Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Filmes para relaxar e reforçar conteúdos
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 20/11/2012

Filmes para relaxar e reforçar conteúdos

Quem disse que estudar para o vestibular significa ter uma rotina exclusiva de aulas, leitura e resolução de exercícios? Tudo isso é necessário, mas o aprendizado também pode vir a partir do entretenimento. Muitos conteúdos cobrados em vestibulares aparecem em filmes.

Mesmo que os blockbusters não substituam de forma alguma o estudo do conteúdo, professores dizem que os filmes podem ajudar o aluno a memorizar informações ou facilitar a compreensão de algo que parece mais abstrato.

Neste momento “entre fases” da UFPR, confira a lista de cinco longa-metragens que envolvem conteúdos de História e Geopolítica e que podem ajudá-lo a relaxar um pouco.

Gladiador

Trata-se da história de um general que é traído e vira escravo. O cenário e o enredo retratam bem a história de Roma e ajudam o vestibulando a reforçar algumas características importantes e muito cobradas dessa civilização, como a política do “Pão e Circo”.

Cruzada

Como o nome diz, o filme retrata o período das cruzadas do século 12, usando como fio condutor a história de um ferreiro. A história mostra o renascimento comercial entre o Ocidente e o Oriente pelo Mar Mediterrâneo.

A luta pela esperança

Conta a história de um boxeador aposentado que precisa fazer bicos para sustentar a família. Embora envolva a crise de 1929, assunto cobrado nas provas, é indicado por ser um filme motivador para quem vai encarar o vestibular, pois mostra um caso de superação e persistência.

Reds

Baseado no livro Dez dias que abalaram o mundo, que aborda a Revolução Russa de 1917. O enredo do filme fala da participação do jornalista norte-americano Jonh Reed na revolução. É uma boa fonte sobre a construção da União Soviética.

Adeus, Lênin

É a história de uma mulher que entra em coma antes da queda do muro de Berlim e só acorda depois. O filme retrata bem as mudanças que ocorreram na Alemanha e a vitória do capitalismo sobre o socialismo, dentro do contexto da Guerra Fria.

Fontes: professores Luciana Wormes (Dom Bosco), João Amalio Ribas (Acesso) e Júlio Cezar Siqueira (Acesso).


FONTE: Gazeta do Povo

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige