Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Ensine seu cérebro a aprender mais e melhor
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 24/03/2014

Ensine seu cérebro a aprender mais e melhor

Simples e rápida de ser aprendida, a técnica de memorização conhecida como mind maps ou mapas mentais consiste em uma metodologia gráfica – um desenho – que imita a forma com que o cérebro produz os pensamentos e associa ideias. O método ajuda a guardar e lembrar conteúdos e a aprimorar os estudos.

O psicólogo e mestre em Educação Marcos Meyer explica que o mapa mental facilita a fixação de conteúdos porque o processamento visual é mais rápido que o auditivo. “Olhando a figura de uma casa, já sei que é daquilo que se está se falando. O processamento é automático. O auditivo é mais lento porque ainda será buscado no cérebro e associado”, conta.

O mapa permite ao estudante uma visão dos principais pontos de um conteúdo, além de organizar a informação de forma natural ao entendimento do cérebro. Para fazer um mapa é preciso escolher os conceitos essenciais de um determinado assunto. Para isso, é necessário entender o contexto, o que força o cérebro a fazer um resumo e obter uma primeira compreensão. “O mapa é uma síntese daquilo que foi compreendido e o modo visual facilita a fixação”, diz Meyer.

O especialista cita ainda a aprendizagem significativa, em que o conceito a ser aprendido deve estar interligado ao maior número possível de conceitos já conhecidos. “Para fixar algo mais rapidamente, é preciso ter conexões com informações já assimiladas e é assim que o mapa mental funciona: evidencia as relações feitas com o novo conceito.”

Elaboração

Cada pessoa monta um mapa de forma particular para organizar a informação. Para elaborar o mapa ideal, deve-se diferenciar o que é essencial do que é importante. É preciso identificar as informações que realmente ajudam a compreender o conteúdo e levar em consideração as coisas relevantes para evitar um mapa confuso.

Os mapas podem ser feitos à mão, com papel e caneta colorida ou com a ajuda de softwares. “O ideal é começar manualmente para criar um mapa que tenha a cara de quem o está fazendo”, sugere Meyer. Segundo ele, o software tem um modo estruturado de montar o mapa, o que pode não surtir o efeito esperado. “Depois de bem treinado manualmente, aí sim passe a usar o software e vai perceber métodos de aperfeiçoar seu mapa”, explica.

Faça o seu

Saiba como construir um mapa mental:

>>> Comece no centro da folha com o nome do tema ou imagem que o ilustre.

>>> Desenhe os ramos principais que forem necessários.

>>> Cada ramo deve conter um conceito que você já domina e está relacionado com o tema.

>>> Cada ramo deve ter uma cor associada e diminuir a espessura à medida que se distancia do centro.

>>> Os conceitos podem ser expressos por imagens, porém, cuidado, pois elas sugerem várias interpretações, levando o próprio autor a esquecer-se da exata.

Fonte: GAZETA DO POVO

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige