Você está aqui: Home / Ensino Fundamental II / Projetos

Projetos

Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:
SEMANA DA PÁTRIA: Os homens buscam a liberdade

O que é liberdade para você?


Os professores Bruno da disciplina de Geografia e Filosofia e Shesmman de Geografia e História da Arte, realizaram um extraordinário trabalho com os alunos dos 6º e 7º ano e 8º e 9º ano enfocando a Semana da Pátria seus significados, importância e conceitos.


A apresentação dos professores seguiu uma retomada da história e em seguida os dois realizaram com os alunos a interpretação da música Independência do Brasil, no sentido de compreensão do contexto daquela época e trazendo para a atualidade com o entendimento da música da Legião Urbana : Perfeição.


Em relação à música, levaram os alunos a perceberem que o autor da letra do Hino, mostrou em uma das estrofes “ corajosos brasileiros, que desapareça o medo existente naqueles que são dominados, visto que a partir de agora somos livres e, para mantermos esta liberdade, nós estamos dispostos a morrer”. Em seguida o Professor Shesmman questiona os alunos:  Os homens buscam a liberdade. O que é liberdade para você? A patir daí, tece com os alunos o que foi a Independência do Brasil, seus benefícios, e consequência para os dias de hoje.


O professor Bruno, em seguida, mostra aos alunos a música Perfeição que é inteiramente uma crítica ao Brasil, mas por metáforas. Ao longo da música, relata o professor Bruno, “ o aluno percebeu que estamos celebrando o que? Nós sabemos que tem pessoas que necessitam de ajuda, sabemos que tem pessoas morrendo nos hospitais, outros que não podem estudar, entre outros problemas”, e complementa “ não que seja errado comemorar a nossa Pátria, mas não podemos reclamar se estamos sem fazer nada, ou pelo menos, mudando de atitudes simples que podem colaborar em futuras mudanças.”


Os dois professores objetivaram com este trabalho fazer um “chamado” aos jovens alunos para sair do comodismo e do conforto e refletirem sobre o que pode ser feito no “futuro” por eles e que atitudes precisam adotar neste momento em que são estudantes, filhos e jovens para provocar uma mudança em nosso país.


Incentivaram os jovens a seguirem os passos da educação dos pais, estudarem com dedicação, procurarem entender e refletir sobre os problemas sociais e nunca deixar de “olhar” o mundo com esperança, cultivar boas atitudes em relação aos outros e pensar no futuro . A seguir estas orientações certamente serão verdadeiros cidadãos e poderão contribuir com as mudanças necessárias, quando forem adultos.

O QUE O JOGO DE QUEIMA TEM A VER COM A DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO?

Alunos do 7º ano ALFA


Temos que explorar ao máximo o que o jogo pode nos dar, trabalhando diversas formas em prol do objetivo maior que é a aprendizagem, tanto a cognitiva como a psicomotora, do aluno. 


“Além de ajudá-los a refletir sobre os movimentos, quis desafiá-los com outras variedades, já que a inovação e criatividade faz parte do conteúdo que leciono", diz o professor Rodrigo Resende. Normalmente no jogo as crianças são divididas em duas equipes – cada uma ocupa metade da quadra, separada por uma linha. Quem estiver com a bola na mão tenta atingir um membro da equipe adversária, que são queimados caso a bola toque em alguma parte do seu corpo e caia no chão. Vence a equipe que queimar todos os adversários. 


Para fazer a turma do 7º ano começar a se mexer, refletir sobre os movimentos envolvidos na brincadeira e conhecer novas formas de jogar, Rodrigo propôs inicialmente o que chamou de queima individual. Nesse jeito de brincar, os participantes ficam espalhados pela quadra e quem pega a bola deve tentar atingir qualquer um dos colegas. Não há cemitério: aqueles que são queimados devem sentar no chão e permanecer assim até o fim da partida. "Como não há times, todos têm de fugir de todos. Esse trabalho foca bastante em aprender a se esquivar", conta o educador. 


Ao final do jogo, o professor Rodrigo conversou com os alunos: "O que acharam da partida?". "O que pode ser feito para solucionar os problemas?", e "Alguém acha que não teve oportunidade de participar bastante?" Era hora de falar sobre a importância das estratégias, enfatizar o trabalho tático, o espírito de equipe e a cooperação. “Temos de dar chance para todos participarem e usarem seus pontos fortes a favor da equipe”, disse Rodrigo.  


Problematizações como essa ajudam as crianças a refletir sobre as nuances do jogo e as várias táticas que podem ser desenvolvidas. Quem é bom queimador, por exemplo, pode se deixar queimar de propósito para poder, estando no cemitério, ajudar os colegas a eliminar mais jogadores do outro time. Pensar sobre isso faz com que mitos sejam derrubados, como achar que ser logo atingido é necessariamente ruim e que o bom jogador é aquele que nunca é queimado. Durante a reflexão, vale também chamar a atenção da classe: não é necessário ser bom na realização de todos os movimentos (arremessar, agarrar, correr etc.). "Um jogador pode não tocar a bola o jogo inteiro, se preocupando só em fugir para ser o último em quadra, fazendo seu time vencer", diz Rodrigo Resende, docente do Colégio Alfa de Umuarama.


 
AULÃO ESPECIAL: ERA NUCLEAR

Prof. Shesmman 9º ano ALFA


Além de simulados , aulas teóricas e práticas os alunos do 9º ano ALFA, estão ambientando-se na unidade do Ensino Médio. Na unidade, estão participando de aulas especiais que contemplam o conteúdo de História do 9º ano e do Ensino Médio.


Assim, experenciam momentos de estudos com alunos  que já estão no ritmo do Ensino Médio, ao mesmo tempo que aprofundam seus conhecimentos.


O professor Shesmman da disciplina de História convidou o professor Henrique da mesma área e juntos dividiram o palco para utilização de uma metodologia diferenciada que considera como prioridade a aprendizagem dos alunos através de uma aula dinâmica e interessante.


Importantíssimo o cuidado, o acolhimento e atendimento das necessidades dos alunos do 9º ano que estão rumando para outra etapa de estudos, Ensino Médio. Uma maneira inteligente de enfrentamento de situações novas, de desafios e busca de conhecimento.

ATIVIDADES ESPORTIVAS: Projeto Saúde, incentiva alunos a participarem de atividades físicas

O projeto Saúde: quero ser saudável, contempla atividades ao longo de 30 dias que incentivam os alunos a praticarem atividades físicas e mudem seus hábitos alimentares em busca da qualidade de vida.


Esta etapa foi desenvolvido com os alunos o jogo da Queima.As habilidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação, a coordenação motora, as regras, o senso esportivo de ganhar e perder.


Trata-se de  um jogo que envolve a situação imaginária de uma guerra, onde uma equipe elimina outra com tiros de bola. De forma lúdica, obtém-se a construção do conhecimento de valores importantes para o desenvolvimento saudável do aluno, tanto nos aspectos cognitivos quanto corporais.


De acordo com o professor Lucas Gregório, da disciplina de Educação física, "é através da ação de jogar que o educando exerce as noções de regra e cidadania quando desenvolve as regras com os seus direitos e deveres".

1 2 3 4 5 6 7 ... 11

Rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, 3678, Zona 1 - 87501-200 - Umuarama - PR
44 3622-2562
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também: ALFA Cascavel   ALFA Toledo   INTEGRAL Maringá
Prestige