Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Comissão do MEC visita Umuarama e cidade avança para ter o curso de Medicina
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 21/07/2014

Comissão do MEC visita Umuarama e cidade avança para ter o curso de Medicina

Umuarama - O prefeito Moacir Silva e o secretário municipal de Saúde, Luiz Haiduk, se reuniram na semana que passou com doutores do Ministério da Educação para discutir a implantação do curso de Medicina em Umuarama. A expectativa é de que o processo seja concluído até 2015, para que o primeiro vestibular seja marcado. A equipe vistoriou hospitais e unidades básicas de saúde para conhecer a infraestrutura oferecida pelo município e a impressão foi boa.
A reunião, realizada na Prefeitura na última quinta-feira, 17, contou com a presença de diretores dos hospitais locais e da 12ª Regional de Saúde, representantes do Samu, Associação Médica de Umuarama, Universidade Paranaense (Unipar) e outras lideranças. A comissão do MEC é composta por três médicos que também são professores universitários em Vitória (ES), Uberaba (MG) e São Paulo. Eles permaneceram por dois dias avaliando a estrutura e as condições da saúde pública oferecidas aos usuários da cidade e região.
“Os médicos visitaram os três hospitais locais, postos de saúde, Pronto Atendimento, Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Atenção Psico-Social (Caps 2), entre outras estruturas, e farão um relatório ao Ministério da Educação, que é onde as decisões são tomadas”, explicou Haiduk. “Pelos comentários, eles gostaram do que viram. Os postos funcionavam adequadamente, não havia grandes filas, nem pacientes nos corredores. Eles elogiaram a infraestrutura da saúde pública local”, completou.
Haiduk explicou que o primeiro passo para a implantação do curso de Medicina foi a habilitação do município, conquistada há cerca de dois anos. “Graças a um amplo trabalho da administração, em conjunto com a Unipar e nossos representantes políticos, Umuarama ficou entre as 45 cidades de todo o país habilitadas a implantar novos cursos de Medicina”, lembrou.
O passo seguinte foi a visita dos técnicos nesta semana. Agora será produzido um relatório e o governo federal, através do MEC, deve decidir pela aprovação do curso para a Capital da Amizade. Em seguida será lançado edital de chamamento para qualificar as instituições interessadas na implantação, processo para o qual a Unipar está bem adiantada.
Para o prefeito Moacir Silva, confiante na implantação do curso, a saúde pública terá muito a ganhar com a conquista. “O ganho cultural e intelectual por si só já tem grande importância. Mas nesse caso, não serão apenas os futuros acadêmicos os beneficiados. Toda a população de Umuarama e região será atingida. Teremos mais médicos e infraestrutura de atendimento, eventualmente mais especialidades de tratamentos, cirurgias, enfim a atenção será ampliada com uma imensa oferta de serviços”, afirmou.
O curso de Medicina também abrirá as portas de Umuarama para um grande número de profissionais altamente qualificados e atrairá estudantes de várias partes do Estado e do país, provavelmente até de países vizinhos. “Com isso, a cidade tem a ganhar como um todo. A consolidação de um curso desse porte vai movimentar o comércio, a prestação de serviços, várias áreas da economia, e representa desenvolvimento para a cidade”, avaliou o prefeito.
A expectativa é de instalação em 2015, ano em que o setor de saúde terá outra novidade – o funcionamento do Hospital do Câncer da Uopeccan. O prédio está em fase de acabamento e a previsão é de que o atendimento seja iniciado no começo do próximo ano. “Mais pra frente teremos também o Hospital Regional, que prestará uma grande gama de serviços de média complexidade, evitando o transporte de pacientes para outros centros médicos – uma rotina sofrida, à qual muitos pacientes precisam se submeter hoje em Umuarama”, lembrou Moacir Silva.

Fonte: JORNAL UMUARAMA ILUSTRADO

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige