Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Unespar terá início oficial em 2013
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 17/09/2012

Unespar terá início oficial em 2013

A partir de 2013, estudantes de 07 instituições de ensino superior poderão dizer que estudam, oficialmente, numa universidade. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deve receber o credenciamento do Conselho Estadual de Educação ainda neste ano e começará o próximo ano letivo com toda a estrutura burocrática necessária para o seu funcionamento. FAFIPA de PARANAVAÍ, FECILCAM de Campo Mourão, FAP Curitiba, FECEA de Apucarana, FAFIPAR de Paranaguá, FAFIUV de União da Vitória e EMBAP de Curitiba.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, a mudança não deve causar grande impacto à rotina dos estudantes, tendo em vista que, na prática, as sete instituições que compõem a Unespar já mantêm relações muito próximas. O documento que cria a universidade foi assinado em 2001, portanto o processo de integração está em andamento há uma década. Ao todo, a comunidade acadêmica já conta com 63 cursos, 13.635 alunos e cerca de 800 professores.

Com a oficialização da Unespar, a produção científica no estado deve crescer. Além de assumir o compromisso com pesquisa, extensão e ensino, típico de toda universidade, o novo status facilita a obtenção de bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e até mesmo financiamentos de organizações internacionais.

Entre as justificativas para a junção das várias faculdades estaduais espalhadas pelo Paraná está a possibilidade de ampliar a oferta de vagas, vantagem que vem da autonomia das universidades. Outras modalidades de instituições de ensino superior, como centros universitários ou faculdades, são legalmente mais limitadas para expandir ou criar cursos.

Além disso, o corpo docente será a unificado. Com isso, qualquer curso oferecido em uma das sete unidades da Unespar poderá ser remanejado para os demais câmpus da instituição.

FONTE: Gazeta do Povo

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige