Você está aqui: Home / Pré-Vestibular / Notícias / Inscrições para o Enem 2012 já estão abertas
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 29/05/2012

Inscrições para o Enem 2012 já estão abertas

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 estão abertas e podem ser feitas pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A abertura das inscrições estava prevista para as 10h, mas foi antecipada. A taxa é de R$ 35 e alunos de escolas públicas estão isentos.

Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 20 de junho.

  • Início das inscrições: 28/5 (segunda-feira), a partir das 10h
  • Término das inscrições: 15/6 (sexta-feira), até 23h59

Para que serve o Enem?
O Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. O exame é utilizado como critério de acesso do participante a programas governamentais, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Ciência sem Fronteiras. Com as notas do Enem também é possível obter a certificação de conclusão do Ensino Médio

Quem pode fazer a prova?
O Enem é destinado para quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio no ano de aplicação da prova.

É possível escolher onde eu vou fazer a prova?
No momento da inscrição, o candidato indica a cidade em que deseja realizar as provas.

É possível alterar os dados informados durante a inscrição?
Segundo o edital, “as alterações nos dados cadastrais, nas cidades de provas e na opção língua estrangeira são permitidas apenas durante o período de inscrição”.

E se eu desistir de fazer o Enem, posso pedir o dinheiro da inscrição de volta?
O edital é claro: “O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, exceto no caso de cancelamento desta Edição do Exame”.

É necessário algum documento especial para fazer a inscrição?
O candidato deve ter em mãos, no ato da inscrição, o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade, que são documentos obrigatórios para a efetivação da inscrição.

Como eu saberei que a minha inscrição deu certo?
O candidato deverá acompanhar a situação da inscrição na página do Inep, por meio do número de inscrição e da senha cadastrada. Para candidatos não isentos, a inscrição só será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição. A inscrição dos candidatos que declararem carência só será confirmada depois que o pedido de isenção for aceito.

Onde eu pago a inscrição do Enem 2012?
O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio de GRU – simples (Guia de Recolhimento da União). A GRU simples para o pagamento da taxa de inscrição deve ser gerada, exclusivamente, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

FONTE: www.uol.com.br/vestibular

Facebook
Twitter

Rua Arapongas, 4316, Centro 87502-180 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige