Você está aqui: Home / Ensino Médio / Notícias / Adolescência
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
Publicado em 20/03/2019

Adolescência

Vamos falar sobre o cérebro do adolescente....

A adolescência é uma das etapas da vida em que se passa por momentos instáveis, e devido a isso se tornou matéria de estudo da neurociência, isso permitiu então, entendermos sobre as modificações pelas quais o cérebro passa na adolescência.

Há diferenças então entre um cérebro adolescente e um adulto?

Sim, pois o processo de amadurecimento de vários circuitos durante a adolescência ainda permanece incompleto.

Essa fase é destinada ao desenvolvimento emocional antes da vida adulta, nesse período então, será crítico o conjunto de mudanças que passam a ocorrer nos lobos frontais (porção mais anterior do cérebro e evolutivamente mais nova), sendo que, essa região é responsável por funções mais complexas, como a capacidade de tomar decisões, de inibir respostas inapropriadas, planejar, executar um plano de ação e se colocar no lugar do outro. Outra porção importante do cérebro que está em processo amadurecimento é o chamado “giro cingulado anterior”, responsável por monitorar os processos conflitivos e a orientar as tomadas de decisões.

Diversos estudos mostraram que o amadurecimento dessas regiões atinge o auge apenas nos últimos anos da segunda década de vida, sendo assim, durante a adolescência há um extenso processo de reorganização cerebral que parece corroborar com o momento em que essas modificações das conexões começam a estar mais marcadas pelas experiências vivenciadas.

Referência:

Manes, F; Niro, M. Usar o Cérebro. 2015.

 

Neuropsicóloga Soyane Marcato

CRP 08/19884

Facebook
Twitter

Rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, 3678, Zona 1 - 87501-200 - Umuarama - PR
44 3626-4080
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    Integral Maringá   Integral Toledo    Integral Marechal    Integral Itajaí
Prestige