Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Primeira fase do vestibular da UFPR será no dia 3 de novembro
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 21/05/2013

Primeira fase do vestibular da UFPR será no dia 3 de novembro

Primeira fase do vestibular da UFPR será no dia 3 de novembro

O Núcleo de Concursos estuda fazer a segunda fase nos dias 1º e 2 de dezembro

Universidade Federal do Paraná (UFPR) fará a primeira fase do vestibular 2013/2014 no dia 3 de novembro. A instituição, no entanto, não informou ainda as outras datas do concurso. O Núcleo de Concursos estuda fazer a segunda fase nos dias 1º e 2 de dezembro, mas essa informação necessita ser confirmada.

O edital do vestibular 2013/2014 deve sair apenas em agosto. Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, a UFPR fará a tradicional feira de profissões, que reuniu cerca de 40 mil pessoas em 2012.

Cotas

A UFPR criou uma comissão para estudar como deverá ser aplicada a Lei das Cotas no vestibular da instituição deste ano, mas ainda não divulgou qual sistema adotará.

Lei, sancionada em 29 de agosto do ano passado, prevê que até 2016 todas as universidades e os institutos federais destinem 50% das vagas do processo seletivo para cotistas sociais. Embora as instituições tenham esse prazo para se adaptar integralmente à legislação, a proposta determina que as universidades reservem no processo seletivo de 2013 25% do total de vagas para alunos que fizeram o ensino médio em escola pública. Dentro desse porcentual, metade das cadeiras deve ser destinada a candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 933).

Em 2012, a UFPR decidiu por manter o seu próprio sistema de cotas, além de fazer o previsto na lei para aquele ano. Na prática, os alunos tiveram de escolher entre as duas possibilidades.

Vestibular de graça

UFPR também está analisando como fará para garantir que os alunos de baixa renda e de escolas públicas tenham o direito à isenção do pagamento de taxas de inscrição previsto na lei federal aprovada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 11 de abril.

Para conseguir o benefício, o aluno terá que provar que se encaixa no perfil previsto na norma: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em uma escola privada também terão direito à isenção.

Fonte: GAZETA DO POVO

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige