seu perfil. “O aluno deve assistir a palestras sobre várias profissões. Normal­­mente as universidades promovem visitas aos diferentes cursos, o que ajuda o estudante”, afirma a coordenadora do curso e colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes.

No processo de busca de informações, é importante ir além das carreiras tradicionais. “A partir daí o aluno pode descobrir carreiras que não conhecia antes. A variedade de cursos hoje é muito grande”, diz Vera. Para o secretário executivo da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), professor Elcio Orlando Calegari, o estudante também deve conhecer o que se estuda durante o curso e a que área de conhecimento a graduação está ligada. “Geralmente o estudante busca essas informações nas matrizes curriculares dos cursos. Ele deve entrar nos sites das várias faculdades e ver o que o curso ensina”, recomenda. Para complementar a pesquisa, também é importante verificar as possibilidades do mercado de trabalho.

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige