Você está aqui: Home / Ensino Fundamental II / Projetos

Projetos

Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
ENCONTRO DE PAIS COM MARCOS MEIER

Com o tema: Como largar sem abandonar e Segurar sem prender o palestrante Marcos Meier conversou com mais de 1000 pais do Colégio Alfa sobre a Educação dos filhos. 


O Colégio ALFA desenvolve um trabalho voltado para a dimensão afetiva, humana e intelectual . Assim o aluno ALFA, tem em toda sua trajetória uma formação integral . De um jovem intelectual e afetivo, com capacidade competitiva de enfrentar desafios futuros, respeitando o espaço de cada um. Desta forma,com o trabalho desenvolvido com os alunos,  conseguimos que eles obtenham sucesso em suas vidas. 


Foi pensando em colaborar, incentivar e auxiliar a todos os pais, profissionais e pessoas envolvidas na educação de crianças e jovens que buscam orientação para educar os filhos e alunos, que a equipe Alfa promoveu este grandioso evento.


Uma escola que acredita na parceria com a família para buscar o sucesso profissional e pessoal dos alunos/filhos.


Parabéns aos pais que participaram deste momento tão importante.  

SHOW DE TALENTOS COM OS ALUNOS DO 6º ao 9º ano ALFA

 Nossos alunos possuem muitos talentos, dons artísticos, que muitas vezes ficam limitados a apresentações em família ou em pequenos grupos. A escola é um espaço importante para que todos se conheçam e percebam as qualidades de cada um.


 Desta forma, a professora Edeliar juntamente com os alunos desenvolveram um projeto e apresentaram durante a manhã apresentações maravilhosas dos alunos. Segundo a professora, “a escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança.”


Assim, o objetivo da atividade é possibilitar a cada aluno alargar horizontes, conhecer o mundo, a si mesmo e principalmente a importância da arte na vida.


 
AULAS PRÁTICAS DE MATEMÁTICA 6º ano : OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ESTÃO NO NOSSO DIA A DIA?

O professor Wilson desafiou os alunos com esta pergunta e propôs um trabalho com maquetes  e a construção de sólidos geométricos.

Segundo o professor, “ a matemática tem muita importância na vida das pessoas. O dia a dia está repleto de situações nas quais lidamos com o número, com as operações, com a arquitetura, formas e pensamento matemático”.

Assim, a aplicação dos conhecimentos matemáticos , o pensamento matemático bem desenvolvido e um bom domínio dos conceitos são fundamentais para atuação crítica e autônoma do sujeito na realidade na qual está inserido.

Sabemos que é extremamente relevante analisar a importância de aulas práticas, pois entendemos que elas são umas referências para o ensino da matemática na medida em que desperta no professor um olhar mais criterioso no desenvolvimento das aulas, nas metodologias utilizadas, ao conteúdo que está sendo aplicado e a necessidade de cada um de seus alunos.

O objetivo deste trabalho com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental não só uma alternativa para aprendizagem da matemática, como também mostrar que a aula teórica tem que estar sempre ligada à aula prática, uma necessita da outra.


 

SEMANA DA PÁTRIA: Os homens buscam a liberdade

O que é liberdade para você?


Os professores Bruno da disciplina de Geografia e Filosofia e Shesmman de Geografia e História da Arte, realizaram um extraordinário trabalho com os alunos dos 6º e 7º ano e 8º e 9º ano enfocando a Semana da Pátria seus significados, importância e conceitos.


A apresentação dos professores seguiu uma retomada da história e em seguida os dois realizaram com os alunos a interpretação da música Independência do Brasil, no sentido de compreensão do contexto daquela época e trazendo para a atualidade com o entendimento da música da Legião Urbana : Perfeição.


Em relação à música, levaram os alunos a perceberem que o autor da letra do Hino, mostrou em uma das estrofes “ corajosos brasileiros, que desapareça o medo existente naqueles que são dominados, visto que a partir de agora somos livres e, para mantermos esta liberdade, nós estamos dispostos a morrer”. Em seguida o Professor Shesmman questiona os alunos:  Os homens buscam a liberdade. O que é liberdade para você? A patir daí, tece com os alunos o que foi a Independência do Brasil, seus benefícios, e consequência para os dias de hoje.


O professor Bruno, em seguida, mostra aos alunos a música Perfeição que é inteiramente uma crítica ao Brasil, mas por metáforas. Ao longo da música, relata o professor Bruno, “ o aluno percebeu que estamos celebrando o que? Nós sabemos que tem pessoas que necessitam de ajuda, sabemos que tem pessoas morrendo nos hospitais, outros que não podem estudar, entre outros problemas”, e complementa “ não que seja errado comemorar a nossa Pátria, mas não podemos reclamar se estamos sem fazer nada, ou pelo menos, mudando de atitudes simples que podem colaborar em futuras mudanças.”


Os dois professores objetivaram com este trabalho fazer um “chamado” aos jovens alunos para sair do comodismo e do conforto e refletirem sobre o que pode ser feito no “futuro” por eles e que atitudes precisam adotar neste momento em que são estudantes, filhos e jovens para provocar uma mudança em nosso país.


Incentivaram os jovens a seguirem os passos da educação dos pais, estudarem com dedicação, procurarem entender e refletir sobre os problemas sociais e nunca deixar de “olhar” o mundo com esperança, cultivar boas atitudes em relação aos outros e pensar no futuro . A seguir estas orientações certamente serão verdadeiros cidadãos e poderão contribuir com as mudanças necessárias, quando forem adultos.

O QUE O JOGO DE QUEIMA TEM A VER COM A DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO?

Alunos do 7º ano ALFA


Temos que explorar ao máximo o que o jogo pode nos dar, trabalhando diversas formas em prol do objetivo maior que é a aprendizagem, tanto a cognitiva como a psicomotora, do aluno. 


“Além de ajudá-los a refletir sobre os movimentos, quis desafiá-los com outras variedades, já que a inovação e criatividade faz parte do conteúdo que leciono", diz o professor Rodrigo Resende. Normalmente no jogo as crianças são divididas em duas equipes – cada uma ocupa metade da quadra, separada por uma linha. Quem estiver com a bola na mão tenta atingir um membro da equipe adversária, que são queimados caso a bola toque em alguma parte do seu corpo e caia no chão. Vence a equipe que queimar todos os adversários. 


Para fazer a turma do 7º ano começar a se mexer, refletir sobre os movimentos envolvidos na brincadeira e conhecer novas formas de jogar, Rodrigo propôs inicialmente o que chamou de queima individual. Nesse jeito de brincar, os participantes ficam espalhados pela quadra e quem pega a bola deve tentar atingir qualquer um dos colegas. Não há cemitério: aqueles que são queimados devem sentar no chão e permanecer assim até o fim da partida. "Como não há times, todos têm de fugir de todos. Esse trabalho foca bastante em aprender a se esquivar", conta o educador. 


Ao final do jogo, o professor Rodrigo conversou com os alunos: "O que acharam da partida?". "O que pode ser feito para solucionar os problemas?", e "Alguém acha que não teve oportunidade de participar bastante?" Era hora de falar sobre a importância das estratégias, enfatizar o trabalho tático, o espírito de equipe e a cooperação. “Temos de dar chance para todos participarem e usarem seus pontos fortes a favor da equipe”, disse Rodrigo.  


Problematizações como essa ajudam as crianças a refletir sobre as nuances do jogo e as várias táticas que podem ser desenvolvidas. Quem é bom queimador, por exemplo, pode se deixar queimar de propósito para poder, estando no cemitério, ajudar os colegas a eliminar mais jogadores do outro time. Pensar sobre isso faz com que mitos sejam derrubados, como achar que ser logo atingido é necessariamente ruim e que o bom jogador é aquele que nunca é queimado. Durante a reflexão, vale também chamar a atenção da classe: não é necessário ser bom na realização de todos os movimentos (arremessar, agarrar, correr etc.). "Um jogador pode não tocar a bola o jogo inteiro, se preocupando só em fugir para ser o último em quadra, fazendo seu time vencer", diz Rodrigo Resende, docente do Colégio Alfa de Umuarama.


 
AULÃO ESPECIAL: ERA NUCLEAR

Prof. Shesmman 9º ano ALFA


Além de simulados , aulas teóricas e práticas os alunos do 9º ano ALFA, estão ambientando-se na unidade do Ensino Médio. Na unidade, estão participando de aulas especiais que contemplam o conteúdo de História do 9º ano e do Ensino Médio.


Assim, experenciam momentos de estudos com alunos  que já estão no ritmo do Ensino Médio, ao mesmo tempo que aprofundam seus conhecimentos.


O professor Shesmman da disciplina de História convidou o professor Henrique da mesma área e juntos dividiram o palco para utilização de uma metodologia diferenciada que considera como prioridade a aprendizagem dos alunos através de uma aula dinâmica e interessante.


Importantíssimo o cuidado, o acolhimento e atendimento das necessidades dos alunos do 9º ano que estão rumando para outra etapa de estudos, Ensino Médio. Uma maneira inteligente de enfrentamento de situações novas, de desafios e busca de conhecimento.

ATIVIDADES ESPORTIVAS: Projeto Saúde, incentiva alunos a participarem de atividades físicas

O projeto Saúde: quero ser saudável, contempla atividades ao longo de 30 dias que incentivam os alunos a praticarem atividades físicas e mudem seus hábitos alimentares em busca da qualidade de vida.


Esta etapa foi desenvolvido com os alunos o jogo da Queima.As habilidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação, a coordenação motora, as regras, o senso esportivo de ganhar e perder.


Trata-se de  um jogo que envolve a situação imaginária de uma guerra, onde uma equipe elimina outra com tiros de bola. De forma lúdica, obtém-se a construção do conhecimento de valores importantes para o desenvolvimento saudável do aluno, tanto nos aspectos cognitivos quanto corporais.


De acordo com o professor Lucas Gregório, da disciplina de Educação física, "é através da ação de jogar que o educando exerce as noções de regra e cidadania quando desenvolve as regras com os seus direitos e deveres".

CALEIDOCICLOS: CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA – 8º ano

Para conhecer a geometria na prática os alunos foram desafiados pelo Prof. Wilson da disciplina de Matemática a construir um caleidociclo e desenvolver atividades realcionadas aos conteúdos matemáticcos.  Segundo o professor, “assim foi possível abordar conteúdos de forma lúdica e contextualizada, incorporando conteúdos de outras disciplinas, despertando o interesse em aprender Matemática e explorando conceitos da arte.” 


Os conteúdos abordados foram polígonos, poliedros, simetria, lateralidade, entre outros. Os alunos aprenderam a representar formas tridimensionais por meio de figuras planas e identificar diferentes tipos de poliedros.


As aulas serão alternadas entre teoria e prática, possibilitando ao aluno desenvolver suas habilidades de forma a adquirir o aprendizado necessário do conteúdo.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO: visita à APAE proporciona aos alunos do 6º ano, momentos de reflexão e realidade

O espaço escolar é heterogêneo e que atende a todos dentro de suas limitações e necessidades. Com o crescimento da inclusão e diversidade, cada vez mais se vê surgir na sociedade uma nova escola, mais aberta, diversa e integral, tornando um espaço rico em aprendizagem.


Abrir espaços, incluir, buscar quem está do lado de fora, reconhecer identidades, compor equipes caracterizadas pela diversidade é um passo muito importante para sermos justos e reconhecermos na prática a dignidade de todas as pessoas.


        A visita a APAE de Umuarama, teve como objetivo, segundo o Professor Shesmman, “podemos aprender uns com os outros para sermos mais e fazermos mais, mas para isso precisamos enxergar os outros, dar valor aos outros, sentir falta dos outros, dessa ampliação de horizontes que eles representam.”


Desta forma, fica para os alunos do 6º ano que não basta, portanto, dizer não à discriminação. É preciso dizer sim à diversidade, por meio de práticas que supõem inclusão e gestão da diversidade.

PROJETO MATEMÁTICA : FUNÇÕES DO 2º GRAU – Alunos do 6º ao 9º

Durante as aulas de matemática o professor Wilson utilizou de várias estratégias de ensino para explicar aos alunos como resolver o conteúdo de funções do 2º grau.  Uma das metodologias utilizadas foi levar os alunos ao laboratório de informática do Colégio e orientá-los para utilizar o programa Excel , resolver o exercício e construir a função.


Jovens do 9º ano, acostumados a lidar com a tecnologia a todo instante, perceberam que para executar a proposta do professor precisa muito mais do que fazer uso da máquina.


Para o professor Wilson da disciplina de matemática, esta é uma aula interessantíssima, pois "o aluno é estimulado a pensar, concentrar-se, a buscar e chega à conclusão que o domínio da máquina , sem o conhecimento do conteúdo,não consegue concluir a proposta, então, que a tecnologia é fundamental, mas deve atuar como uma ferramenta e que estudar, dedicar e compreender os conteúdos propostos pelos professores é imprescindível para o uso da tecnologia".


Assim, aliando teoria e prática o professor proporcionou aos alunos possibilidades de aprendizagem múltiplas, respeitando as habilidades de cada um.

PROJETO ARTE POPULAR: ESCULTURAS – 9º ano ALFA

O professor Shesmman da disciplina de Arte do 9º ano , desenvolveu com os alunos uma aula prática com o tema Arte popular: Esculturas em argila.


Os alunos foram informados que no Brasil, costuma-se considerar “arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por pessoas, sem jamais terem frequentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico.


Apesar de fortemente enraizada na cultura e no modo de viver das pequenas comunidades nas quais tem origem, a arte popular exprime o ponto de vista de indivíduos cujas experiências de vida são únicas. Apresenta os principais temas da vida social e do imaginário - seja por meio da criação de seres fantásticos ou de simples cenas do cotidiano - numa linguagem em que o bom humor, a perspicácia e a determinação têm lugar de destaque. Talvez venha daí seu forte poder de comunicação, que ultrapassa as fronteiras de estilos de vida, situação sócio-econômica e visão de mundo, interessando a todos de maneira indistinta.(Angela Mascelani - Museu Casa do Pontal ).


Após as aulas teóricas o professor objetivou com esta atividade proporcionar aos alunos vivências únicas de conhecer diferentes regiões do país através de trabalhos com esculturas. Ao final do trabalho, percebeu-se que os alunos se envolveram na tarefa de criar uma escultura própria utilizando-se dos conteúdos aprendidos e principalmente dos caminhos da imaginação humana.


Parabéns alunos e Professor.

Projeto Saúde: Eu quero ser saudável - Alunos do 6º ao 9º

Trata-se de um conjunto de atividades que tem por objetivo a mudança de hábitos alimentares e o gosto pela atividade física.


Abaixo seguem os detalhes do Projeto:


1ª. Etapa: os alunos que optaram em participar  do projeto tiveram uma avaliação de peso e altura. O procedimento foi realizado individualmente e anotado em uma ficha e comparado a cada 2 semanas.


2ª. Etapa: orientação alimentar para os alunos não ingerirem doces e refrigerantes durante as semanas do projeto. Ainda, serão orientados sobre cardápios saudáveis.


3ª. Etapa: 4 semanas de caminhadas (1 hora de duração).


4ª. Etapa: Análise do professor e aluno dos resultados obtidos e incentivo para que os mesmos continuem com hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos.

ALUNOS 9º ano: AULÃO ESPECIAL SOBRE TOTALITARISMO

Os alunos do 9º ano assistiram uma aula especial com o professor Shesmann de História e o professor do terceirão Herlon.


O conteúdo trabalhado foi Totalitarismo. Os alunos compreenderam que Totalitarismo é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo e da ideologia. Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda abrangente divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado.


Com metodologia dinâmica com a utilização de tecnologia, bem como, de estratégias próprias de cada professor despertaram no aluno o interesse pelo assunto proporcionando aos mesmos as informações necessárias e a possibilidade de  construção do próprio conhecimento.

FESTA JUNINA SOLIDÁRIA: Mais de 600 alunos da Ed. Infantil do Município, receberam uma festa cultural dos alunos ALFA

Além de proporcionar muita alegria a festa junina Alfa, colabora na interação entre crianças e jovens, incentiva a solidariedade, doação e responsabilidade social.


O tema festa junina é um dos que fazem parte da cultura do nosso país, porque representa um dos pilares fundamentais do conhecimento sobre a vida social e cultural de um povo.


A cada ano, esta comemoração se repete e assim tende a se perpetuar criando uma tradição da escola e dos seus alunos. E para o aluno aprender fazendo é muito importante para a sua formação, porque a prática revela o prazer de conhecer.


O objetivo deste evento vem alcançando resultados além das expectativas já que os alunos e professores estão a cada ano mais comprometidos e envolvidos. Trabalhar na prática , temas como diversidade cultural, solidariedade, compromisso social, interação entre gerações é uma experiência importantíssima para os alunos. Aprender a olhar o outro como igual, com respeito e com preocupação e cuidado é exercer a cidadania.


Assim os alunos ALFA, estão caminhando a cada dia para sua formação humana proporcionado pelos projetos importantes que a escola desenvolve.


Os alunos dos Centros de Educação Infantil Municipal, divertiram-se muito com a cama elástica, experimentaram um lanche maravilhoso preparado pelos alunos e comidas típicas.

Aulas de história 9° ano - REDES DE CONHECIMENTO: interagir como estratégia de ensino

Os alunos do 9º ano participaram da Gincana Online sobre conteúdo de história. Cada dupla de alunos receberam os comandos e pesquisavam na internet as respostas e somente após o acerto da questão é que outro comando era liberado para aquela dupla. Em um ambiente aberto, na interação entre tecnologia e alunos em que o professor atua como intermediário dando significado ao trabalho.


Segundo o professor da disciplina, Shesmann “ a colaboração é possibilitada pelos recursos tecnológicos que são partilhados em tempo real, a multiliderança é desenvolvida , ou seja, não há líder, mas vários deles, cada indivíduo constrói as informações em busca do conhecimento e ainda, livre intercomunicação onde as informações são livres, cabe ao aluno buscar as interpretações, leitura e concentração para encontrar as respostas dos comandos. E por fim, a corresponsabilidade  todos sabem o que fazer e o fazem, o que significa iniciativa individual”.


Desta forma, o professor leva o aluno a pesquisar o assunto, compreender o conteúdo e participar de uma competição saudável e significativa para eles.


O próximo passo, o professor utilizará o filme A Onda para que os alunos concluam o conteúdo trabalhado.

Simulado de Matemática 9° ano

Ao participarem dos simulados os alunos podem aprender com os erros e definir de que forma poderão melhorar seu desempenho.


A Coordenadora do Projeto, aponta que além de um diagnóstico do aprendizado dos alunos o professor poderá desenvolver estratégias de estudos e de ensino aos alunos para que estes possam alcançar a aprendizagem total do conteúdo abordado no simulado.  


Desta forma, o aluno será atendido em suas necessidades e sentirão mais seguros para dar continuidade aos estudos.

Projeto Qualidade de Vida: Atividades físicas em família

Um dos principais obstáculos para a prática de exercícios é a falta de tempo. Para quem é pai ou mãe, é ainda mais complicado conciliar a vida diária, as atividades físicas e a convivência com os filhos.


Desta forma, a equipe ALFA proporcionou o projeto , iniciando com os pais e alunos a primeira etapa de um projeto intitulado “Qualidade de vida em Família”. As atividades físicas praticadas em família garantem que todos passem tempo juntos, que um incentive o outro a continuar com a nova rotina e que ninguém desista de levar uma vida mais saudável.


Assim,os professores de Educação Física Marcos Antonio Coltro e Lucas Gregório pretendem inserir nos hábitos familiares atividades físicas que envolvam toda a família, que é uma maneira de preservar a saúde e unir ainda mais as pessoas que mais gostamos.


Segundo os professores Marcos e Lucas, “a segunda etapa envolverá a família e seus animais de estimação. O objetivo é levar as famílias a reunirem-se novamente, levando-os a  exercitar-se enquanto levam seus cães para um passeio que também merecem atenção e carinho.”


“A vida nos dá presentes especiais. Um deles é quando estamos juntinho de nossa família”.

Projeto de Filosofia 9° ano: Tribos Urbanas - a diversidade cultural que está sempre presente

É comum encontrarmos pessoas que compartilham dos mesmos interesses que nós. Assim iniciamos uma amizade por conta desses interesses em comum e formamos um pequeno grupo. Grupos estes que assimilam culturas e práticas urbanas, sendo assim, chamados de tribos urbanas.


Por tratar-se de grupos que apresentam características comuns de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir e agir é que a disciplina de Filosofia explica o significado de cada uma das tribos mais conhecidas entre os jovens e demonstra aos alunos que as pessoas devem ser cautelosas e também compreender as crenças de cada grupo para definir suas amizades e convivência.


Com o intuito de informar e orientar os alunos  do 9º ano, através do estudo da Filosofia, sobre as características, crenças e cuidados que devem ser observados em relação às amizades em grupos, realizaremos o Projeto Tribos Urbanas, onde foi destacado as principais tribos que existem na atualidade.

Projeto: A tecnologia e o empreendedorismo

Alunos de 10 – 11 anos ( 6º ano) são nascidos em um mundo em que a tecnologia está cada vez mais veloz . Assim os professores inovadores, aproveitam este perfil, para ministrar suas aulas com ferramentas que têm significado para os alunos : a tecnologia e o empreendedorismo.


O professor Rodrigo Resende, da disciplina de Empreendorismo, é um exemplo clássico de educador que busca aliar a tecnologia à sua disciplina, de forma a incentivar a pesquisa, a criatividade com estímulos e apoios concretos a essas iniciativas.


Neste dia, a aula de empreendedorismo foi uma proposta em grupo em que um dos componentes buscava na internet informações solicitadas pelo professor, enquanto seus colegas utilizavam as informações e pontuavam a importância das mesmas. A partir daí, elaboraram estratégias de trabalho com dinamismo, incentivo e principalmente com interesse.


Segundo o professor, “ as aulas de empreendorismo tem o potencial de modificar os modos de pensar, de ensinar e de aprender, e até mesmo de ver o mundo.”


Assim, aliando a capacidade criativa do professor, o direcionamento do uso das tecnologias, o resultado será alunos mais interessados, que interagem verdadeiramente com o mundo, aprendem a trabalhar em grupo e percebem que aprender é indispensável para o seu sucesso.

Projeto Sarau: Disciplina Língua Portuguesa - VENHA VER O PÔR DO SOL

Os alunos do Ensino Fundamental , estão preparando-se para o Sarau. Trata-se de um grande evento que reunirá apresentações teatrais, musicais, danças, entre outras.


As alunas do 9º ano, apresentaram informalmente aos seus colegas uma peça da autora Lygia Fagundes Teles , Venha ver o pôr do Sol.


De acordo com as obras desta autora, apresentando uma conotação simbólica sobre a vida, a autora a compara com o sol. Sendo assim, o título apresentaria duplo sentido, significando o fim da vida, a morte. Traz, portanto, um prenúncio da tragédia que acontecerá, quando a protagonista é convidada para contemplar seu próprio fim. Simbolicamente, este fato é dado pelo TEMPO escolhido para o desenvolvimento da narrativa: o pôr do sol.


O evento segundo a professora Edeliar,  compõe o processo de ensino e é relevante para o desenvolvimento dos alunos. Ela comentou que as atividades fundamenta-se em movimentos importantes para o aprendizado e envolve diferentes formas de expressão cultural, intelectual e criativa e a auto estima positiva dos alunos.

Atividades Físicas: desenvolvimento saudável dos jovens

Incentivar as atividades físicas é um dos objetivos das aulas dos professores de Educação Física, Marcos Coltro e Lucas Gregório.


Segundo eles, “os alunos devem compreender que todas as pessoas necessitam de atividades físicas para seu desenvolvimento, tanto no aspecto biológico quanto para o conhecimento de seu próprio corpo”.


Desta forma, além das aulas diárias de Educação Física , os alunos contam com aulas extra com atividades físicas que favoreçam que os alunos desenvolvam habilidades como controle, coordenação, equilíbrio, harmonia, força, agilidade em diferentes atividades. Além da importância da socialização, competição saudável e a aprendizagem de saber lidar com conflitos , perdas e ganhos.


A nossa Escola tem se disponibilizado em promover esta edução efetiva para a saúde e para a ocupação saudável do tempo livre com exercícios físicos, jogos e competições, além das aulas práticas de ciências que mostram aos alunos a importância da preservação da saúde, através de uma alimentação equilibrada e saudável.

Qualidade de vida: alunos aprendem a identificar e interpretar tabela de valor nutricional nas embalagens

A qualidade de vida tem sido um tema diariamente trabalhado pelos professores Alfa. O objetivo é levar os alunos à consciência sobre a necessidade de cada um assumir a responsabilidade pela manutenção de sua saúde e da coletividade.


Além de orientá-los para a  prática de exercícios físicos  diários, alimentação saudável e preservação do ambiente,o professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências, propôs aos alunos o estudo do valor nutricional de cada alimento, com o intuito de mostrar os benefícios e malefícios para a saúde e também aprender a identificar e interpretar informações nas tabelas de valores nutricionais nos rótulos de alimentos.


A partir daí, os alunos conhecerão todos os componentes dos alimentos e a recomendação diária de cada um, para que haja a preservação da saúde.


Segundo o professor, "A alimentação adequada da criança e do adolescente garante qualidade na vida adulta".E assim o jovem pode interferir positivamente na qualidade de vida de seus familiares.

Palestra informativa sobre as penalidades e perigos que existem no mau uso da internet

As redes sociais é uma ideia interessante para conversar com amigos, fazer novos , ver fotos e interar com o mundo todo.


No entanto, por detrás de toda esta praticidade há um grande risco. Segundo o palestrante, professor e advogado Dr. Juarez Casagrande, “ um perfil mal preenchdio ou o uso inadequado desta redes pode trazer prejuízos emocionais e civis para o adolescente e toda a família.


Com o tema “Os perigos existentes nas redes sociais”, o Dr. Juarez informou os alunos Alfa do Ensino Fundamental II, que o excesso de informações que pessoas desonestas conseguem na rede de jovens e adolescentes provocam assaltos, sequestros e muitos outros problemas.


Ao longo de sua palestra, citou várias atitudes que os jovens devem tomar em relação à sua segurança e também, como manter o respeito, a honestidade em relação aos colegas.


Comentou sobre as leis que regem àqueles que sofrerem injúria, difamação e calúnia,ou seja, crimes contra a honra,  através de vídeos, fotos e comentários na internet sobre sua pessoa. Apresentou aos alunos todos  os pontos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente , seus deveres e seus direitos.

Projeto Sustentabilidade: alunos do 7º ano visitam Fábrica da Coca Cola e conhecem projetos de responsabilidade social

Após as aulas teóricas em sala de aulas, os alunos vivenciaram uma experiência prática de preservação e o uso racional dos recursos naturais.


Os alunos perceberam que o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de ações de conscientização, educação, mudanças de atitudes e solidariedade.


Visitas como esta, favorecem ao aluno uma percepção de empresas que cumprem a legislação ambiental e dão exemplos a outros empresários e aos jovens para prosseguirem em atitudes como esta.


Os alunos foram presenteados com um lápis totalmente reciclado com uma semente de alyssum na ponta superior do lápis, para que os alunos colaborem no reflorestamento desta espécie.

Encontro de Pais 6° ao 9° ano

A formação de uma pessoa é um processo que não tem fim. A família educa na formação de valores e princípios e a escola reforça e preserva os valores universais, além da função principal que é a formação intelectual.


A Dra. Margarida Abrunhoza , psicóloga clínica e escolar, discorreu o tema da reunião tratando da prática pedagógica escolar, da parceria escola e família . E a partir da prática pedagógica específica que a escola desenvolve, garante ela, os alunos serão adultos que estarão à frente dos profissionais em um mundo que requer autonomia, iniciativa, responsabilidade social, conhecimento , disciplina e competência.


Durante o encontro os pais receberam informações, orientações, esclarecendo dúvidas e alicerçando ainda mais a confiança dos pais no trabalho desenvolvido pela escola.


A profissional, ainda ressaltou que “os filhos desejam que seus pais se interessem pela sua vida escolar e sentem-se importantes e cuidados ao ver seus pais participarem de reuniões e encontros”.

Projeto Museu Mudi: Conhecer para aprender a ser um jovem e adulto consciente de suas ações no meio ambiente

Com o objetivo de proporcionar aos alunos do 7º ano a construção do conhecimento através de aulas práticas o professor Fernando da disciplina de Ciências, propôs uma visitação ao Museu MUDI na UEM em Maringá.


Segundo o professor, “as ações diárias dos alunos requerem responsabilidade  social, com caráter sustentável. O primeiro passo é conhecer o que o meio ambiente oferece e como preservá-lo”.


Desta forma, a educação ambiental tem sido a tônica das aulas de Ciências que serve como ferramenta para a formação de uma geração ambientalmente consciente.


Assim, os alunos tiveram a oportunidade de visitar berçário de orquidários, laboratórios de física e química, conhecer animais de nossa região e suas necessidades para preservação conservando sempre a temática ambiental e reforçando a importância das práticas positivas com relação ao meio ambiente.

Projeto Leitura de Poesias: 9° ano

Ao ler uma poesia o aluno percebe que não é só um texto que se divide em estrofes e versos. Ler uma poesia é sentir, expressar-se e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos em um espaço informal e clima reflexivo.


A professora Edeliar, da disciplina de Língua Portuguesa, afirma que ler e declamar uma poesia estimula e promove o interesse do aluno a essa prática bem como auxilia no desenvolvimento da oralidade, produção textual  e seu potencial criativo.


Durante o sarau que será realizado no final do semestre os alunos poderão demonstrar suas declamações, dramatizações, danças  demonstrando sensibilidade, auto estima positiva, desenvolvimento de habilidade importantes para sua formação humana e cultura.

Projeto de Ciências - Arquivos que relatam a história do nosso planeta

Rochas


As rochas são peças de extrema importância que relatam a história do nosso planeta Terra. Uma das características principais do nosso Planeta é sua diversidade, o que o torna tão especial e interessante.


Esta foi a introdução da aula prática que o professor de Ciências deu para seu projeto junto aos alunos do 6º ano. Os alunos perceberam que as rochas não são apenas a “casa” de muitos fósseis, mas as próprias rochas contêm uma beleza própria. 


Durante o bimestre, os alunos aprofundarão os conteúdos sobre o tema, contextualizando e dando significado ao aprendizado. O Projeto contemplou também discussões acerca da economia, sociologia e geografia.

Projeto Produção de Texto

O professor Ms Alessandro Alves da Silva, convida os alunos do 9º ano para participarem do Projeto Produção de Texto.


O evento tem objetivo de “simular” um prova de redação para auxiliar os alunos na questão do conhecimento, da calma e da confiança. “Simular” uma situação para aluno produzir um texto a partir do estudo prévio do tema, da discussão do mesmo entre os colegas e professores torna-se uma excelente estratégia para que estes percebam quais seus pontos fortes e os pontos que estão apresentando dificuldades e que posteriormente serão tratados pelo professor na sala de aula.


Lembrando que os alunos tem a disciplina de Produção textual semanalmente no período de aulas.


Trata-se de uma experiência nova para os alunos, mas que mostrará a importância da leitura e escrita, para desenvolverem as competências e habilidades necessárias para as demandas que virão nos anos seguintes.


     

Páscoa AlFA Solidária 2014

Com o objetivo de construir e de cultivar na escola valores como solidariedade e atitudes de cooperação, a equipe ALFA, desenvolve com os alunos ALFA o projeto Páscoa Solidária . Assim o aluno tem a possibilidade de refletir sobre a solidariedade enquanto um valor que se constrói e pode ser aprendido por meio de ações cooperativas.


Desta forma, a visita aos Centros de Educação Infantil presenteando os alunos com chocolates, além de uma saudável visita, cheia de brincadeiras e interação entre alunos e crianças, fez com que 1000 crianças foram atendidas através das doações dos alunos.


Aos pais e alunos ALFA, nossos agradecimentos e admiração.

Aulas de Informática

O projeto de Informática busca o desenvolvimento de uma prática e metodologia que leve o aluno a interagir com  a tecnologia, com o objetivo de utilizar a mesma para elaboração de trabalhos escolares e outras atividades como álbum de família, registro de fotos, vídeos, entre outros.


Assim, aprimorando o conhecimento o aluno passa a utilizar o computador para o seu desenvolvimento saudável, sem que este torne-se um objeto meramente de distração. Ao longo do ano  serão ministradas palestras sobre as postagens e vídeos na internet, suas consequências e as leis aplicáveis no Brasil.


Conteúdos: Movie Maker, Photoshop e Sony Vegas.

Alimentação Equilibrada e Aula de Culinária com os alunos do 6° ano

Os professores das disciplinas de Ciências  Fernando Bertusso ,de história Shesmann Fernandes e a aluna do 9º ano Mariana Godoi desenvolveram um projeto de Alimentação equilibrada com os alunos do 6º ano.


Na primeira e segunda etapa, os alunos conheceram a história do CupCake, em seguida , aprenderam a importância de uma alimentação saudável e estudaram o fator nutricional de um cupcake e ainda, no período da tarde tiveram uma aula prática para aprender uma receita.


Este projeto tem como objetivo mostrar aos alunos que todas os alimentos saborosos e guloseimas podem ser sim, ingeridos mas sem exageros acrescentando no seu cardápio, alimentos nutritivos e importantes para o desenvolvimento saudável. Além disso, os professores de Educação Física desenvolverão com os alunos a consciência da importância das atividades físicas diárias.


A combinação entre - Alimentação saudável + atividades físicas= desenvolvimento integral de um jovem nos aspectos físico, emocional e social.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS : Alunos ALFA assistem palestras sobre informações importantes da Imunização contra o HPV

Alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) tiveram acesso à todas as informações da Campanha de imunização contra o HPV – uma das principais causas do câncer do colo de útero e associado também a neoplasias em outros órgãos.


Estão cientes que serão oferecidas 15 milhões de doses gratuitamente nos postos de saúde em todo o país. Neste primeiro ano serão vacinadas as meninas entre 11 a 13 anos.


Este evento , faz parte de um projeto que a equipe ALFA promove ao longo do ano com o tema Saúde e Prevenção de Doenças com os alunos do Ensino Fundamental.


Desta forma, a escola cumpre o papel de colaborar com a família na formação integral dos filhos / alunos.


Você provavelmente já ouviu falar das DSTs, o grupo de doenças que são transmitidas sexualmente. Dentro dessa categoria estão as lesões causadas pelo vírus HPV (Human Papiloma Vírus, ou papilomavírus humano, em português) na pele e nas mucosas genitais (vulva, vagina, colo do útero e pênis). O que pouca gente sabe é que além de causar escoriações, o agente está diretamente ligado ao desenvolvimento do segundo tipo de tumor que mais causa morte em mulheres no mudo, o câncer de colo do útero. A doença fica atrás apenas do câncer de mama e faz mais de 250 mil vítimas por ano.


A vacina contra o HPV é recomendada para mulheres entre 9 e 26 anos. Das 117 nações onde o uso é aprovado, 46 autorizam a aplicação em meninos de 9 a 15 anos.

Palestras e estudos na área da prevenção de doenças iniciam-se com os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Hábitos de higiene: pessoal e coletiva


As mudanças dos hábitos de higiene durante todo o processo evolutivo da humanidade são um dos fatores mais significativos para que as pessoas apresentem qualidade de vida.


Aos alunos Alfa do 6º ao 9º ano,são proporcionados oportunidades de estudos através de palestras, vídeos e discussões com o objetivo de adquirirem aprendizagem com relação aos padrões nutritivos de sua alimentação e a cuidar melhor da higiene de seu próprio corpo e do ambiente. Desta forma, vários tipos de doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e a falta de higiene podem ser prevenidas e garantir a qualidade de vida das pessoas.


Nesse sentido, a temática sobre a importância da higiene para uma melhor qualidade de vida proporcionou o desenvolvimento de um trabalho contextualizado e interdisciplinar, visto que possibilitou aos alunos estabelecerem relações sobre o tema com outras disciplinas e também com a realidade vivenciada por eles.

Alunas Alfa são homenageadas no dia internacional da mulher

Um convite à reflexão foi a abordagem que a Dra. Gláucia Rodrigues e a Dra. Cibele Shelmann realizaram no Colégio Alfa para as alunas do 6º ao 9º ano.


As convidadas para este encontro exaltaram o lado romântico da mulher que encanta a vida de todos os seres com sua sensibilidade, sensatez, perspicácia e inteligência . Por outro lado, mostraram observaram a integração da mulher na sociedade como papel fundamental para a evolução da humanidade.


Neste sentido, a mulher deve seguir os dois caminhos, o de ser feminina, mulher, mãe e o de ser agente social , econômico e político.


Uma mulher participativa, trabalhadora e que contribui para a evolução dos tempos, como um ser humano pensante, que tem muita força e é extremamente importante à sociedade.

Tênis de Mesa faz parte do cotidiano dos alunos do 6° ao 9° ano

As atividades esportivas são cada vez mais praticadas tanto em níveis competitivos como no desenvolvimento da saúde.


De acordo com os professores Lucas Gregório e Marcos Coltro, da disciplina de Educação Física, “o esporte, além de contribuir para a qualidade de vida, constitui-se de um diferenciado instrumento da construção da cidadania“.


Assim, desenvolveram um projeto diário, com os alunos do Ensino Fundamental ( 6º ao 9º ano) a modalidade: Tênis de Mesa.


Trata-se de um esporte que exige muito autoconhecimento, atenção individualizada e é bastante direcionado para alcançar um objetivo. Além de muita disciplina e raciocínio, o fato de qualquer porte físico poder praticar o Tênis de Mesa, faz com que seja o esporte ideal para ter o alcance desejado.


Abaixo os professores destacaram os benefícios para a saúde:



  • - Estimula a circulação sanguínea.

  • - Desenvolve a velocidade de raciocínio e a habilidade.

  • - Melhora a coordenação motora e reflexos.

  • - Queima calorias.

  • - Considerado um dos esportes em que mais se utiliza o raciocínio.


Por fim, colabora nas relações de amizade, companheirismo, competição e socialização.

Fósseis são criados em aulas práticas de ciências

O professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências  no 7º ano trabalhou o estudo teórico sobre fósseis. Os alunos aprenderam que os fósseis são restos ou vestígios de seres que viveram no passado e que ficaram marcados nas rochas.


Após a aula teórica, debates e assistir imagens de fósseis, o professor desenvolveu uma atividade experimental que permitiu aos estudantes compreenderem como ocorre a mineralização de fósseis.


Desta forma, diz o Professor, “ o estudo torna-se mais significativo para os estudantes e a construção do conhecimento realiza-se maneira dinâmica e tendo como principal objetivo a aprendizagem dos alunos”.

Projeto Disciplina de Ciências: Aulas dinâmicas e inovadoras

Na disciplina de Ciências a prática não deve ser desvinculada da teoria, já que é fundamental para a construção do pensamento científico.


Desta forma, as aulas do 6º ao 9º ano do ALFA a forma de transmissão do conteúdo de ciências são partilhadas de forma a promover nos alunos o conhecimento amplo dos mecanismos e aprender a fazer.


A experimentação é a tônica das aulas do professor Fernando Bertusso , segundo ele “é importante para o ensino a experimentação e a descoberta não só porque dinamiza as aulas, mas principalmente por oportunizar o aluno a vivenciar, a elaborar as ideias e chegar a uma resposta que não foi dada e sim obtida por esforço próprio”.


A curiosidade leva à questionamentos que, por sua vez, leva ao interesse de experimentar e chegando à uma conclusão ou um recomeço.


A foto mostra uma aula no 6º ano ALFA 2014.

Disciplina Empreendedorismo: Desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras

O gosto de aprender,o prazer em fazer o sentido do novo e do experimental ou o desenvolvimento de atitudes constituem ao nosso ver aspectos essenciais e determinantes para a formação empreendedora dos jovens.


Nas aulas, os alunos terão oportunidades de planejar, organizar, analisar, comunicar, redigir, desenvolver projetos, trabalhar cooperativamente, mostrar iniciativas, vontade de mudança e potencial para empreender.


Aos alunos é proporcionado a oportunidade de perceber a realidade como um conjunto de oportunidades de mudança e de inovação, assumindo o desejo e mobilizando energia necessária para sua transformação.


Segundo o professor da disciplina Rodrigo Resende “a criação de hábitos saudáveis e empreendedores nos jovens, formará uma geração de pessoas adeptas à mudar o mundo para melhor”.

Projeto Alfa: Acompanhamento de Tarefas

O Colégio ALFA oferece no período da tarde o projeto acompanhamento de tarefas que colabora no aprendizado do aluno ao aprofundar as atividades vistas na sala de aulas e prepara-o para novos conteúdos. Analisando os exercícios, os alunos demonstram as dúvidas e a professora trabalha os pontos frágeis e colabora na evolução do conhecimento.


Acompanhar as tarefas na escola significa incentivar, dialogar, elogiar, ensinar, prestigiar, acompanhar e dar significado aos conteúdos. No momento em que o aluno sente-se acolhido, amparado, escutado, sente mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.


O projeto contempla os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e atende os mesmos de 2ª. à 5ª. feira das 14h às 17 horas.


                


           

Projeto Leitura 2013: Alunas Alfa são Homenageadas

A Professora Edeliar Torres da disciplina de Língua Portuguesa desenvolve junto aos alunos do 6º ao 9º ano, o projeto de leitura que consiste em conquistar os alunos para a importância e o gosto pela leitura.


Segue abaixo as alunas homenageadas e as palavras da Professora.



  • Fernanda Sandri 9º ano - “ LEITORA DINAMISMO” – “ Lê muito, sempre disposta, gosta de compartilhar o que lê. Está sempre rodeada de alunos querendo ouvi-la.” 

  • Bárbara Lavagnini – 9º ano - “LEITORA CORAÇÃO” – “ Lê com a alma. Viaja. Envolve-se com aleitura, esquece do mundo. Lê com o coração”.                    

  • Luisa  Alves   - 7º ano - “MELHOR CONTADORA DE HISTÓRIA  2013” – “É uma atriz em potencial e aprecia a leitura”

  • Ana Maria M. Paulino  – 9º ano -  “LEITORA REVELAÇÃO” – “ não lia, despertou em 2013. Fez a professora feliz”.


A professora parabeniza todos os alunos ALFA pela participação no Projeto e a cada ano a leitura ganha mais adeptos o que muito realiza toda a equipe Alfa.

Projeto 6º e 9º ano: Reutilização de Óleo de Cozinha

Convidamos os Pais e alunos do Ensino Fundamental II para participarem do projeto de reutilização de óleo de cozinha, que será transformado em sabão líquido e doado para instituições de caridade.


Este projeto consiste em levar o aluno a praticar atitudes sustentáveis, responsabilidade social e adquirir conceitos fundamentais de pesquisa científica.


O óleo de cozinha usado deverá ser armazenado em garrafa pet e entregue no Colégio.


“Nunca duvide que um pequeno número de pessoas possa realmente mudar o mundo. Porque de fato, é isso que o tem mudado”.

Pais e Filhos ALFA 2013: Formação Humana

A Equipe Pedagógica do Colégio ALFA desenvolveu com os alunos do 6º. Ao 9º ano, durante o ano letivo, um projeto que abordou temas importantíssimos para a formação do aluno, tais como: utilização adequada do uso da internet, prevenção à doenças, perigos e descaminhos do mundo das drogas, paz no trânsito, importância da família, Educação Fiscal, convivência saudável, todos temas que foram tratados por profissionais altamente especializados em cada área do conhecimento.


No mês de novembro, os pais e filhos vivenciaram momentos de reflexão e informação acerca do desenvolvimento dos jovens e da importância da união da família e escola.


O Colégio ALFA vem escrevendo sua história de qualidade e seriedade na Educação há 30 anos e assim, pode-se dizer que todos os projetos e toda a prática pedagógica do Colégio está bem alicerçada e fundamentada em princípios e valores que levarão nosso aluno não somente a ser um excelente profissional, mas sim, um excelente profissional de sucesso e um verdadeiro cidadão.


Um cidadão que contribuirá com a sociedade, atuando para o benefício individual e coletivo.


Agradecemos toda a parceria e confiança que os pais depositam em nossa prática pedagógica, já que temos em comum buscar o sucesso dos seus filhos, nossos alunos.


Família e Escola: União de Forças

Jardim Sustentável

Ensinar os alunos a terem atitudes ecológicas sustentáveis é indispensável que aprendam a respeitar o planeta no presente, para que não comprometa a sua preservação no futuro.


A ideia do jardim sustentável nasceu em um projeto de empreendedorismo, desenvolvido pela Prof. Edeliar da Lingua Portuguesa que apresentou com os alunos uma decoração que preservou objetos que estavam abandonados ou sem utilidade. O objetivo foi permitir aos alunos incorporarem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos e que absolutamente nada seja desperdiçado e sim transformado.


A partir daí nasceu um espaço acolhedor, bonito, natural.


Segundo a professora: "Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do planeta".


           

Feira de Ciências

FEIRA DE CIÊNCIAS: alunos do Ensino Fundamental vivenciam com seus colegas do Ensino Médio experiências de Ciências.


O Colégio Alfa disponibiliza para seus alunos três unidades que atendem faixa etária diferente, cada estrutura adequada para atender adequadamente a idade em que se encontram os alunos.


Desta vez, foram os alunos do 6º ao 9º ano que prestigiaram os alunos do Ensino Médio (1º EM) participando da apresentação de experiências de Física, Química e Biologia.


A Feira foi um momento riquíssimo para a divulgação de ciência na escola, já que a construção de um experimento científico envolve a interação professor e aluno e entre os alunos.


Aprendizado é troca, na medida que o aluno que apresenta o trabalho consegue compreender como se faz comunicação, compartilhamento de conhecimento e interação com o colega.


Feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.


            

Lar São Vicente de Paula

ALUNOS ALFA, realizam campanha de produtos de higiene pessoal para idosos do Lar São Vicente de Paula.


Os jovens nesta do 6º ao 9º ano, estão alargando os horizontes para a realidade em que vivem e futuramente terão uma participação ativa.


A escola deve canalizar as energias deles para atividades e experiências que colaboram na construção de um senso de realidade, responsabilidade e criticidade para transformação de um mundo que carece de pessoas que atuem para o bem da coletividade.


Desta forma, a equipe Alfa desenvolve ao longo do ano vários projetos que mostra aos jovens o quanto eles fazem a diferença e são úteis para a vida de sua família e de toda uma sociedade.


A medida que os alunos foram visitando os idosos que estão no Lar São Vicente de Paula, perceberam a necessidade de uma ajuda com produtos de higiene pessoal, como sabonetes, desodorantes e shampoo. Assim, realizaram uma campanha entre eles e conseguiram arrecadar uma quantidade expressiva que foi entregue aos representantes da Instituição.


A vida humana é também feita de dedicação e experiências. Vivências estas que ensinará a perceber a importância de pequenas coisas, a diferença das alegrias, do prazer e da felicidade. Momentos duradouros e importantes para os jovens.


Sentimentos que deixam marcas e não são momentâneos e superficiais.  Sentimentos de solidariedade  colaboram e muito na formação integral do nosso aluno.


Parabéns alunos e professores ALFA.


Rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, 3678, Zona 1 - 87501-200 - Umuarama - PR
44 3622-2562
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também: ALFA Cascavel   ALFA Toledo   INTEGRAL Maringá
Prestige