Você está aqui: Home / Ensino Fundamental II / Projetos
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:

Projetos

Aulas de Informática

O projeto de Informática busca o desenvolvimento de uma prática e metodologia que leve o aluno a interagir com a tecnologia, com o objetivo de utilizar a mesma para elaboração de trabalhos escolares e outras atividades como álbum de família, registro de fotos, vídeos, entre outros.

Assim, aprimorando o conhecimento o aluno passa a utilizar o computador para o seu desenvolvimento saudável, sem que este torne-se um objeto meramente de distração. Ao longo do ano serão ministradas palestras sobre as postagens e vídeos na internet, suas consequências e as leis aplicáveis no Brasil.

Conteúdos: Movie Maker, Photoshop e Sony Vegas.

Alimentação Equilibrada e Aula de Culinária com os alunos do 6° ano

Os professores das disciplinas de Ciências Fernando Bertusso ,de história Shesmann Fernandes e a aluna do 9º ano Mariana Godoi desenvolveram um projeto de Alimentação equilibrada com os alunos do 6º ano.

Na primeira e segunda etapa, os alunos conheceram a história do CupCake, em seguida , aprenderam a importância de uma alimentação saudável e estudaram o fator nutricional de um cupcake e ainda, no período da tarde tiveram uma aula prática para aprender uma receita.

Este projeto tem como objetivo mostrar aos alunos que todas os alimentos saborosos e guloseimas podem ser sim, ingeridos mas sem exageros acrescentando no seu cardápio, alimentos nutritivos e importantes para o desenvolvimento saudável. Além disso, os professores de Educação Física desenvolverão com os alunos a consciência da importância das atividades físicas diárias.

A combinação entre - Alimentação saudável + atividades físicas= desenvolvimento integral de um jovem nos aspectos físico, emocional e social.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS : Alunos ALFA assistem palestras sobre informações importantes da Imunização contra o HPV

Alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) tiveram acesso à todas as informações da Campanha de imunização contra o HPV – uma das principais causas do câncer do colo de útero e associado também a neoplasias em outros órgãos.

Estão cientes que serão oferecidas 15 milhões de doses gratuitamente nos postos de saúde em todo o país. Neste primeiro ano serão vacinadas as meninas entre 11 a 13 anos.

Este evento , faz parte de um projeto que a equipe ALFA promove ao longo do ano com o tema Saúde e Prevenção de Doenças com os alunos do Ensino Fundamental.

Desta forma, a escola cumpre o papel de colaborar com a família na formação integral dos filhos / alunos.

Você provavelmente já ouviu falar das DSTs, o grupo de doenças que são transmitidas sexualmente. Dentro dessa categoria estão as lesões causadas pelo vírus HPV (Human Papiloma Vírus, ou papilomavírus humano, em português) na pele e nas mucosas genitais (vulva, vagina, colo do útero e pênis). O que pouca gente sabe é que além de causar escoriações, o agente está diretamente ligado ao desenvolvimento do segundo tipo de tumor que mais causa morte em mulheres no mudo, o câncer de colo do útero. A doença fica atrás apenas do câncer de mama e faz mais de 250 mil vítimas por ano.

A vacina contra o HPV é recomendada para mulheres entre 9 e 26 anos. Das 117 nações onde o uso é aprovado, 46 autorizam a aplicação em meninos de 9 a 15 anos.

Saúde 2014 Palestras e estudos na área da prevenção de doenças iniciam-se com os alunos do Ensino Fundamental ( 6º ao 9º ano)
Hábitos de higiene: pessoal e coletiva.

As mudanças dos hábitos de higiene durante todo o processo evolutivo da humanidade são um dos fatores mais significativos para que as pessoas apresentem qualidade de vida.

Aos alunos Alfa do 6º ao 9º ano,são proporcionados oportunidades de estudos através de palestras, vídeos e discussões com o objetivo de adquirirem aprendizagem com relação aos padrões nutritivos de sua alimentação e a cuidar melhor da higiene de seu próprio corpo e do ambiente. Desta forma, vários tipos de doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e a falta de higiene podem ser prevenidas e garantir a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sentido, a temática sobre a importância da higiene para uma melhor qualidade de vida proporcionou o desenvolvimento de um trabalho contextualizado e interdisciplinar, visto que possibilitou aos alunos estabelecerem relações sobre o tema com outras disciplinas e também com a realidade vivenciada por eles.

Alunas Alfa são homenageadas no dia internacional da mulher.

Um convite à reflexão foi a abordagem que a Dra. Gláucia Rodrigues e a Dra. Cibele Shelmann realizaram no Colégio Alfa para as alunas do 6º ao 9º ano.

As convidadas para este encontro exaltaram o lado romântico da mulher que encanta a vida de todos os seres com sua sensibilidade, sensatez, perspicácia e inteligência . Por outro lado, mostraram observaram a integração da mulher na sociedade como papel fundamental para a evolução da humanidade.

Neste sentido, a mulher deve seguir os dois caminhos, o de ser feminina, mulher, mãe e o de ser agente social , econômico e político.

Uma mulher participativa, trabalhadora e que contribui para a evolução dos tempos, como um ser humano pensante, que tem muita força e é extremamente importante à sociedade.

Tênis de Mesa faz parte do cotidiano dos alunos do 6° ao 9° ano.

As atividades esportivas são cada vez mais praticadas tanto em níveis competitivos como no desenvolvimento da saúde.

De acordo com os professores Lucas Gregório e Marcos Coltro, da disciplina de Educação Física, “o esporte, além de contribuir para a qualidade de vida, constitui-se de um diferenciado instrumento da construção da cidadania“.

Assim, desenvolveram um projeto diário, com os alunos do Ensino Fundamental ( 6º ao 9º ano) a modalidade: Tênis de Mesa.

Trata-se de um esporte que exige muito autoconhecimento, atenção individualizada e é bastante direcionado para alcançar um objetivo. Além de muita disciplina e raciocínio, o fato de qualquer porte físico poder praticar o Tênis de Mesa, faz com que seja o esporte ideal para ter o alcance desejado.

Abaixo os professores destacaram os benefícios para a saúde:

- Estimula a circulação sanguínea

- Desenvolve a velocidade de raciocínio e a habilidade

- Melhora a coordenação motora e reflexos

- Queima calorias

- Considerado um dos esportes em que mais se utiliza o raciocínio.

Por fim, colabora nas relações de amizade, companheirismo, competição e socialização.

Fósseis são criados em aulas práticas de ciências

O professor Fernando Bertusso, da disciplina de Ciências no 7º ano trabalhou o estudo teórico sobre fósseis. Os alunos aprenderam que os fósseis são restos ou vestígios de seres que viveram no passado e que ficaram marcados nas rochas.

Após a aula teórica, debates e assistir imagens de fósseis, o professor desenvolveu uma atividade experimental que permitiu aos estudantes compreenderem como ocorre a mineralização de fósseis.

Desta forma, diz o Professor, “ o estudo torna-se mais significativo para os estudantes e a construção do conhecimento realiza-se maneira dinâmica e tendo como principal objetivo a aprendizagem dos alunos.”

Projeto Disciplina de Ciências: Aulas dinâmicas e inovadoras

Na disciplina de Ciências a prática não deve ser desvinculada da teoria, já que é fundamental para a construção do pensamento científico.

Desta forma, as aulas do 6º ao 9º ano do ALFA a forma de transmissão do conteúdo de ciências são partilhadas de forma a promover nos alunos o conhecimento amplo dos mecanismos e aprender a fazer.

A experimentação é a tônica das aulas do professor Fernando Bertusso , segundo ele “ é importante para o ensino a experimentação e a descoberta não só porque dinamiza as aulas, mas principalmente por oportunizar o aluno a vivenciar, a elaborar as ideias e chegar a uma resposta que não foi dada e sim obtida por esforço próprio”.

A curiosidade leva à questionamentos que, por sua vez, leva ao interesse de experimentar e chegando à uma conclusão ou um recomeço.

A foto mostra uma aula no 6º ano ALFA 2014.

Disciplina Empreendedorismo: Desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras

O gosto de aprender,o prazer em fazer o sentido do novo e do experimental ou o desenvolvimento de atitudes constituem ao nosso ver aspectos essenciais e determinantes para a formação empreendedora dos jovens.

Nas aulas, os alunos terão oportunidades de planejar, organizar, analisar, comunicar, redigir, desenvolver projetos, trabalhar cooperativamente, mostrar iniciativas, vontade de mudança e potencial para empreender.

Aos alunos é proporcionado a oportunidade de perceber a realidade como um conjunto de oportunidades de mudança e de inovação, assumindo o desejo e mobilizando energia necessária para sua transformação.

Segundo o professor da disciplina Rodrigo Resende “ a criação de hábitos saudáveis e empreendedores nos jovens, formará uma geração de pessoas adeptas à mudar o mundo para melhor”

Projeto Alfa: Acompanhamento de Tarefas

O Colégio ALFA oferece no período da tarde o projeto acompanhamento de tarefas que colabora no aprendizado do aluno ao aprofundar as atividades vistas na sala de aulas e prepara-o para novos conteúdos. Analisando os exercícios, os alunos demonstram as dúvidas e a professora trabalha os pontos frágeis e colabora na evolução do conhecimento.

Acompanhar as tarefas na escola significa incentivar, dialogar, elogiar, ensinar, prestigiar, acompanhar e dar significado aos conteúdos. No momento em que o aluno sente-se acolhido, amparado, escutado, sente mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.

O projeto contempla os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e atende os mesmos de 2ª. à 5ª. feira das 14h às 17 horas.

Projeto Leitura 2013: Alunas Alfa são Homenageadas

A Professora Edeliar Torres da disciplina de Língua Portuguesa desenvolve junto aos alunos do 6º ao 9º ano, o projeto de leitura que consiste em conquistar os alunos para a importância e o gosto pela leitura.

Segue abaixo as alunas homenageadas e as palavras da Professora.

Fernanda Sandri 9º ano: “ LEITORA DINAMISMO” – “ Lê muito, sempre disposta, gosta de compartilhar o que lê. Está sempre rodeada de alunos querendo ouvi-la.”

Bárbara Lavagnini – 9º ano – “LEITORA CORAÇÃO” – “ Lê com a alma. Viaja. Envolve-se com aleitura, esquece do mundo. Lê com o coração”

Luisa Alves - 7º ano – “MELHOR CONTADORA DE HISTÓRIA 2013” – “É uma atriz em potencial e aprecia a leitura”

Ana Maria M. Paulino – 9º ano - “LEITORA REVELAÇÃO” – “ não lia, despertou em 2013. Fez a professora feliz”

A professora parabeniza todos os alunos ALFA pela participação no Projeto e a cada ano a leitura ganha mais adeptos o que muito realiza toda a equipe Alfa

Projeto 6º e 9º ano: Reutilização de Óleo de Cozinha

Convidamos os Pais e alunos do Ensino Fundamental II para participarem do projeto de reutilização de óleo de cozinha, que será transformado em sabão líquido e doado para instituições de caridade.

Este projeto consiste em levar o aluno a praticar atitudes sustentáveis, responsabilidade social e adquirir conceitos fundamentais de pesquisa científica.

O óleo de cozinha usado deverá ser armazenado em garrafa pet e entregue no Colégio.

“Nunca duvide que um pequeno número de pessoas possa realmente mudar o mundo. Porque de fato, é isso que o tem mudado”

Pais e Filhos ALFA 2013: Formação Humana

A Equipe Pedagógica do Colégio ALFA desenvolveu com os alunos do 6º. Ao 9º ano, durante o ano letivo, um projeto que abordou temas importantíssimos para a formação do aluno, tais como: utilização adequada do uso da internet, prevenção à doenças, perigos e descaminhos do mundo das drogas, paz no trânsito, importância da família, Educação Fiscal, convivência saudável, todos temas que foram tratados por profissionais altamente especializados em cada área do conhecimento.

No mês de novembro, os pais e filhos vivenciaram momentos de reflexão e informação acerca do desenvolvimento dos jovens e da importância da união da família e escola.

O Colégio ALFA vem escrevendo sua história de qualidade e seriedade na Educação há 30 anos e assim, pode-se dizer que todos os projetos e toda a prática pedagógica do Colégio está bem alicerçada e fundamentada em princípios e valores que levarão nosso aluno não somente a ser um excelente profissional, mas sim, um excelente profissional de sucesso e um verdadeiro cidadão.

Um cidadão que contribuirá com a sociedade, atuando para o benefício individual e coletivo.

Agradecemos toda a parceria e confiança que os pais depositam em nossa prática pedagógica, já que temos em comum buscar o sucesso dos seus filhos, nossos alunos.

Família e Escola: União de Forças

Jardim Sustentável

Ensinar os alunos a terem atitudes ecológicas sustentáveis é indispensável que aprendam a respeitar o planeta no presente, para que não comprometa a sua preservação no futuro.

A ideia do jardim sustentável nasceu em um projeto de empreendedorismo, desenvolvido pela Prof. Edeliar da Lingua Portuguesa que apresentou com os alunos uma decoração que preservou objetos que estavam abandonados ou sem utilidade. O objetivo foi permitir aos alunos incorporarem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos e que absolutamente nada seja desperdiçado e sim transformado.

A partir daí nasceu um espaço acolhedor, bonito, natural.

Segundo a professora: "Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do planeta”

Feira de Ciências

FEIRA DE CIÊNCIAS: alunos do Ensino Fundamental vivenciam com seus colegas do Ensino Médio experiências de Ciências.

O Colégio Alfa disponibiliza para seus alunos três unidades que atendem faixa etária diferente, cada estrutura adequada para atender adequadamente a idade em que se encontram os alunos.

Desta vez, foram os alunos do 6º ao 9º ano que prestigiaram os alunos do Ensino Médio ( 1º EM) participando da apresentação de experiências de Física, Química e Biologia.

A Feira foi um momento riquíssimo para a divulgação de ciência na escola, já que a construção de um experimento científico envolve a interação professor e aluno e entre os alunos.

Aprendizado é troca, na medida que o aluno que apresenta o trabalho consegue compreender como se faz comunicação, compartilhamento de conhecimento e interação com o colega.

Feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.

Lar São Vicente de Paula

ALUNOS ALFA, realizam campanha de produtos de higiene pessoal para idosos do Lar São Vicente de Paula

Os jovens nesta do 6º ao 9º ano, estão alargando os horizontes para a realidade em que vivem e futuramente terão uma participação ativa.

A escola deve canalizar as energias deles para atividades e experiências que colaboram na construção de um senso de realidade, responsabilidade e criticidade para transformação de um mundo que carece de pessoas que atuem para o bem da coletividade.

Desta forma, a equipe Alfa desenvolve ao longo do ano vários projetos que mostra aos jovens o quanto eles fazem a diferença e são úteis para a vida de sua família e de toda uma sociedade.

A medida que os alunos foram visitando os idosos que estão no Lar São Vicente de Paula, perceberam a necessidade de uma ajuda com produtos de higiene pessoal, como sabonetes, desodorantes e shampoo. Assim, realizaram uma campanha entre eles e conseguiram arrecadar uma quantidade expressiva que foi entregue aos representantes da Instituição.

A vida humana é também feita de dedicação e experiências. Vivências estas que ensinará a perceber a importância de pequenas coisas, a diferença das alegrias, do prazer e da felicidade. Momentos duradouros e importantes para os jovens.

Sentimentos que deixam marcas e não são momentâneos e superficiais. Sentimentos de solidariedade colaboram e muito na formação integral do nosso aluno.

Parabéns alunos e professores ALFA.

Campeões ALFA Games 2013

A entrega de medalhas é muito importante para os alunos, já que registra o momento da vitória e de glória das equipes.

O ALFA GAMES é um evento que reúne alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio em atividades esportivas que buscam a socialização , a prática esportiva como qualidade de vida, a conscientização dos alunos para a importância do esporte para a saúde.

Segundo a equipe pedagógica do Colégio, as atividades esportivas, utilizadas como estratégia educacional tem por objetivo o desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. Estimula responsabilidades, obrigações, incentiva a personalidade intelectual e física.

6° ao 9° ano ALFA: Conteúdo aliado à tecnologia em sala de aulas.

Os professores Alfa, utilizam a tecnologia em sala de aula como uma ferramenta que armazena toda informação que eles precisam.

Esta nova forma de auxiliar as turmas na construção do conhecimento tem apresentado excelentes resultados. Os alunos demonstram motivação e interesse pelo conteúdo diante da metodologia utilizada.

A estratégia da tecnologia em sala de aula já foi utilizada nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História da Arte entre outras, como uma forma de fixar e revisar o conteúdo, entender assuntos que exigem maior abstração por meio de vídeos,interpretação de gráficos e fotos.

Segundo a Professora Edeliar, da disciplina de Língua Portuguesa, “ as anotações, análises, quadro e giz, exposição de conteúdos, pesquisas conscientes nas redes sociais, professor como facilitador e aluno participativo é a tônica destas aulas.”

O uso das tecnologias em sala de aula veio complementar a proposta pedagógica do Alfa de formar cidadãos preparados para as constantes mudanças do mundo.

Ciências: Construíndo filtros de água com materiais recicláveis.
Sustentabilidade e Preservação do meio ambiente.

O aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta quando compreende um conteúdo trabalho em sala de aula e isso ocorre quando os alunos têm a liberdade de explorar suas ideias, aprendam a respeitar as opiniões dos colegas.

Durante as aulas práticas os alunos do 6º ano construíram um filtro de água que simularia “ a limpeza” que os filtros realizam em nossas casas.

As aulas práticas são fundamentais em qualquer disciplina, fazendo com que o educando relacione o conteúdo dado com o seu cotidiano. Como exemplo, no ensino de ciências, podemos citar os fenômenos físicos, químicos e biológicos que interagem entre si, e estão presentes no nosso dia-a-dia.

O professor da disciplina de Ciências, Fernando Bertusso utiliza metodologias diferenciadas que busca a exploração, discussão, reflexão e ação para a construção do conhecimento significativo.

Aulas de campo no ensio de Ciências

As aulas práticas e aulas de campo no Ensino de Ciências é uma estratégia de ensino em que se substitui a sala de aula por outro ambiente, onde existam condições para estudar os conteúdos estudados ali presentes e a interação das pessoas nesse espaço, explorando aspectos naturais, sociais, históricos , culturais, entre outros.

Com o contato direto com o objeto de estudo e com o ambiente, o estudante se envolverá e vivenciará situações reais, confrontando teoria e prática, além de estimular a curiosidade e aguçar os sentidos.

Além disso, o aluno percebe um ensino dinâmico, ativo, significativo e interessante.

Feira Jovem Alfa Empreendedor

Parte integrante do currículo do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) a disciplina de empreendedorismo abordou durante o ano os conceitos de Empresas privadas e públicas, impostos, bens públicos, sustentabilidade, renda, capital, entre outros.

Além de uma metodologia voltada para preparar os alunos para criarem uma empresa, a disciplina, desenvolve o potencial dos alunos para serem empreendedores em qualquer atividade que escolherem: funcionários públicos, do terceiro setor, de grandes empresas, pesquisadores, artistas e também, evidentemente para serem proprietários de uma empresa, se esta for a sua escolha. Caberá ao aluno fazer opções profissionais e decidir que tipo de empreendedor irá ser.

As aulas tem por objetivo a preparação do educando para participar ativamente da construção do desenvolvimento social, com vistas à melhoria de vida da população, a eliminação da exclusão social, bem como, o sucesso pessoal e profissional.

A Feira 2013 contou com aproximadamente 50 stands voltados para diversos ramos de empresa e produtos e teve a participação ativa dos alunos, professores e pais.

Mais um sucesso da Equipe e Família ALFA.

Decoração Sustentável

A Feira Jovem ALFA Empreendedor será no dia 25 de outubro, e os alunos do Ensino Fundamental estão preparando os materiais que serão comercializados durante o evento.

Alunos do 6º ao 9º ano, selecionaram nas suas casas junto às famílias objetos antigos e que poderiam ser descartados e trouxeram para a Prof. Edeliar que ensinou e orientou os alunos a transformarem-nos em Objetos de Decoração.

Além da utilidade , estética, beleza, os alunos perceberam o quanto atitude como essas podem colaborar com a preservação do ambiente, evitando descartes desnecessários na natureza.

A preparação da Feira está sendo muito movimentada e um sucesso.

Imaginem no dia do evento.

Será um grande momento para alunos e família.

Não percam.

Participem.

XIX – ALFA GAMES: atividades esportivas e AÇÃO SOCIAL

Durante as atividades do ALFA GAMES, os alunos e seus familiares participam de arrecadação e doação de alimentos não perecíveis que são entregues para instituições de ação social.

Esta Instituição que foi beneficiada é a Casa da sopa que atende diariamente pessoas carentes e que necessitam de ajuda.

Para os alunos além da experiência de participar de atividades que promovem a qualidade de vida, a solidariedade, a cooperação fazem parte de mais este evento do Colégio ALFA.

Congresso Formação Humana 6º ao 9º ano ALFA
Os alunos ALFA participaram do VI Congresso de Formação Humana. A equipe Alfa objetivou neste evento a contribuição da integralidade do ser e pensar de cada indivíduo no mundo. As palestras foram ministradas por profissionais altamente especializados nos seguintes temas:

Prevenção às Drogas

Sr. Milton Carlos Cinque ministrou o tema abordando a importância de identificar práticas preventivas que sejam bem sucedidas , os perigos de caminhar por um mundo sem volta , o respeito à vida, à família e a si próprio. O palestrante reafirmou a importância de todos para a formação de um cidadão que seja integrado à sociedade e realize um papel importante para o bem estar de todos.

SEXUALIDADE HUMANA: aspectos biológicos e afetivos

A sexualidade faz parte da vida e está ligada ao desenvolvimento global do indivíduo, constituindo um dos elementos da personalidade. De acordo com o Professor e Biólogo Fernando Bertusso, “ de alguma forma, os relacionamentos, o equilíbrio emocional e a manifestação de sentimentos do indivíduo dependem de uma boa evolução da sexualidade, durante as etapas da infância à adolescência.

SEGURANÇA NA INTERNET: O uso seguro na internet

O professor do Ensino Superior Anderson Mine Fernandes levou os alunos a refletirem sobre suas próprias ações na utilização da internet. Demonstrou também a responsabilidade ao se expor na rede e dos perigos que correm quando estamos conversando com uma pessoa que não conhecemos ou pensamos conhecer. Ao final da palestras os alunos ficaram conscientes e informados de como utilizar de forma segura e responsa´vel os recursos tecnológicos que estão à nossa disposição, e em especial , a internet.

CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL: relacionamentos, amizade e respeito

A professora de Ensino Superior e Psicóloga Alessandra Claire Salla da Rosa discutiu com os alunos do 6º ao 9º ano um tema significativo para os jovens. Em uma fase de conflitos, autoconhecimento e a necessidade de viver em grupo e ser aceito, a professora mostrou que o aprendizado da boa convivência é fundamental para todos. Que precisamos aprender a cooperar, a flexibilizar nossas decisões, a preservarmos os princípios básicos e valores trazidos da família, a conservar a amizade e principalmente a valorizar nossa família, nossos amigos e a nós mesmos.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA E BIOLOGIA: Aulas práticas com o 9º ano

As aulas práticas de Ciências para os alunos do 9º ano, parte da ideia de uma postura experimental, a exploração do novo e à incerteza de se alcançar o sucesso nos resultados da pesquisa, bem como às ideias de ação e de contato com o fenômeno estudado, resultando ao aluno a entrada ao método científico.

Além de ser um local de aprendizagem, o laboratório é um espaço de desenvolvimento do aluno como um todo.

Os alunos do 9º ano ALFA, ao longo do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de exercitar habilidades científicas e principalmente a vivência do experimento facilita a fixação do conteúdo a ele relacionado.

Coordenadora Júnior : conhecendo funções escolares
ATITUDES EMPREENDEDORAS

Ser coordenador escolar não é administrar pessoas, mas administrar com as pessoas. Desta forma, identificar as necessidades dos professores, alunos, funcionários e comunidade escolar, estabelecendo relações interpessoais de forma saudável. Nessa perspectiva, encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade.

Sugerido pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, foi destacado alunos para acompanharem o trabalho da Coordenação durante um dia de aula com intuito de proporcionar aos alunos a consciência da responsabilidade e do papel que assume a escola.

Durante o “estágio” a(o) aluna(o) teve a oportunidade de vivenciar o cotidiano da Coordenação, orientando e orientando os alunos, atendendo professores,atendendo pais, resolvendo conflitos, elogiando acertos e corrigindo as falhas e ainda colaborando no bom andamento do ambiente escolar. Durante três dias um(a) aluno(a) assumiu o cargo e segundo elas “ embora tenha sido bastante tarefas executadas em um só dia, concluíram que perceberam a importância de carga função no ambiente escolar e ainda, perceberam como o bem-estar e a aprendizagem dos alunos é preocupação de todos”

Dessa forma, o ambiente escolar estará promovendo um ambiente democrático, participativo onde os alunos têm a liberdade de produzir conhecimento, mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos alunos.

JOVENS E IDOSOS: Gerações diferentes – Aprendizagem mútua

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, visitaram o Lar São Vicente de Paulo para conhecer, compreender e aprender com as pessoas experientes, vividas e sábias lições de vida.

Como o objetivo é permitir que Jovens e Idosos aprendam , os jovens contribuem com a perspectiva da criatividade, vivacidade , renovação e crescimento. Já os “vovôs” e “vovós” trazem a sabedoria , a experiência e alegria . Essa troca é extremamente positiva.

Experiência de décadas de vida pode ser aproveitado para fins de formação. As pessoas que vivem hoje no Lar, participaram ativamente para a construção do País político, econômico e social que vivemos hoje.

Observamos a noção de tradição versus renovação. Aprenderam os jovens e os idosos.

O desafio de aprender com as outras gerações.

6º ao 9º ano ALFA : CONTEÚDO ALIADO À TECNOLOGIA EM SALA DE AULAS

Os professores Alfa, utilizam a tecnologia em sala de aula como uma ferramenta que armazena toda informação que eles precisam.

Esta nova forma de auxiliar as turmas na construção do conhecimento tem apresentado excelentes resultados. Os alunos demonstram motivação e interesse pelo conteúdo diante da metodologia utilizada.

A estratégia da tecnologia em sala de aula já foi utilizada nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História da Arte entre outras, como uma forma de fixar e revisar o conteúdo, entender assuntos que exigem maior abstração por meio de vídeos,interpretação de gráficos e fotos.

Segundo a Professora Edeliar, da disciplina de Língua Portuguesa, "as anotações, análises, quadro e giz, exposição de conteúdos, pesquisas conscientes nas redes sociais, professor como facilitador e aluno participativo é a tônica destas aulas."

O uso das tecnologias em sala de aula veio complementar a proposta pedagógica do Alfa de formar cidadãos preparados para as constantes mudanças do mundo.

PROJETO MEIO AMBIENTE – ENSINO FUNDAMENTAL II

Alunos do Ensino Fundamental tiveram oportunidade de conhecer um espaço inteiramente sustentável e que se preocupa com nosso ambiente.

Segundo os responsáveis que acompanharam a visita, "Hoje sustentabilidade é a palavra de ordem, empresas e organizações estão cada vez mais buscando alternativas e soluções para consumirem cada vez menos recursos naturais em seus meios de produção e serviços e também restituindo áreas verdes restabelecendo o equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente.

É neste contexto que apresentamos a GREENFARM, um empreendimento que foi desenvolvido para ser uma solução para as empresas e organizações que querem ingressar ou mesmo expandir suas atividades sustentáveis da maneira simples, rápida, prática e com extrema eficiência, a seguir você entenderá passo a passo como tudo isso é possível."

Além da flora e fauna, os alunos têm a oportunidade de aprofundar os conceitos abordados durante a palestra em contato direto com a natureza, como bacia hidrográfica, lençol freático, mata ciliar, manancial e biodiversidade.

Conversa sobre Impostos, Notas Fiscais e benefícios para a sociedade

Os alunos do 6º ao 9º ano ALFA, tiveram uma Palestra sobre a importância das notas fiscais para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade e uma aula prática, realizando compras em uma "vendinha" montada pela Secretaria Estadual para ensinar os alunos a entender como funciona os impostos das mercadorias.

É uma nova prática na área educacional que discute a relação do cidadão com o Estado, no campo financeiro, integrando suas duas vertentes: a arrecadação e o gasto público, e vigiando para que ambos sejam realizados com eficiência, transparência e honestidade.

A Educação Fiscal busca aproximar o Estado do Cidadão. O investimento em Educação Fiscal para a Cidadania é o investimento em Educação e Formação para a Cidadania.

Este Projeto está inserido na Disciplina de EMPREENDEDORISMO que é desenvolvida com os alunos do Ensino Fundamental.

NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: Excelente opção de ensino

Notebooks, tablets, smartphones e outras tecnologias são aparelhos que os jovens usam para a própria diversão. Sabendo disso, os professores Alfa utilizam a tecnologia como grande aliado no processo de ensino , já que geram interesse dos alunos com conteúdos interativos, imagens e vídeos e ainda, aproxima os professores e alunos, em uma aula mais dinâmica e motivadora.

Os professores Shesmann, Edeliar e Soni, das disciplinas de História, Arte, Portugues e Matemática comentam que "embora os alunos saibam utilizar os aparelhos no seu cotidiano, o uso dirigido, orientado e pedagógico faz a diferença na educação do indivíduo. Aulas bem preparadas, interessantes, dinâmicas sobre o conteúdo a ser desenvolvido resulta em aprendizagem significativa."

E completam: "Cabe também ao professor desenvolver nos alunos as competências e habilidades adquiridas por meio dos Ambientes Digitais, compreendendo as alternativas e ensinar condutas que favoreçam um uso consciente e crítico dessas novas tecnologias."

Projeto Figuras Geométricas

Os jovens estão expostos a uma variedade enorme de situações do dia a dia e da mídia, destacando o amplo espaço da tecnologia.

A Geometria surgida na Antiguidade por necessidades da vida cotidiana, é hoje estruturada no currículo educacional na disciplina de Matemática.

Com o objetivo de despertar no aluno o interesse do conhecimento geométrico, desenvolver e melhorar habilidades matemáticas, a professora de matemática do 7º ano, promoveu uma aula prática para a confecção de figuras geométricas a partir de conceitos matemáticos.

Os alunos demonstraram interesse e ainda, aprimoraram conceitos matemáticos aliando teoria e prática.

Estratégias de ensino dinâmicas e inovadoras promovem o aprendizado do aluno de forma significativa.

Alunos ALFA visitam a APAE de Umuarama: aprendendo a conviver na diversidade.

Praticar a cultura da inclusão é muito importante para a formação de cidadãos que respeitem a diversidade, dentro e fora da escola.

Com os projetos desenvolvidos pelos professores do Ensino Fundamental pretendemos mobilizar os alunos, a buscar novas formas de convivência, baseadas na conciliação, amorosidade, generosidade, respeito absoluto aos direitos humanos e à diferença, o livre fluxo de informações e compartilhamento do conhecimento.

Ao visitar a APAE , os alunos ALFA, perceberam e comprovaram os talentos e habilidades desenvolvidas pelo alunos que frequentam a Instituição.

Ao serem questionaram os alunos Alfa, comentaram que ficaram encantados com os trabalhos que os professores e alunos da APAE confeccionaram e como é possível , através da Educação, as pessoas tornarem-se capazes e autônomas.

Alunos ALFA assistem aulas no Hemonúcleo de Umuarama.

Os alunos do Ensino Fundamental II (8º ano) tiveram a oportunidade de conhecer o Hemonúcleo de Umuarama e aprofundar o conhecimento acerca do conteúdo de Ciências sobre o Sangue.

Quando o aluno compreende o processo, ele assimila a informação, se apossa do conhecimento e o torna apto a consolidar sua aprendizagem.

"Em meio à era tecnológica, não há espaço para a pedagogia da transmissão, comenta o Prof. Fernando Bertusso da disciplina de Ciências, faz-se necessário já que uma aula criativa, conquistando a atenção do aluno, através do interesse pela descoberta, curiosidade diálogo, contribuindo para a iniciação científica destes jovens", completa.

CAMPANHA DO AGASALHO ALFA

Os alunos ALFA são incentivados pelos professores e família a cuidar de si e dos outros. Ajudar o próximo e colaborar com os necessitados sem querer nada em troca. Estas são algumas das atitudes das pessoas solidárias, que se preocupam com o próximo.

A solidariedade é tema frequente nas aulas e nas atitudes de todos os alunos ALFA. Para nossa sociedade, a solidariedade é algo muito importante pois quando esta atitude está presente na nossa vida, há a possibilidade de transformação e conscientização do bem comum.

A Campanha do Agasalho é realizada todos os anos e tem a participação dos alunos e pais. As arrecadações são doadas para Instituições que distribuem para as famílias que estão necessitando de ajuda.

Parabéns alunos, professores e pais.

I Seminário Empreendedorismo Colégio ALFA

Os alunos ALFA tem durante o ano letivo, a disciplina de Empreendedorismo que busca a assimilação de uma visão empreendedora, que possa desenvolver as potencialidades pessoais do alunos, realização de sonhos, a autonomia que auxiliem nas tomadas de decisões individual e coletivamente.

As atividades em sala de aulas desenvolvem o espírito empreendedor na formação de sujeitos proativos, atentos aos acontecimentos e na possibilidade de refletir e discutir uma nova sociedade.

No I Seminário foi debatido pelos empresários convidados, a sua vivência como empresários, seus desafios diários, suas perspectivas e projetos futuros. Cada um deles deixou para os alunos, além da sua vasta experiência conselhos e orientações que certamente contribuirão e muito para os jovens empreendedores.

Os alunos, agora, continuam com seus estudos para que coloquem em prática seus conhecimentos na Feira do Empreendedorismo que será realizada no segundo semestre de 2013.

Parabéns aos alunos, professores e convidados.

ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ALFA ( 7º ano) – Visitam o empreendimento de preservação ambiental mais completo do mundo

Da visão inovadora de Marco Mammana e sua família que transformaram um empreendimento localizado na Fazenda Porto Bonito I e II, em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul – MS , a Green farm. Segundo a família, “A Greenfarm, é uma empresa especializada em serviços à favor do meio ambiente, como a proteção, defesa e preservação de ecossistemas buscando o seu reequilíbrio, através do projeto CO2 FREE.”

O objetivo do Professor Fernando Bertusso da disciplina de Ciências foi proporcionar aos alunos as condições para que os mesmos vivenciam uma experiência de sucesso no tocante à preservação do Meio Ambiente.Segundo o professor, “os nossos alunos precisam conhecer e adquirir experiências sobre temas que irão dominar sua vida, no futuro. Eles serão agentes que poderão transformar de forma consciente e eficaz a preservação sustentável do ecossistema”.

Um dos maiores desafios que nossos alunos enfrentarão será as condições do homem vivendo em harmonia com o meio ambiente. Desta forma, as atividades extraclasse, bem como, as aulas teorias são de grande valia para o aprendizado e da formação de um cidadão crítico e proativo.

A estrutura da fazenda encontramos no site: http://greenfarmco2free.com.br

Aulas Práticas de Ciência - Alimentação Alternativa

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental estudaram o valor nutricional dos alimentos utilizados integralmente – farelos, folhas,sementes, talos,entre outros.

A alimentação alternativa foi inicialmente criada no nosso pais para combater a desnutrição da população brasileira. Hoje quase tudo foi substituído por alimentos industrializados, contaminados por produtos químicos.

Assim, o professor de Ciências , Fernando Bertusso, apresentou aos alunos possibilidades de elaboração de receitas com alimentos ricos em minerais e vitaminas que são as partes das verduras, frutas e legumes que são inutilizadas.

Os alunos aprenderam que aproveitando-se todas as partes dos alimentos preservamos os nutrientes que são essenciais para o crescimento, para ter resistência contra infecções, previne muitas doenças.

Para o professor de Ciências, “compreender a importância de uma alimentação saudável, saborosa e criativa e o desenvolvimento de habilidades de manuseio dos alimentos de forma correta, foi o objetivo proposto deste projeto”.

Projeto Tribos Urbanas

É no tempo que os jovens passam juntos no espaço escolar que culmina as formas de perceber o mundo. Desta forma, na busca por identidade e identificação, geralmente descartam os modelos vigentes de adulto e buscam entre pares, os que partilham os mesmo sentimentos e ideais.

Na disciplina de Filosofia é desenvolvido o projeto sobre Tribos Urbanas, que é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicas e ideologias semelhantes. O estudo detalhado das tribos mais conhecidas, origem, filosofia, atitudes, levam os alunos a conscientizarem do papel que os mesmos desempenham na sociedade e ainda, a imagem que estão criando para si e para o grupo. Assim, são orientados a constuir grupos embasados na amizade, afetividade, respeito e principalmente em consonância e concordância dos pais.

Ao final das aulas teóricas, os alunos participaram de um desfile, mostrando o vestuário, a filosofia e o objetivo da cada grupo.

O Professor Bruno, de Filosofia, acrescenta que “ a ideia que os jovens procuram estabelecer com outros jovens uma “emoção compartilhada” em buscar de pertencer a um grupo e pela necessidade de não tornar-se individualista, em uma sociedade que procura cada vez mais o trabalho coletivo e o bem comum”. E explica que o projeto com os alunos alcançou os objetivos propostos e houve uma dedicação e envolvimento de todos.

Mães Alfa são homenageadas em grande estilo.

Uma palestra com o tema Mãe: amor, limites e possibilidades com um renomado palestrante, um delicioso coquetel em um ambiente agradável e afetivo foi a tônica do evento do Dia das MÃES ALFA.

Foi exaltado o papel da mulher-mãe no que há de mais valioso o amor por si e pelos seus. Uma mãe moderna, feliz, que esbanja qualidade de vida, e ainda, cuida e educa seus filhos, com coragem e competência.

Mais um evento de grande sucesso do Grupo de Ensino ALFA.

Projeto Matemática Básica 8° Ano

Nas aulas, os alunos são levados a pensarem sobre as situações propostas e entender que a matemática não existe sozinha, faz parte de um contexto, para o qual ela constitui importante ferramenta na compreensão, interpretação e resolução de problemas.

Ao resolver exercícios em dupla, os alunos percebem que a matemática básica está inserida no conteúdo que estão estudando nas aulas de matemática do 8º ano e assim,o professor e o aluno constrem os conceitos, pesquisando, desenvolvendo atividades em grupo, acertando, consertando , aprendendo a organizar o pensamento,deduzindo, levantando hipóteses e seguindo as regras matemáticas.

É um grande desafio do professor orientar no sentido da reflexão formando um aluno que saiba intuir, questionar, criar estratégias e apontar soluções.

Jogo de Vôlei entre Professores e Alunos do ensino fundamental

Sucesso garantido na disputa entre professores e alunos do 9º ano.

Durante o intervalo das aulas, alunos e professores disputaram ponto a ponto o jogo.

Projetos como estes garantem o vínculo entre alunos e professores envolvendo a amizade, o companheirismo, parceria e ainda, colabora na aprendizagem em sala, já que para ensinar e aprender há necessidade das relações entre os envolvidos seja a mais agradável e comprometida possível.

Cada sexta-feira será uma série que disputará com os professores

Quem ganhará o jogo? É claro que foram os alunos.

Quem ganhará com o projeto? Todos aqueles que jogaram e torceram.

Parabéns para a Direção e Professores pela iniciativa.

Projeto Música na Escola
Encantamento - Divertimento - Admiração

Os alunos do Ensino Fundamental ALFA ( 6º ao 9º ano) assistiram apresentações de danças, ballet e músicas dos alunos do Conservatório Musical Santa Cecília.

Embora o mundo tecnológico seja totalmente benéfico em muitos aspectos no desenvolvimento dos nossos jovens, percebemos um distanciamento dos mesmos para apreciar e praticar atividades artísticas, por comodismo ou por falta de incentivo.

Atualmente, não só na área da educação, mas também em outras áreas, pensa-se no indivíduo como um todo e, portanto, amplia-se o conceito de educação, para o conceito da formação intelectual e humana.

A atividade artística é reconhecida como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas, tão apropriadas para a aprendizagem.

O evento contou com a participação dos alunos Alfa, que já fazem cursos de dança, música e canto no Conservatório Santa Cecília. Os alunos foram surpreendidos com maravilhosas apresentações.

Tangran e o Ensino de Geometria

As aulas de Geometria tem mobilizado muito os alunos na superação de desafios e resolução de problemas. Utilizando o TANGRAN, o professor de Matemática objetiva contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da percepção das formas e da sensibilidade para as artes, tendo em vista que a mesma está presente em todos os momentos importantes da humanidade, seja na escola, no lazer, nas brincadeiras ou mesmo em casa.

Na disciplina de matemática, os alunos compreenderam os conceitos básicos de área e perímetro tendo como “pano de fundo”, o Tangran.

Segundo o professor Soni, de matemática, “ a metodologia utilizada é a ludicidade para aquisição de habilidades necessárias para a compreeensão do conteúdo, como razão, proporção, fração, multiplicação, divisão, semelhança, simetrias, etc., visto que a aula prática utiliza-se de material concreto de manipulação, provocando o interesse dos alunos.”

Sendo o jogo um recurso que desperta o interesse dos alunos, já que é uma atividade diferente da que geralmente é proposta em sala de aula, o conteúdo foi refletivo sobre características geométricas de figuras planas e resolver problemas envolvendo as relações espaciais entre objetos, de forma lúdica e com a participação de todos os alunos

Encontro de Pais Alfa

O gestor do Grupo de Ensino Alfa, Luiz Carlos Rodrigues destacou no Encontro de Pais do Ensino Fundamental II que “utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. No entanto, destacou que é preciso buscar ações diferenciadas e com a perspectiva de análise macro, pois ela é importantíssima para ter a idéia do que acontece no todo.” Ainda segundo o Gestor, é “necessário fazer estudos de casos específicos da utilização da tecnologia nas salas de aulas porque assim é possível identificar as inovações, aquilo que aparece de mudança, o que há de diferente e para detectar se a tecnologia disponível no mercado leva realmente à aprendizagem.”

Os professores e a Coordenação pedagógica, demonstraram para os pais todos os projetos que estão sendo desenvolvidos na escola com os alunos, buscando a formação intelectual e humana. Segundo eles, “ neste mundo que se transforma, o trabalho da escola deve estar equilibrado entre a função de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade.

projetos trabalhados durante o ano letivo buscam desenvolver características como o pluralismo de idéias, a liberdade e a autonomia didático-pedagógica, valores universais, sustentabilidade, e por outro lado, ampliar a capacidade de respostas às necessidades do mundo atual, buscando maior pertinência social.

A Escola deve estar vinculada à realidade de seus alunos estabelecendo relação entre teoria e prática, de formas flexíveis, inovadores e críticas.

Por sua vez, os pais, estão envolvidos e comprometidos no acompanhamento e orientação dos filhos em todas as atividades escolares e principalmente participar cada vez mais em todos os projetos escolares, colaborando desta forma, no desenvolvimento pleno dos alunos.

Perigos da Automedicação

Quem já tomou um remédio sem prescrição para dor de cabeça ou febre?

Desta forma a farmacêutica convidada para uma palestra, iniciou o questionamento de seu trabalho. A maioria dos alunos levantaram a mão afirmativamente que já haviam tomado remédios sem a indicação de um médico. Esta é uma prática muito comum adotada pela grande maioria da população que é conhecida como automedicação.

Com o objetivo de informar corretamente os alunos acerca do assunto e conscientizando dos perigos da prática da automedicação é que a equipe ALFA está desenvolvendo com os alunos um ciclo de palestras que mostram os benefícios e perigos de uma prática tão comum entre as pessoas.

Nesta palestra, ficou claro para os alunos que embora a automedicação proporcione alivio imediato à muitas indisposições da saúde, pode mascarar sintomas importantes para a descoberta de patologias que devem ser tratadas adequadamente por um profissional habilitado para tal função. Ainda, o uso inadequado de medicamentos pode levar desde a uma reação alérgica leve, até um quadro grave de intoxicação.

Ao final, todos perceberam que o acompanhamento médico é fundamental na hora de usar um medicamento, mesmo este sendo vendido sem obrigatoriedade de uma prescrição médica.

A Equipe ALFA, desenvolve projetos que buscam a Formação Humana, contemplando o desenvolvimento de um ser com qualidade de vida.

Campeonato de Tênis de Mesa

O tênis de mesa no Ensino Fundamental transcende o caráter recreacional usualmente atribuído a esta modalidade esportiva e tornando-se uma alternativa pedagógica para o desenvolvimento harmônico dos alunos no tocante a percepção, lateralidade, equilíbrio, imagem do corpo, coordenação motora e visual motora, movimento de locomoção e uniforme,orientação espacial, avaliação das distâncias, mira ocular, cinestesia, entre outros.

No início os alunos praticavam o esporte após as tarefas escolares no período da tarde. Logo, grupos de alunos começaram a empenhar-se e foram estimulando e atraindo outros. Hoje todas as tardes, os alunos exercitam, brincam e competem.

O campeonato foi realizado com principiantes e praticantes, e foi um sucesso. Os alunos que não participaram, torceram, e os alunos vencedores receberam medalhas como incentivo.

Uma tarde com jovens que costumavam ser sedentários, hoje praticam um esporte que desenvolve muitas habilidades e ainda, é considerado um dos que proporcionam mais saúde e qualidade de vida. Parabéns aos alunos e professores de Educação Física.

Reutilização de Materiais Recicláveis

O reaproveitamento de materiais é muito importante nos dias de hoje, porque transforma aquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo detritos resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas e energia.

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.

Desta forma, os alunos ALFA e professores irão desenvolver o projeto com os alunos:

- Coleta seletiva do lixo na escola: os alunos jogam os lixos nas lixeiras seletivas que são entregues para os serviços municipais.

- Coleta seletiva em casa: os alunos informam e orientam todos os familiares a depositarem os lixos residenciais em recepientes separados . A escola informa aos alunos os dias da semana que são recolhidos os lixos e a família cria o hábito de recolher e entregar.

- Óleo de cozinha usado: os alunos com seus familiares armazenam o óleo de cozinha usado, entrega na escola e alunos e professores transformam este material em sabão líquido( aula prática de ciências) que é doado para entidades para limpeza geral.

- Os bunners utilizados para divulgação, trabalhos escolares,entre outros, são transformados em sacolas permanentes. Os alunos participam desta atividade, medindo os materiais( aula prática de Matemática), analisando o impacto ambiental que causaria no solo se fosse depositado como lixo ( aula prática de ciências), estudando os prejuízos do uso das sacolas de plásticos nos supermercados.( visitas ao supermercado e realizado o cálculo de quantas sacolas cada família utiliza e que são jogadas no lixo). Ao final, cada família Alfa, recebe uma sacola permanente feita deste material reciclado.

- Papel reciclado: O professor de Ciências ensina os alunos a produzirem papel a partir de produto reciclável e que podem ser utilizado em trabalhos escolares.

- Cozinha alternativa: os alunos aprendem a fazer alimentos com reaproveitamento de folhas, caules, cascas de frutas, entre outros. O professor incentiva os alunos a buscarem receitas de alimentos alternativos e nutritivos, e em grupos, produzem estes alimentos que são expostos para os colegas e consumidos. Cada receita é estudada e analisada nos aspectos econômicos e nutritivos.

Os alunos ALFA estão conscientes da necessidade das pessoas, entenderem os benefícios que atitudes como estas são importantes para o planeta Terra.

Para a Escola, este trabalho de formação da cidadania, ética e responsabilidade social faz parte do trabalho no Ensino Fundamental.

Acompanhamento de Tarefas

Os alunos do Ensino Fundamental ALFA ( 6º ao 9º ano) participam de um projeto de acompanhamento de tarefas escolares . Essas atividades escolares que são realizadas no período da tarde com orientação de professores especializados tem a função de sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar conhecimentos.

Desta forma, professor e alunos descobrem quais são as dúvidas e é possível trabalhar novamente os pontos em que eles apresentam maiores dificuldades.

Ainda, o projeto tem por objetivo o desafio de fazer com que o aluno consiga atribuir significado às tarefas escolares, perceba a função das mesmas para que compreenda sua importância.

A tarefa escolar é um momento especial e importante para o desenvolvimento do aluno no processo educacional.

PÁSCOA: É tempo de confraternizar, colaborar e doar seu tempo para fazer o bem.

Os alunos do Ensino Fundamental executaram um projeto da Páscoa e disseram sim ao amor, à vida, à doação e a fraternidade. Com pequenos gestos e atitudes demonstraram que o mundo pode melhorar com a ajuda de cada um. Vivenciar a solidariedade. Este foi o objetivo da equipe ALFA ao propor aos alunos a doação de chocolates e as visitas ao Centro de Educação Infantil Municipal de Umuarama. Desta forma, os alunos e professores experimentaram que a vida simplesmente não pode ser interpretada em termos de "ter", mas sim, é importante as idéias, as atitudes e a percepção de que dependemos uns dos outros.

À exemplo dos anos anteriores, o Projeto foi um sucesso. Este ano, foram visitados mais de 650 alunos, que ganharam chocolates, carinho, atenção e muito amor.

O Projeto continua, pois o ALFA, busca na formação humana, a concretização de valores universais como: amizade, solidariedade, companheirismo, entre outros.

Acompanhamento de Tarefas no Período da Tarde

Por acreditar que as tarefas de "casa" são uma oportunidade de consolidar os conteúdos vistos em sala, cada professor elabora ações diferenciadas, criando estratégias bem definidas, dando significado às mesmas.

Os alunos que participam do Projeto Tarefas na Escola são atendidos por profissionais qualificados que atendem as necessidades individuais, buscando tornar este momento de trabalho, mas ao mesmo tempo de prazer e desejo de aprender.

Os alunos percebem a importância de cada tarefa que há a executar no qual é acompanhado, orientado pelos professores do projeto. Ao voltar à sala de aula, os professores encontram alunos com a estima elevada, segura e os pais confiantes e seguros que seus filhos estão sendo acompanhados em todo o desenvolvimento escolar.

História da Arte – 7º Ano – Aulas Práticas

O professor Shesmann realizou com os alunos do 7º ano, uma aula prática para aprimorar os conhecimentos de conteúdos teóricos trabalhados em sala, da História da Arte.

Além de aprender o conteúdo, as aulas de Artes do Ensino Fundamental primam por possibilitar aos alunos uma relação entre o mundo e a maneira que o homem encontra para perceber este mundo ao longo do tempo.

Segundo o Professor, "cabe aos educadores, mostrar aos alunos as diversas possibilidades que encontramos através das expressões artísticas, considerando inúmeros elementos que compõem o fazer Arte."

Aulas Práticas de Ciências - 8° Ano

O estudo dos conteúdos de Ciências requer dos alunos capacidade de abstração, concentração e aquisição de conceitos fundamentais para a compreensão da disciplina. Desta forma, atividades de ensino diferenciadas que contam com a participação efetiva dos alunos podem contribuir para uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo a construção de uma célula gigante onde poderão ser visualizados todos os componentes da unidade fundamental da vida.

O Professor Fernando Bertusso, aliou a teoria e prática para desafiar os alunos a construírem uma célula vista à olho nu, com materiais como gel, macarrão, massa de modelar, entre outros.

Para conhecer o trabalho dos alunos, você poderá acessar a galeria de fotos. Ao término do trabalho, disponibilizaremos mais fotos com as células gigantes.

Desde já, parabéns aos alunos e professor.

Reflexão sobre Família e Escola

A equipe Alfa ofereceu aos seus alunos dos Ensino Fundamental um encontro que tratou sobre a importância dos filhos, dos pais e da escola.

Aos alunos foi mostrado que para os pais não é fácil educá-los já que não há um “manual “ a seguir. É preciso muito esforço, paciência e tranquilidade . E que os pais buscam a cada dia o melhor para seus filhos e estes devem confiar e respeitar seus pais , colaborando para que cada um faça o melhor que pode para conviver em harmonia.

Foi ressaltado também, que a afetividade, a convivência e a demonstração de interesse dos filhos pelos pais e vice versa é necessária , essencial e de suma importância para o desenvolvimento saudável da família.

Quando há diálogo e afeto, é maior a probabilidade de haver uma formação com caráter de qualidade e forma positiva. Saber as dificuldades, necessidades e alegrias dos filhos é sinal de respeito, assim como é sinal de respeito os filhos respeitarem os limites impostos pelos pais.

Porém nessa época em que o tempo é preenchido com muito trabalho, os pais geralmente chegam cansados em casa, e não estão preparados para terem um tempo de qualidade com os filhos. Desta forma, os alunos foram orientados que cumpram com suas atividades escolares, busquem ajuda dos professores, para quando encontrarem seus pais, possam conviver em família cada um tendo realizado seus compromissos.

Por fim, ficou claro para os alunos que a família e escola buscam diariamente o melhor para eles , através de muito trabalho, respeito, confiança e dedicação.

O evento foi muito interessante e os alunos sentiram-se valorizados, respeitados e perceberam que tanto a escola quanto a sua família estão juntos caminhando para que seu futuro seja garantido.

Confecção de um fóssil na sala de aulas 7º ano

Com o objetivo de complementar e tornar mais significativo o aprendizado sobre os Fósseis – assunto que integra os estudos sobre a História da Vida, conteúdo da disciplina de Ciências – os estudantes do 7º ano receberam a tarefa de confeccionar um modelo de fóssil para melhor entender como eles são formados.

Os fatos que ocorreram no passado sempre aguçaram a curiosidade do homem, desse modo, os fósseis podem revelar informações importantes para desvendar acontecimentos ocorridos há milhões ou até bilhões de anos.

Os fósseis são registros de animais e plantas conservados em minerais durante milhões ou bilhões de anos. O Professor de Ciências, Fernando Bertusso, após aulas teóricas, filmes e pesquisas, desenvolveu com os alunos a confecção de um fóssil, feito com argila em pó.

Após os estudos teóricos, os educandos confeccionaram os seus modelos de fósseis, os quais, são apenas representações, pois, como as turmas bem sabem, um fóssil de verdade se origina somente em condições especiais e demora milhares ou milhões de anos para se formar.

Projeto Reciclagem e Consumo Consciente

Reutilizar, Reciclar, Reduzir e Repensar

Os alunos do 7º ano e o Professor Fernando Bertusso , da disciplina de Ciências visitaram a Fábrica da Coca Cola em Maringá- Pr, para complementar informações sobre o projeto que os alunos ALFA desenvolvem sobre a Reciclagem e o Consumo Consciente.

O objetivo do projeto é a preservação e o uso racional dos recursos naturais. E como os alunos, a empresa demonstra profundamente o seu compromisso ambiental, sanitário e de qualidade que todos devem assumir a fim de preservar o meio ambiente e zelar pelo bem estar coletivo.

Além disso, nesse processo de integração entre empresa e instituições de ensino, alunos e professores são convidados a conhecer as ações da empresa na melhoria da gestão da água e resíduos, na sua política ambiental e os cuidados na fabricação dos seus produtos.

Projeto Empreendedorismo

A educação tem como um dos seus objetivos a formação de pessoas autônomas. Para tanto, uma das ferramentas utilizadas pelo Colégio ALFA, são as aulas de empreendedorismo. Termo que original do mundo dos negócios, desenvolve nos alunos um conjunto de competências que os torna capazes de tomar decisões, traças planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso.

Muitas das habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da vida escolar são exigidas de um empreendedor ou de um profissional competente. Eles precisam superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade e estabelecer metas. Conceitos e conhecimentos estes que serão uteis quando chegarem no mundo dos negócios.

A FEIRA DE EMPREENDORISMO é a apresentação final de um processo que ocorreu durante todo o ano letivo e culmina na exposição de uma empresa real.

Os alunos do ENSINO FUNDAMENTAL II e professores demonstraram que empreender significa acreditar que pessoas e comunidade são capazes de se desenvolver pela cooperação.

Projeto Pais e Filhos

Ao longo do ano de 2012 foi desenvolvido com os alunos do COLÉGIO ALFA, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio diversos projetos como palestras, visitas, debates compreendendo temas como: Prevenção às Drogas, Sexualidade Humana, Perigos na Internet, Violência, Direitos e Deveres do Cidadão, Afeto e Limites, Importância da Família, Paz no Trânsito, entre outros.

E o encontro de Pais e Filhos reuniu para o fechamento destes temas com profissionais reconhecidos e especialistas em várias áreas do conhecimento.

Assim, ao final acreditamos que as orientações apresentadas ao longo do ano letivo serão concretizadas com ações da escola e dos pais na grande missão de educar e orientar para a vida, formando cidadãos de bem.

Café da Manhã Saudável e Nutritivo
cafedamanha

Bom dia
Você toma um café da manhã saudável e nutritivo? Ou é daqueles(as) que pulam esta refeição?

Pois saiba que um estilo de vida saudável começa com uma boa quebra do jejum - nosso café da manhã. Um café da manhã saudável melhora a memorização, energia e o humor fica mais estável.

Vamos organizar um café da manhã para você perceber o quanto esta refeição é importante e iniciar mudança de hábitos.
O Prof. Lucas da disciplina de Educação Física irá informá-lo(a) de todos os detalhes. Aguarde.

A Coordenação.

Top Aula Alfa
Aula sobre fractais
topaula

PROJETO DE PROFESSORES das disciplinas de História e Matemática, SHESMANN E GAÚCHO, envolve alunos do Ensino Fundamental – 9º ano
O QUE SÃO FRACTAIS?!?!?
VENHA DESCOBRIR!

Data : 22 de agosto ( quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Colégio ALFA (frente ao Fórum)

Projeto Ekoalfa 6º ao 9º ano
Você sabia que 1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água!
ekoalfa

 OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) participaram da coleta de óleo de cozinha usado e fabricaram artesanalmente com o Prof. Fernando ( Biólogo) mais de 80 litros de sabão líquido que foi gentilmente doado para o Centro de Educação Infantil. Produto este que será utilizado pela entidade na limpeza dos ambientes. Os alunos e professor, ainda, criaram rótulo para embalagens, com informações sobre o produto.

 Produzido artesanalmente, pelo Colégio Alfa de Umuarama, com base na reutilização de óleo queimado em frituras residênciais e comerciais.
Composição: Soda Caustica, Óleo de cozinha usado, álcool, água, ácido sulfônico.
Precauções: Sabão forte recomendado para limpeza de chão.
Validade indeterminada.

Projeto Piramide Alimentar 6º ano
Para o estudo de uma alimentação saudável com os alunos do 6º ano,o professor Fernando Bertusso, realizou uma aula prática onde os alunos participaram na construção da pirâmide alimentar.
piramide

 Na aula o Professor também salientou sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos muitas vezes se torna difícil , mas que é indispensável para uma vida saudável.

 Ressalta o professor que “ As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose.

 A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.
 Além do conhecimento científico, o objetivo é de levar o aluno a perceber que suas atitudes, hábitos alimentares fazem a diferença na sua vida, e ainda, os mesmos podem levar as informações para a família e juntos iniciarem uma programa de qualidade de vida.

Projeto Líquens e Fungos
Importância dos Fungos e Liquens
fungos

 Os alunos do 7º ano e o professor de Ciências, identificaram liquens nos arredores do Colégio, onde foi apresentada uma aula de ciências à céu aberto.
 Eis a exposição do assunto pelo Prof. Fernando Bertusso:
 Como é de nosso conhecimento, os fungos exercem excelente papel na reciclagem de substâncias orgânicas do ambiente. Tal capacidade pode ser vista por algumas pessoas, em determinados casos, como uma desvantagem - já que estes podem, por exemplo, contaminar cereais estocados ou destruírem artefatos de couro e madeira. Além disso, o fato de serem agentes causadores de micoses, alergias, e de ferrugens de plantações, fazem com que nem sempre tais organismos sejam vistos com tanta simpatia.

 Indivíduos do gênero Penicillium, por exemplo, são capazes de produzir substâncias que agem no sentido de combater determinadas bactérias, como as causadoras da tuberculose, sífilis, meningite e gonorreia. Esta, descoberta em 1928 por Alexandre Fleming, é considerada pelos médicos mais antigos como o maior milagre da medicina, já que foi capaz de tratar diversas doenças que, até então, eram consideradas incuráveis.

 Já espécies pertencentes ao gênero Aspergillius podem auxiliar na fabricação de progesterona e de ácido cítrico; e na confecção de determinados tipos de queijo, como os Roquefort e Camembert.  Leveduras, fungos unicelulares, podem ser úteis na fabricação de bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos (gênero Saccharomyces), e também nos processos de panificação, provocando o aumento da massa de pães.
 Certos tipos de líquen podem ser úteis como fontes de alimento, ou mesmo na fabricação de corantes, como os do papel de tornassol (utilizado para medir o pH de substâncias).

Projeto terrário 6º ano
Um pedaço da natureza na sala de aula
terrario

 OS ALUNOS DO 6º ano e o professor de Ciências, construíram passo a passo o TERRARIO para a observação do ciclo de vida das minhocas, tatuzinho de jardim e lagarta. Os alunos, vão observar o comportamento dos animais e sua vida naquele ecossistema.

 O terrário permite explorar, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas. Mais que a importância de os alunos observarem e levantarem hipóteses, os professores aprenderam que discutir, argumentar, ler e escrever são atividades a ser exploradas nas aulas de Ciências.

 Segundo o Professor Fernando, "memorizar fatos isolados, fórmulas e termos técnicos, portanto, não funciona mais como estratégia de ensino. A garotada precisa de tempo e de oportunidade para observar, testar e trilhar caminhos".

Projeto biodiversidade e sustentabilidade
Reduzir e reciclar, promovendo a sustentabilidade.
Minhocário

A riqueza e a preservação do meio ambiente recebem a atenção dos alunos da 6ª série no projeto minhocário, que desenvolveu a importância da construção do minhocário para a prática sustentável que promove a redução do desperdício, a reciclagem do lixo orgânico e sua transformação em adubo e nutrientes para a terra e vasos.

Projeto IV Congresso ALFA
Formação cognitiva, social e afetiva. Conscientizando os alunos através de palestras.

O IV Congresso Alfa, reuniu especialista nas áreas humanas , saúde e tecnológica para informar, direcionar e orientar os alunos em relação a temas importantes para seu desenvolvimento:

  • Segurança na Internet.
    Na palestra foram abordados temas como:
    • Navegar com atenção, consciência e responsabilidade. Os riscos na vida real também existem não mundo virtual;
    • Utilizar a internet para obter informação e conhecimento. Não perca tempo;
    • Jamais utilize a internet para publicar informações ou imagens de pessoas que possam ficar magoadas ou serem prejudicadas;
    • Tudo o que fazemos online tem consequências também fora da internet.

  • Brincadeiras que machucam a alma.
    Orientar os alunos que a melhor maneira de se conviver é com respeito aos colegas, tratar as pessoas com gentileza e não com comentários maldosos. Para crescer saudável, feliz, segura e tranquila é preciso colaborar na convivência harmoniosa dentro e fora do ambiente escolar.

  • Trânsito não é brincadeira. Valorize a vida..
    Sensibilizar os jovens nas medidas preventivas e a adoção de atitudes diárias, contribuindo para a segurança e paz no trânsito.

  • Há tempo para tudo. Gravidez precoce não..
    Conscientizar e informar aos jovens que é importante respeitar as fases da vida. Dificuldades em enfrentar situações da vida adulta antes da hora. Informações sobre a prevenção da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
  • Não fuja da realidade. Fuja das drogas..
    Viver é ser livre. Liberdade é fazer escolhas e ser responsável por suas consequências. Ter amigos, família, saúde, vida saudável é o melhor caminho a escolher.
  • Alimentação saudável: cuide-se bem.
    Aliar alimentação saudável e prática de exercícios físicos resulta no bem-estar físico e mental e proporciona saúde.
Meio Ambiente
Biodiversidade e sustentabilidade
Meio Ambiente

O meio ambiente é um elemento indispensável à sobrevivência de nossa espécie e que, deve ser conservado e mantido com responsabilidade e seriedade.

Os alunos estão sendo preparados para o futuro, mas é no presente, que estamos acompanhando, orientando, pautando o trabalho pedagógico em valores como inovação, integridade, seriedade e responsabilidade.

O aluno alfa tem acompanhamento total aos seus estudos, ambiente afetivo e acolhedor e equipe preparada para ajudar na sua formação.

O colégio ALFA, não se limita a uma educação voltada somente à formação intelectual, mas acrescenta os princípios da formação afetiva e social.

Jornal na Sala de Aula
Ao ler os jornais, os alunos além de criar o hábito da leitura passam a gostar dela, e assim, buscam nos livros uma fonte de informação e prazer.
Jornal na Sala de Aula

O Jornal na Sala de Aula é um importante instrumento na formação de um leitor crítico.

Em parceria com o Jornal Umuarama Ilustrado, o Colégio ALFA leva o Jornal para dentro da sala de aula, aguçando assim a reflexão não somente sobre as notícias, mas uma análise mais crítica sobre a realidade que permeia o mundo.

Toda quinta-feira nas salas de 5ª a 8ª séries é dia de JORNAL NA SALA DE AULA.

Comprometimento social: Páscoa solidária ALFA
Envolvimento social: preparar cidadãos conscientes de seu papel perante a comunidade em que vivem, é fundamental para o bem estar de todos.
Páscoa Solidária

Para contribuir com a formação do jovem, é necessário que vivencie práticas sociais. Para tanto, os alunos participaram de projetos que vão além da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. O significado maior da atividade da páscoa solidária foi a mudança de atitude, com foco na qualidade das relações e na convivência entre todos.

Solidariedade: festa junina solidária ALFA
Minimizar as diferenças sociais é dever de toda pessoa consciente.
Festa Junina Solidária

Os alunos, movidos pela convicção de justiça e igualdade, praticam a solidariedade em centros municipais de educação infantil. Em uma ação coletiva, desenvolvem resgate da cultura e valores com as crianças, demonstrando o valor do trabalho em grupo e da afetividade. Solidariedade é ser solidário e não solitário.

ALFA Games
Esporte e ação social.
Alfa Games

Conceitos como cooperação, regras, responsabilidade social, consciência individual e coletiva são aprendidos durante o evento.

O ALFA GAMES é um projeto esportivo que trabalha regras, técnicas, habilidades físicas e recreativas. Durante a semana de atividades esportivas, os alunos são agentes sociais e engajados no projeto, arrecadam alimentos para beneficiar famílias carentes. Ações realizadas em campo desde o início da formação de nossos alunos traduzem o projeto ALFA GAMES como algo além da realização de jogos e o exercício social.

Pais e filhos: apoio e segurança aos pais dos alunos
Contribuição à reflexão sobre a formação humana.
Pais e Filhos

O colégio ALFA, com sua metodologia diferenciada, tem o objetivo de contribuir para a formação humana dos educandos. Por isso, durante o ano letivo, são fornecidos aos pais e alunos, informações, orientações e palestras sobre diversos temas como: afeto, limites, educação dos filhos, empreendedorismo, trânsito, qualidade de vida e sexualidade.

O encontro entre pais e filhos sela parceria entre pais, filhos e educadores, propiciando uma segurança na aprendizagem de forma que venha formar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

As duas instituições – família e escola – são os principais alicerces da formação da criança e do jovem ao longo de sua vida.

Língua Inglesa e Arte
Alunos do Ensino Fundamental realizam atividades artísticas utilizando-se de conceitos da língua inglesa e na construção de maquetes.
Pais e Filhos

O trabalho tem por objetivo a aprendizagem dos alunos nas áreas de desenho geométrico, divisão, construção, vocabulário de inglês e criatividade.

Projeto Arte
Das paisagens à música, das diferenças culturais aos trabalhos artísticos, da teoria à prática.
Pais e Filhos

A arte tem muito que ensinar. Aprender arte com descontração, dinamismo e envolvimento. Participação do professor no aprendizado do aluno. Momentos de descontração, informalidade e muito trabalho em equipe.

Cuide-se bem
Esporte e boa alimentação é qualidade de vida.
Cuide-se Bem

Para ter mais qualidade de vida, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso adquirir ou manter a prática de exercícios físicos regularmente.

Isso deve fazer parte da rotina das pessoas. Praticar esporte, se exercitar é algo indispensável para uma vida saudável, e a alimentação adequada para o tipo de exercício que você pratica é fundamental para você ter excelentes resultados.

A nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício. E por outro lado o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.

Muitas pessoas que praticam exercícios regularmente e principalmente atletas, se preocupam cada vez mais em como ter uma alimentação compatível com o tipo de atividade física, que colabore e aperfeiçoe os efeitos do exercício.

A união, a cooperação, o trabalho em equipe são valores éticos, que vêm sendo desenvolvidos com o intuito de gerar a convivência, de criar elos, de formar laços. A convivência praticada no desporto contribui para a inserção do educando no seu contexto social, e incentiva que se estabeleçam os vínculos que influenciarão na sua formação.

Em todas as modalidades, os alunos são incentivados a buscar a qualidade de vida, o bem-estar coletivo e individual, a concentração, a persistência, o lazer, a alegria, e o enfrentamento de desafios.

Alimentação saudável: experimentando e mudando hábitos alimentares.
Atividades físicas: diversão, saúde e harmonia no convívio social e afetivo.
Xadrez: esporte promove a concentração, aprimora aprendizado e convida à disciplina

Meio Ambiente
AULA PRÁTICA CIÊNCIAS - 7º ano.
Pais e Filhos

Para tratar de conteúdos como Biodiversidade, Assoreamento, Erosão e Mata Ciliar, os alunos após estudos teóricos visitaram o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Xambrê. Segundo o Professor Fernando, os alunos perceberam que “ para preservar toda a riqueza de vida do planeta é necessário conhecer os diversos mecanismos ligados à sua preservação e, principalmente , não interferir”.

Os alunos do 7º ano, aprenderam que a principal ameaça à biodiversidade do planeta é justamente a ação humana através desmatamentos, queimadas e poluição.

Projeto Interdisciplinar
CONSTRUÇÃO PIPA 6º ano.
Pipa

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PIPA

Os professores de Ciências , Fernando e a de Matemática, Cláudia desenvolveram um Projeto de construção de uma pipa com os alunos do 6º ano.

Os alunos pesquisaram na internet sobre os possíveis formatos da pipa, os tipos de “rabiola” mais eficientes, os mecanismos de vôo e os desafios para colocá-la no ar. O professor de Ciências explicou por que o objeto voa ao ser puxado durante a corrida e falou sobre a resistência dos diversos materiais que podem ser usados na confecção - dando inclusive opções para o papel de seda, como o saco de supermercado ou de padaria, acessível a todos -, as melhores linhas, os formatos mais adequados e os tipos de madeira para as varetas.

Para a execução a professora de Matemática colaborou ensinando aos alunos os conceitos de figuras geométricas , a medição exata para o sucesso da confecção do objeto. Com réguas, colas, tesouras, papéis na mão e muita criatividade, os alunos confeccionaram suas pipas.

Informações novas. Conceitos adquiridos. Diversão e entusiasmo.

Antes de soltar a pipa no ar, os alunos ainda receberão todas as orientações dos cuidados e perigos de soltar pipas.

Parabéns alunos e professores!


Rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, 3678, Zona 1 - 87501-200 - Umuarama - PR
44 3622-2562
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também: ALFA Cascavel   ALFA Toledo   INTEGRAL Maringá
Prestige