Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Dicas para o vestibular de inverno UEM 2013
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 04/07/2013

Dicas para o vestibular de inverno UEM 2013

Até mesmo os ‘macacos velhos’ em vestibular não deixam de negar o nervosismo minutos antes de realizar a prova. Para os novatos, três dias de prova é como aquela tradicional expressão: um bicho de sete cabeças. 
Mas, o professor Pedro Rodrigues, coordenador das turmas de curso pré-vestibular e terceiro ano do Colégio Alfa de Umuarama, garante que manter a calma e a compostura é o segredo para evitar o ‘deu branco’, na hora “H” do concurso. 
“O primordial é não achar que a prova é definitiva para a vida. Os vestibulares acontecem mais de uma vez ao ano, e para a maioria, este não será o único vestibular que vai prestar. Por isso, tem que abolir aquela ideia de que ‘preciso passar de qualquer jeito’.” 
O professor é ainda mais categórico, e segundo ele, encher o cérebro de informações na véspera da prova, não agrega em nada, pelo contrário, confunde ainda mais. De acordo com Rodrigues, é preciso relaxar nas vésperas das provas, para não sobrecarregar a memória e ficar cansado. E como cansado ninguém faz nada direito, a tendência é que o resultado não seja lá grandes coisas. 
“Deixar para estudar na última hora é perda de tempo. Não adianta revisar o material um dia antes. A preparação é algo a médio e longo prazo”, detalha Rodrigues, acrescentando que a alimentação e uma boa noite de sono contribuem para um desempenho ainda melhor. 
Porém, quando se trata de alimentação, a orientação é: coma alimentos saudáveis e, sobre qualquer situação, evite, ao máximo, comidas pesadas. Sim, se vai prestar o vestibular, a feijoada do sábado e a macarronada de domingo tem de ficar de lado. Para o professor, um café da manhã bem reforçado é fundamental.
Outra dica é aprender. Segundo Rodrigues, ‘quem aprende não decora e quem não decora vai embora’. Tudo bem que a rima não foi lá ‘atraente’, mas valeu a tentativa para que o candidato elimine da vida dele os velhos macetes da educação da década de 1990. Ele ainda vez uma analogia do vestibular com um jogo de futebol. 
“Antes do jogo, a seleção não treina dias antes e descansa na véspera? Evita farra e fica em concentração no hotel? Do mesmo jeito tem de se comportar o candidato para o vestibular.”
Além disso, o professor destacou ainda três recomendações primordiais. Primeira: comece a prova pelas questões que você melhor domina; segunda: fique atento ao tempo, ele pode comprometer seu raciocínio; terceira e última: como o vestibular da UEM é por somatória de acertos, marque apenas as questões que tiver certeza.
Embora, todas as orientações sejam seguidas à risca, Rodrigues é realista. “Chegue, no mínimo, com uma hora de antecedência da hora da prova. Bons alunos já deixaram de fazer o exame porque chegaram atrasados”. Ele vai além, e apela. “Não esqueça o documento de identidade. Ele é fundamental.”
Agora, com todas essas dicas, aproveite o tempo e, já que ainda faltam quase quatro dias para o vestibular, recapitule algumas informações e, boa prova.

FONTE: Umuarama Ilustrado

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige