Você está aqui: Home / Ensino Fundamental II / Atividades em Destaque
Aumentar Fonte Imprimir
Compartilhe:

Atividades em Destaque

Este espaço é destinado à divulgação dos melhores trabalhos desenvolvidos por nossos alunos em sala de aula.

ALUNOS ALFA RECEBEM PREMIAÇÃO PELOS MELHORES RESULTADOS NO 4º BIMESTRE DE 2018

14/12/2018
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

Neste dia 12 de dezembro, os alunos do Ensino Fundamental II e família participaram da premiação dos melhores em notas do 4º bimestre de 2018.

A Coordenadora Pedagógica, ressaltou que “somos todos campeões, porque todos têm capacidade para conseguir bons resultados. O que difere os campeões dos demais , é uma ação: a perseverança.
E essa perseverança, demonstra a força da fé e da esperança. E o resultado será sempre o sucesso”, finaliza.

Assim, o objetivo da equipe Alfa foi alcançado já que a premiação, incentiva ao longo do ano, os alunos a buscarem a excelência acadêmica, que corresponde ao somatório de todas as notas.
E a cada dia, estimulem-se a acreditarem nos estudos, melhorando seu desempenho.

A EQUIPE ALFA, agradece e parabeniza aos alunos e familiares.

TROFÉU ALFA 2018 Gabriel Modolo Ferreira

14/12/2018
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

TROFÉU ALFA 2018
Gabriel Modolo Ferreira

“ A valorização dos alunos pelo reconhecimento de seu esforço nos estudos e destaque como pessoa de princípios e valores, gera motivação e releva a importância da escola nas suas vidas” comenta a Coordenação Pedagógica do Colégio.

Assim, no dia 12 de dezembro o aluno que atendeu todos os critérios que abarcam a formação humana e intelectual, foi homenageado pela equipe ALFA e familiares.

Ressaltamos, que a escolha foi difícil, já que muitos foram os nomes citados e merecedores do prêmio. Assim, foram inúmeras as qualidades dos candidatos e por pequenas diferenças foi escolhido somente um aluno que representará todos em 2018.

O objetivo não é meramente premiar bons resultados, mas também reconhecer as ações cotidianas em favor do bem estar individual e coletivo praticada pelo aluno, bem como, estimular o gosto de aprender e a vontade de se auto superar, incentivando os alunos na busca pela excelência.

A equipe ALFA, agradece e parabeniza todos os pais e alunos em especial à família do premiado da noite.

DESAFIO ALFA: alunos do 5º ano de instituições públicas e privadas recebem premiação dos melhores resultados

14/12/2018
Aluno(s)

5º ano

Atividade

Os alunos do 5º ano participaram do DESAFIO ALFA 2018, receberam premiação pela excelência em notas neste dia 12 de dezembro.

A prova consistiu em questões de matemática e português e os primeiros colocados foram bonificados com bolsas de estudos que contemplou o índice de 100% a 50 %.

A Coordenação Pedagógica, acrescenta que “o objetivo é de buscar valorizar e reconhecer os alunos que dedicam-se aos estudos durante todo o ano letivo e vislumbram buscar uma escola que atenda suas necessidades a curto e longo prazo.

Assim, a equipe considerou esse critério da prova de conhecimento bastante justa e estimulante”
A instituição de Ensino, ao longo de seus 36 anos de trabalho sério e competente, promove em vários momentos oportunidades que colaboram com famílias que almejam ingressar no Alfa, favorecendo assim, o incentivo aos estudos, dedicação constante e busca pela excelência.

Aos vencedores nossos Parabéns e às famílias nossos agradecimentos.

AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: espaço de reflexão, construção de ideias e aprendizagem significativa.

23/11/2018
Aluno(s)

7° ano

Atividade

A professora Cibele Coqueiro, desenvolveu com os alunos uma aula prática de anatomia dos peixes. O conteúdo já tinha sido apresentado em sala de aulas com recursos tecnológicos. No entanto, a aula prática transforma o estudante em sujeito da aprendizagem , possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas.

Segundo a professora, “ A busca por um modelo de ensino focado no ensino-aprendizagem significativo transcende a abordagem tradicional, baseada na transferência de informações do educador para o educando de maneira unidirecional, e procura desenvolver um sujeito crítico e questionador, reconstrutor da realidade.”

6º ano ALFA: visita à Câmara Municipal de Umuarama

21/11/2018
Aluno(s)

6º ANO

Atividade

O professor Rodrigo Resende, da disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo, abordou em sala de aulas a importância da Câmara Municipal de Vereadores para o Município. Depois de conhecerem os deveres do Poder Legislativo Municipal, foram convidados pelo vereador Mateus Barreto para conhecerem o trabalho dos integrantes da Câmara.

Foi ressaltado para os alunos, que o verbo legislar quer dizer todas as ações do poder público relacionadas ao tratamento do corpo de leis que regem as ações do poder público e as relações sociais no nosso país. Assim, os vereadores criam, extinguem e fazem emendas de leis que contemplem o interesse público dentro do município.

Dessa forma, os alunos puderam perceber a importância do trabalho desses profissionais que representam o cidadão comum e poder de forma consciente acompanhar e supervisionar o trabalho dos mesmos, de acordo com a sua proposta de campanha.

Os alunos, segundo o Professor Rodrigo, “precisam conhecer e conscientizarem que participar do trabalho da Câmara, além de enobrecer ainda, contribui para o crescimento do município. Cidadãos comuns realizam o trabalho de atenção e cobrança daqueles que foram eleitos pelo povo.”

EDUCAÇÃO FISCAL

14/11/2018
Aluno(s)

6º ano

Atividade

EDUCAÇÃO FISCAL: alunos participam de simulação de compra em mercado para compreensão da importância da nota fiscal para o município.

A disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo durante o ano letivo, mostra aos alunos as muitas áreas de atuação dos conteúdos como juros, bolsa de valores, ações, impostos, gestão de empresas e plano de negócios.

Assim, uma das atividades do 6º ano foi a de participar no Mercadinho da Receita Estadual para simularem compras e cálculos de juros e a importância de solicitar, na hora da compra, a nota fiscal e os benefícios para a nossa cidade.

O professor , em sala de aulas, já havia apresentado a lei Federal no. 12.74./12 que determina a discriminação de impostos em documentos fiscais. Dessa forma, os alunos perceberam que a população fica ciente do que está pagando.

Durante a visita, os alunos também assistiram uma palestra sobre o tema : impostos e sua importância para a população.

Durante o ano letivo, os alunos participam de várias aulas práticas sobre os conteúdos da disciplina.

FEIRA DO EMPREENDEDORISMO 6º ao 9º ano: FAZER as idéias acontecerem

09/11/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

Durante o ano, na disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira os alunos do 6º ao 9º ano, estudam sobre finanças, organização de empresas públicas e privadas, gestão de empresas, bolsa de valores, investimentos, consumismo como prejuízo, empreendedorismo. E são estimulados a conhecer e vivenciar o trabalho em equipe, a concentração, o foco, a persistência de alcançar objetivos e a obter a autonomia e a responsabilidade individual e coletiva.

Assim, para concretizar e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos os alunos são orientados a simular uma empresa em uma Feira, passando por todas as etapas de hipótese, plano de negócios, calculo de custos, experimentação, elaboração e conclusão. O ponto alto é a Feira do Empreendedor onde os alunos apresentam produtos finais e comercializam colocando em prática todos os itens importantes para o empreendimento e seguindo todas as orientações do professor para atuarem como empresa.

Esse evento atendeu todas as metas estabelecidas e o fechamento foi o atendimento de cada grupo para ser apontado todos os pontos positivos alcançados e os pontos a melhorar.

Essa disciplina tem provado cada dia mais a sua relevância na formação dos estudantes.

SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA REUTILIZADO

09/11/2018
Aluno(s)

9°Ano

Atividade

A professora Cibele Coqueiro, da disciplina de Ciências, utilizando óleo usado que as famílias dos alunos doaram, junto com os alunos fizeram sabão em pedra.

Segundo Cibele, “o ensino de ciências precisa ser significativo para os alunos e inseri-los em uma sociedade preocupada com a sustentabilidade, onde seja de responsabilidade de todos a preservação da natureza”.

Seguindo os 3 Rs, reciclar, reutilizar e reduzir o consumo, os alunos perceberam que além de poluir o solo e rios, o óleo de cozinha pode ser utilizado em vários outros produtos caseiros que diminuem o consumo e ajuda no orçamento doméstico.

Nas aulas de ciências o aluno precisa conhecer o caráter social da construção do conhecimento científico e é importante o confronto de ideias entre a teoria e a prática.

Os pedaços de sabão serão doados durante a Feira de Empreendedorismo com um alerta para que todos participem da reutilização de materiais e ainda, descartam o óleo de cozinha em lugar adequado.

Alunos do 6º ao 9º ano participam de MOSTRA DE ARTES

06/11/2018
Aluno(s)

6° ao 9°

Atividade

O professor Gabrieu De Queiros Souza, da disciplina de História da Arte, promoveu com os alunos do Ensino Fundamental II, uma mostra de artes (visuais, dança, filmes e dramatização) com o objetivo de proporcionar ao aluno a oportunidade de expressar-se oralmente(formal), interagir com o público e conhecer todos os processos de conhecimento do conteúdo trabalhado em sala de aulas.

Este é um evento que envolve todas as disciplinas, ou seja, elas conversam entre si, seja pelo tema escolhido pelo aluno ou pela metodologia escolhida.

Segundo o professor Gabrieu, “o objetivo é estimular a consciência dos alunos a fim de surgir o processo criativo através da expressão de emoções e ideias, tendo cada obra um significado diferente. E ainda, divulgar entre os alunos as habilidades de cada um em relação à arte.

Além do processo de conhecer, nas aulas e durante a mostra, o aluno envolve-se com a arte, e assim, além da inteligência e raciocínio, o afetivo e o emocional estão inseridos nos trabalhos e na exposição de ideias, o que contribui com o desenvolvimento integral do aluno.

PAIS E FILHOS ALFA

29/10/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

PAIS E FILHOS ALFA
A escola não muda uma sociedade sozinha, mas ela deve contribuir para além de sua função social que é a formação intelectual do aluno, colaborar com a família em reforçar valores e princípios que serão essenciais para a vida de crianças e jovens.
Entendendo que dentre as responsabilidades da escola se encontra a formação do homem e que para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seus direitos e deveres, a criança e o jovem precisa conhecer, entender e agir com princípios e valores universais.
Durante o ano letivo os alunos tem palestras e estudos sobre Sexualidade Humana, Leis de Trânsito, Perigos e Benefícios na Internet, a importância do afeto dos pais, higiene pessoal, qualidade de vida e atividades físicas, prevenção às drogas, entre outras.
Ao final do ano letivo, o Colégio reúne Pais e Filhos para então, finalizarem com os mesmos temas o projeto de Formação Humana, ministrada por especialistas em cada tema.
Segundo a Coordenação Pedagógica “nós desejamos que tanto pais e filhos, pensem na sua importância nesse mundo e que responsabilidade possui nas suas atitudes em relação ao outro”
Assim, como cidadão essa criança e jovem será responsável pelas suas ações, tornando-se um ser humano ético.

LOUSA DIGITAL e INTERATIVA.

29/10/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

LOUSA DIGITAL e INTERATIVA.

PROJETO SACOLAS PERMANENTES

28/10/2018
Aluno(s)

6º ano

Atividade

Alunos do 6o ano participaram de uma atividade de reutilização e reciclagem de materiais plásticos e transformaram em sacolas permanentes que foram doadas para as famílias.
Parabéns aos professores e alunos pela iniciativa.

Aula Prática: Sólidos Geométricos

28/10/2018
Aluno(s)

6º ano

Atividade

A professora Jane Marques da disciplina de matemática juntamente com os alunos do 6º ano, realizaram uma aula prática com o conteúdo das planificações dos sólidos geométricos com o intuito de aprofundar o conteúdo teórico dos sólidos geométricos.
Segundo a professora Jane “a aula teórica acompanhada da aula prática garante o aprofundamento do conhecimento pelos alunos”.

ESCOLA PARCEIRA

28/10/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

Do 6º ao 9º ano do Fundamental, Ensino Médio e Pré-vestibular, utilizamos um Sistema de Ensino com mais de 25 anos de experiência. Para estas faixas etárias é o mais moderno e completo do Brasil. Quem conhece, sabe do que estamos falando. Venha para o ALFA UMUARAMA, aqui você tem formação e resultados de verdade.

ALFA VISITA À FÁBRICA DA COCA COLA: reutilização e devolução da água na natureza.

26/10/2018
Aluno(s)

8° ano

Atividade

Para complementar o projeto meio ambiente, a professora Cibele Coqueiro da disciplina de

Ciências proporcionou aos alunos uma visita à Fábrica da Coca Cola.

Durante a visita foi possível conhecer a história da companhia (empreendedorismo) e ainda, um marco importante: a coca cola devolve à natureza o dobro da água que usa em seu processo produtivo, por meio de projetos de reflorestamento e conservação de bacias hidrográfica e da Reutilização da água.

Para nossos alunos, foi de grande valia essa visita pois sustenta o que a escola trabalha sobre a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas.

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA

23/10/2018
Aluno(s)

6° e 7° ano

Atividade

CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA - 6o e 7o ano

Os alunos participaram de 10 horas de curso de matemática básica, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos.

ALUNOS DO 6º ano ALFA, VISITAM a escola SUPERA

22/10/2018
Aluno(s)

6° Ano

Atividade

Os alunos do 6º ano, foram desafiados pela escola Supera. Trata-se de um método que promove na criança, jovem ou adulto a concentração, o raciocínio, a memória, a criatividade e a autoestima.
Por colaborar com o desenvolvimento cognitivo e humano é que o Colégio ALFA, levou os alunos para conhecerem o método e experimentarem em uma aula tantas novidades e tantos desafios. Além da formação formal que a escola oferece, o aluno é incentivado a buscar outros cursos que desenvolvem suas habilidades.
Agradecemos à direção do Supera pelo convite.

ALUNOS ALFA ARRECADAM 1.100 kg DE RAÇÃO PARA A SAAU

22/10/2018
Aluno(s)

6° ao 9°

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano ALFA, participaram do ALFA GAMES e uma dos desafios foi arrecadar rações para doação.
Durante o ano letivo, os alunos são informados e incentivados a promoverem e compreenderem a importância da solidariedade, da proteção aos animais e ainda, a pensar no bem estar coletivo.
Assim, durante os jogos, os alunos foram arrecadando junto aos seus familiares as rações e conseguiram um total de 1100kg.
Os atletas foram até a Instituição com o professor e fizeram a entrega e assistiram uma mini palestra sobre a importância de cuidar dos seus animais e sobre a adoção.
Segundo o professor Marcos Coltro, “ o ALFA Games além da promoção de atividades físicas buscando a qualidade de vida, tem também o objetivo de despertar no aluno valores como responsabilidade social, socialização e interação “
PARABÉNS AO PROFESSOR e ALUNOS.
Agrademos às famílias que sempre apóiam os eventos do Colégio.

PREMIAÇÃO MEDALHAS: alunos que obtiveram melhores médias do 3º bimestre

22/10/2018
Aluno(s)

6° ao 9°

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano, recebem medalhas de acordo com o resultado em notas.
Cada um dos nossos alunos tem habilidades e competências para alcançar excelentes resultados.
PARABÉNS AOS ALUNOS e PROFESSORES.

ALUNOS ALFA PARTICIPAM DO INCENTIVO AO OUTUBRO ROSA

16/10/2018
Aluno(s)

6° ao 9°

Atividade

Educamos para a formação intelectual, essa é a grande função do espaço escolar. No entanto, reforçamos também os valores e princípios cultivados na família e na sociedade.

Os nossos alunos do 6º ao 9º ano, aderiram ao incentivo à todas as mulheres no OUTUBRO ROSA, com o intuito de lembrá-las da importância da preservação da saúde.

Esses jovens serão adultos mais conscientes e atuantes, já que estão sendo orientados e envolvidos em projetos sociais de suma importância.

Segundo a Coordenadora Pedagógica “no Brasil os dados ainda preocupam, embora já tenha diminuído casos de mortes de mulheres com câncer de mama.

Assim, falar da importância do diagnóstico precoce e desmitificar preconceitos, como melhor forma de combater a doença”. E, ainda, “, a inclusão de estudantes nessa campanha é alertar sensibilizar às mulheres que a prevenção ainda é o melhor caminho”, conclui.

PROJETO de formação humana para os alunos 6º ao 9º ano.

PARABÉNS A TODA EQUIPE ALFA.

Alfa Games: reúne os alunos de 6 ao 9 ano em atividades físicas que promovem a competição saudável, a integração

16/10/2018
Aluno(s)

6° ao 9°

Atividade

Alfa Games: reúne os alunos de 6 ao 9 ano em atividades físicas que promovem a competição saudável, a integração entre alunos e muita diversão.

ALUNOS ALFA ARRECADAM LACRES DE LATINHAS DE REFRIGERANTES PARA COMPRAR CADEIRAS DE RODAS

01/10/2018
Aluno(s)

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano, participaram de um projeto de Ciências de arrecadação de lacres de latinhas de refrigerantes que são comprados por empresas metalúrgicas, que reaproveitam esse alumínio.
O dinheiro arrecadado com essa venda foi unido com os componentes do Rotary Kids que também faz parte dessa arrecadação e resultará na compra de cadeiras de rodas.
O Rotary por sua vez, irá administrar o empréstimo ou doação dessas cadeiras para as pessoas que precisarem fazer uso delas.
Essa coleta de lacres não é tarefa fácil, pois é necessário a reciclagem do equivalente à 140 garrafas de 2 litros cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral – ou seja, 352 mil lacres.
Mesmo assim, os alunos em colaboração com o Rotary Kids conseguiram reunir um número expressivo para compra das cadeiras.
Projetos como esse, mobiliza nos alunos a persistência, a compaixão, a, o comprometimento e principalmente a ação social e responsabilidade com o coletivo.

Aos alunos, pais e professor Fernando, nossos parabéns pela iniciativa.
Nossos agradecimentos ao Rotary Kids

Poesia Visual

21/09/2018
Aluno(s)

6° Ano

Atividade

A professora Kássia Hellen, da disciplina de Produção de texto, desenvolveu com os alunos um trabalho sobre poesia visual. Segundo a professora, “essa atividade de leitura de poesia visual requer do aluno análise, leitura crítica, exploração de linhas e traços, e a escrita intercaladas para encantar e interessar o autor”

A estratégia da professora foi aliar a ferramenta digital, o livro e o aguçar o interesse do aluno em conhecer poesia, sem aquele velho e corriqueira frase “poesia é difícil de entender” ou “poesia é chata” e envolver o aluno a ver o real significado da poesia.

Assim, os alunos foram levados de forma sutil e tranquila a criarem as suas próprias poesias, para que no próximo passo pudessem explorar e pesquisar uma forma de transformar o que foi escrito em poesia digital.

Ao final do processo, o que se viu foi um trabalho agradável, alunos que compreenderam a importância da atividade e objetivo alcançado.

Parabéns Professora e alunos.

ENCONTRO DE ESTUDOS: professora reúne alunos do 9º ano para estudarem juntos conteúdos de matemática.

21/09/2018
Aluno(s)

9º ano

Atividade

A professora Francielly Lisboa, da disciplina de Matemática, convidou os alunos para realizarem um grupo de estudos dos conteúdos que estão trabalhando no 3º bimestre.

O intuito da professora é que os alunos aprofundem os conhecimentos ou que tirem as dúvidas que encontram durante as aulas e ainda, que habituem-se a estudar todos os dias, sem compromisso da prova.

Segundo ela, “os alunos devem entender que o estudo de todas as disciplinas deve ser diário e que aos poucos, sozinhos ou em grupo, o estudo proporcionará prazer”

Visita à museu: ampliar o conhecimento geral dos alunos sobre a preservação da história de um povo

14/09/2018
Aluno(s)

6º ano

Atividade

O professor Shesmann da disciplina de história, trabalhou com os alunos a formação do nosso Estado e sobre as fontes históricas que preservam a nossa cultura.

Os alunos compreenderam o conteúdo, mas tiveram a oportunidade de participar de uma visita a um espaço histórico e cultural e comprovar e vivenciar a história contada através de peças, fotos, vídeos que compõem o Museu na Unicesumar de Maringá.

De acordo com o professor, “atividades como essa são importantes para a formação cultura dos alunos, pois permite que tenham contato com os aspectos históricos que fizeram parte do período mencionado em sala de aula”

Os alunos do 6º ano Alfa, aproveitaram a visitação para enriquecer os conhecimentos sobre a história do Estado do Paraná.

Alunos constroem foguete na aula de Ciências.

14/09/2018
Aluno(s)

6º ano

Atividade

Os alunos do 6º ano e o professor de Ciências estudaram conceitos básicos de Física e Química durante as aulas. Logo depois, foram incentivados a construir um foguete, mediante os comandos que o professor estabeleceu para cada grupo.

O material utilizado foi de garrafa Pet, para aliar a sustentabilidade e a aprendizagem do conteúdo na prática. A atividade experimental, contribui para a construção de um clima motivador na aula, rico em situações novas e desafiadoras.

Os alunos puderam utilizar seus conhecimentos prévios e formular livremente suas hipóteses e experimentar cada uma delas.

Foguete construído, o aluno utilizou a base de lançamento do professor e garantiu o sucesso do empreendimento ao conseguir o vôo tão esperado.

Conceitos como equilíbrio, projetos, cálculos matemáticos, fenômenos da natureza, entre outros conteúdos desenvolvidos durante a atividade.

Aos alunos e professor, nossos parabéns.

PALESTRA SOBRE O PROJETO FORMAÇÃO HUMANA

12/09/2018
Aluno(s)

6° e 7° Ano

Atividade

HIGIENE BUCAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Durante o ano letivo, os alunos participam de várias palestras que reforçam o que aprenderam na família.

Nesta, os alunos tiveram a oportunidade de informar-se sobre como escovar corretamente os dentes para evitar cáries e ainda, receberam dicas sobre alimentação saudável. Da mesma forma, perceberam a forma correta e a importância do uso do fio dental.

Palestras educativas como essa provocam a reflexão seguida da ação de cada estudantes, alcançando assim, o objetivo da escola, ajudar na formação de um cidadão consciente e responsável pela sua saúde.

MELHORES RESULTADO EM NOTAS 2º bimestre ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º ao 9º ano

10/08/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

Esse é o resultado de trabalho, determinação e foco nos estudos. O objetivo da premiação é sempre incentivar e inspirar esses e todos os nossos alunos ao do estudo diário e aprofundamento dos conteúdos.

PARABÉNS AOS ALUNOS, PROFESSORES E FAMÍLIA.

“Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare”
(Confúcio)

Volta às aulas ALFA. Ensino Fundamental II

03/08/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ANO

Atividade

1º LUGAR SIMULADO SEMESTRAL

31/07/2018
Aluno(s)

ARTHUR KENZO MATZUMOTO – 6º ano

Atividade

O ALUNO OBTEVE O 1º lugar do SIMULADO de 6º ao 8º ano, com 5000 alunos participantes
De todas as escolas conveniadas do Brasil – Sistema Poliedro de Ensino

A equipe ALFA parabeniza o aluno e agradece a confiança da família.
Parabéns aos professores.

ARTHUR CAMPEÃO.

PROJETO SUSTENTATABILIDADE: ALUNOS do 7º ano visitam o GREEN Farm CO2 Free

02/07/2018
Aluno(s)

Atividade

Os professores Cibele Coqueiro da disciplina de Ciências e Rodrigo Resende da disciplina de Empreendedorismo e Educação financeira, realizaram com os alunos um trabalho interdisciplinar sobre Sustentabilidade. Assim, levaram os alunos para conhecer a Green Farm.

A Green Farm CO2Free, que hoje é o mais completo projeto de sustentabilidade e preservação ambiental do mundo, surgiu através da visão inovadora e o desejo de contribuir com o planeta.

Localizada na Fazenda Porto Bonito I e II, em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul – MS – Brasil, a Green Farm CO2Free realiza projetos como: Neutralização de Carbono, Plantio de Árvores e Banco de Germoplasma, Criatório Conservacionistas de Animais Silvestres, Criação e Soltura de Peixes nos rios, Preservação de área Verde e Relatório de Responsabilidade sócio Ambiental.

Segundo os professores, Cibele e Rodrigo, “os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todos os ambientes e comprovar na prática o quanto é importante e eficiente o trabalho desse local. E ainda, completa Resende, que ficou muito claro para os alunos que a Sustentabilidade está intimamente atrelada ao Empreendedor , que vislumbra um meio ambiente com mais qualidade será um grande investidor em projetos de Sustentabilidade”.

Parabéns aos alunos e professores.
Equipe ALFA promovendo a excelência em qualidade de ensino.

FESTA JUNINA ALFA 6º ao 9º ano

30/06/2018
Aluno(s)

6º ao 9º

Atividade

A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II, promoveram uma festa Junina para os alunos do 6º ao 9º ano.

Com o intuito de encerrar o bimestre com uma confraternização, culminou na festa junina que preserva a cultura brasileira e ainda, promove, segundo os organizadores do evento, a Psicóloga Marcele “a socialização entre os alunos, a caracterização de trajes típicos, a música, a amizade e o lazer no espaço escolar.”

O professor Marcos Coltro, da disciplina de Educação Física, incentivou e alcançou um número expressivo de alunos para dançarem a “quadrilha” junina.
Segundo o professor, “além do caráter de diversão, a festa junina é um símbolo da cultura popular “

Por fim, a escola é um instrumento de integração e promoção da cultura brasileira e esses são os principais motivos que fazem com que o evento esteja presente no calendário de muitas instituições.

A interação entre os alunos é uma etapa importante da vida escolar, não é mesmo?

PARABÉNS E NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS QUE TANTO APOIAM OS EVENTOS DO COLÉGIO.

ALUNOS E PROFESSORA PROMOVEM CAFÉ DA MANHA COMPARTILHADO

26/06/2018
Aluno(s)

6º Ano

Atividade

Com o objetivo de promover a conscientização da importância da primeira refeição diária, a professora da disciplina Cibele Coqueiro e os alunos do 8º ano, estudaram a pirâmide alimentar e seus segmentos e após entenderem o conteúdo, realizaram a prática através de uma café da manha.

De acordo com pesquisas comprovadas, a professora Cibele, ressaltou para os alunos que “muitas crianças e adolescentes tem deixado de lado a primeira refeição do dia e ficando em jejum até o almoço, prejudicando seu desempenho escolar e principalmente tendo prejuízos para a saúde”

Assim, durante a elaboração do café da manhã, cada aluno escolheu um tipo de alimento que se consome no café da manhã, atentos às proteínas, vitaminas, carboidratos entre outros.

No dia, a aluna Antonella do 8º ano, iniciou a manhã com uma oração e mensagem aos alunos, ressaltando a importância de compartilhar o alimento, a busca da convivência agradável e de qualidade de vida.

Por fim, os alunos entenderam que quanto mais saudável for o café da manhã, maiores serão os benefícios para o indivíduo, que terá suas necessidades de nutrientes atendidas e melhores condições para as atividades diárias, conclui a professora que elaborou o projeto.

PARABÉNS AOS ALUNOS e À PROFESSORA que com dedicação realizaram um estudo importante e aos PAIS que colaboraram e incentivaram seus filhos.

6º ano ALFA: MOSTRA DE PROFISSÕES.

20/06/2018
Aluno(s)

Atividade

O professor Rodrigo Resende, da disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira, realizou um projeto de estudos de profissões, juntamente com os alunos do 6º ano.

Segundo o professor, “ o intuito do projeto nessa faixa etária, é informar aos estudantes a diversidade das profissões no mercado de trabalho e novas carreiras .”

Em um mundo contemporâneo com rápidas e significativas transformações é necessário que o aluno, desde cedo, perceba que precisa preparar-se diariamente em buscar informações e transformar em conhecimento todas as mudanças e novidades que ocorrem no mundo.

O professor, enfatiza ainda, que os alunos são orientados a preparar-se com o conhecimento científico para um mercado exigente e competitivo, mas afirma que “é de fundamental importância que a escola desenvolva nos alunos, um conjunto diversificado de habilidade e competências que farão a diferença.

Ainda, que trabalhe com eles a socialização, a comunicação, o trabalho em equipe e a responsabilidade social, encerra.”

A EQUIPE ALFA, parabeniza os alunos e professor. Agradece às famílias dos alunos que tanto incentivam e colaboram com os projetos da escola.

CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL NAS REDES SOCIAIS E PREVENÇÃO AO BULLYNG: Coordenador da Faculdade Alfa, ministra palestra para

15/06/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

As redes sociais são utilizadas intensamente pelas pessoas nos dias atuais. No entanto, a tecnologia avançada, as oportunidades de comunicação alargando horizontes, abriu espaço para uma nova convivência entre as pessoas.

Assim, a Equipe ALFA, comprometida em reforçar valores universais entre os jovens, promove ao longo do ano palestras informativas sobre temas importantes para o desenvolvimento humano.

O Coordenador da Faculdade Alfa, Professor Ms Anderson Fernandes Burnes, do curso de Sistemas para Internet, ministrou palestra para os alunos com informações importantes nos aspectos legais e sociais acerca de como se comportar nas redes sociais e evitar transtornos.

Segundo o Professor Anderson, “os jovens precisam ser orientados pela família e ser reforçado na escola, que é importante manter a privacidade nas redes sociais, cuidar com os comentários que machucam as pessoas, pensar antes de publicar e orientá-los que a tecnologia abriu um espaço muito grande para a comunicação séria e construtiva.”

6º Ano - Alfa: Trabalho sobre o gênero artigo de opinião e cartaz

15/06/2018
Aluno(s)

6º Ano

Atividade

Trabalho sobre o gênero artigo de opinião e cartaz. A atividade teve como intuito debates sobre os gêneros textuais cartaz e artigo de opinião e seus elementos composicionais.

Para a realização do trabalho foram produzidos artigos de opinião com os temas: Escassez de água, trabalho infantil, reciclagem de lixo e maus-tratos aos animais.

Após a realização dos artigos os eventuais trabalhos foram transformados em cartazes.

O trabalho teve como objetivo o debate crítico- reflexivo a conscientização e a socialização entre os alunos.

ENTREGA DE MEDALHAS DO 1º BIMESTRE – Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

15/06/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano, participam de uma premiação dos melhores resultados em notas do segundo Bimestre.

O objetivo é incentivar os alunos para o aprofundamento de estudos, muito além da premiação, já que desenvolvemos uma cultura no espaço escolar que estudar traz benefícios ao ser humano e será um componente importante para alcançar o sucesso profissional e social no futuro.

Ao mesmo tempo, os alunos que não alcançaram as notas para premiação são valorizados e acompanhados para que ocorra dentro de suas dificuldades o sucesso em notas e em conhecimento.

O clima de aprendizado é o mais importante na escola, assim, a equipe ALFA, propõe para os alunos metodologias e estratégias de ensino e aprendizado diferenciadas atendendo todos os perfis de alunos.

Parabéns a todos os alunos, pais e professores.

Palestra une pais, especialista e professores na abordagem do tema: Desafio dos pais na educação dos filhos.

15/06/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

A equipe Alfa, com o objetivo de contribuir com os pais na educação dos filhos, atuando em parceria, desenvolvendo ações que sejam significativas na formação de crianças e jovens.

O Palestrante Nailor, orientou os pais sobre os desafios que estes enfrentam ao educar os filhos, deparando-se com a tecnologia, violência e um país em crise em setores importantes como a educação e saúde, entre outros. Segundo ele, os valores e princípios são ensinados em casa, como por exemplo, solidariedade, respeito, normas, regras e as crianças e jovens aprendem e agem através dos exemplos dos pais.”

Dessa forma, ressaltou, “os caminhos e decisões que crianças e jovens tomam e escolhem, aprendem a partir da ação dos adultos ao seu redor.” Comentou ainda que, os pais devem ressaltar sempre que é preciso cultivar o bem individual e coletivo, e ensinar os filhos a conviverem harmonicamente com a família e toda a sociedade.

Ainda, os presentes puderam ser informados que muitas famílias dão importância exagerada aos aspectos materiais e tal atitude, influencia demasiadamente na formação do ser humano, já que atribui-se mais valor aos objetos do que na pessoa.

Por fim, o palestrante reafirmou a importância das crianças e jovens terem uma educação formal em uma escola de excelência que prima pelo bem estar dos alunos e sua formação integral.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS PARA UOPECAM

15/06/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano, foram convidados pelas voluntárias da Instituição Uopecam a realizarem doações de alimentos para suprir a demanda do Hospital.

Dessa forma, além da contribuição que as famílias dos alunos ALFA realizaram ainda, os alunos percebem a importância da doação, mas também do funcionamento e necessidades básicas que a área da
Saúde, enfrenta no cotidiano para atender com excelência os pacientes e seus familiares.

Obrigada aos pais Alfa, alunos e as voluntárias .

6º ano ALFA: participam de um curso de interpretação de texto e gramática

08/06/2018
Aluno(s)

6º ano ALFA

Atividade

Os alunos do 6º ano ALFA, participaram do curso oferecido pela equipe Alfa para aperfeiçoamento da disciplina de Língua Portuguesa.

O professor Luis Steca, que ministrou o curso, comenta que “o objetivo das aulas é de atender às várias demandas de uma sociedade que prestigia a leitura como um fenômeno social, refletido principalmente na comunicação que o indivíduo estabelece com o mundo.”

Dessa forma, a escola cumpre sua função de oferecer ao aluno diferentes metodologias e estratégias de ensino para que este se aproprie do conhecimento e estabeleça metas de estudos.

9º ano ALFA: curso de gramática e enriquecimento do vocabulário.

05/06/2018
Aluno(s)

9º ano ALFA:

Atividade

A equipe ALFA, preparou um curso para os alunos do 9º ano, sobre a gramática e o estudo de vocabulário da norma culta, pois quanto mais intensa é a compreensão daquilo que se está lendo, mais o processo pedagógico atinge o resultado de formar um novo comportamento ou uma nova estrutura conceitual para o aluno.

Segundo o professor Luis Steca, que ministrou o curso, “considerando que os alunos, no próximo ano, ingressam no Ensino Médio, é indispensável estarem aptos a interpretarem todo e qualquer texto, independente de sua finalidade. Para tal, é necessário praticar estratégias de ensino diferenciadas, como a leitura de diversos textos e a sua escrita.”

Formar alunos para o mundo do conhecimento por meio da linguagem e escrita que sejam capazes de atender as demandas do futuro é um dos nossos objetivos e precisamos da parceria familiar para dar sequência e estímulos suficientemente bom para que o desenvolvimento do aluno seja contínuo.

9º ano ALFA: alunos recebem atendimento personalizado da disciplina de Matemática

22/05/2018
Aluno(s)

9º ano ALFA

Atividade

A professora Francielly Lisboa da disciplina de Matemática, organizou um atendimento aos alunos que demonstraram dúvidas no conteúdo durante as aulas.

Segundo a professora “os encontros são grandes oportunidades do aluno, além de um melhor entendimento do conteúdo, propicia uma relação de confiança entre professor e aluno”

E ao voltar com os colegas, em sala de aulas, o aluno acompanhará juntamente com a turma, progredindo em sua aprendizagem, resultando em excelentes resultados.

Essa é uma estratégia de mudança de metodologia e atendimento individualizado e diagnóstico que a equipe pedagógica faz questão de promover para beneficiar os alunos e a turma como um todo.

PROJETO FORMAÇÃO HUMANA -ALUNOS ALFA: qualidade de vida e atividades físicas.

22/05/2018
Aluno(s)

7° ano

Atividade

Os alunos do Ensino Fundamental II, após assistirem um trabalho de profissionais da Universidade Paranaense, com a coordenação do Professor Coordenador

Marcelo......................aprenderam a importância do acompanhamento da saúde para seu desenvolvimento pleno.

Os profissionais ministraram uma palestra sobre Avaliação da saúde (testes de força, flexibilidade, peso e IMC)

A escola, tem o objetivo de reforçar e incentivar a promoção da saúde entre os jovens, já que a família também ensina seus filhos a cuidar desse bem. Assim, os jovens projetarão em seu meio a saúde coletiva que expandirá para a sociedade.
Percebeu-se que os alunos tem uma excelente percepção sobre o tema, contudo, carecem de mudança de hábitos rotineiros para que os resultados possam ser progressivamente alcançados.

Assim, esta Instituição continuará colaborando na conscientização dos jovens com projetos, palestras e discussões que garantam a compreensão da importância da saúde na vida deles e de todas as pessoas.

SIMULAÇÃO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO: simulação para os alunos do 6º ano ALFA

11/05/2018
Aluno(s)

6º ano

Atividade

Nas aulas que antecedem a atividade, os alunos estudam temas relacionados à Pré-História, à expansão do homem pelo mundo e aos papéis de profissionais como arqueólogos, geólogos, geógrafos e biólogos em pesquisas sobre as eras.

O local onde é simulado o sítio arqueológico é preparado previamente com a produção dos reticulados e a acomodação de peças de cerâmica, barro, ossos e outros elementos. Os objetos são enterrados e os locais onde foram escondidos são fotografados. Durante a escavação os alunos também serão orientados e perceberão a presença das camadas do solo.
No dia da atividade, os alunos utilizam ferramentas que usarão na escavação, com baldes, peneiras, pincéis, luvas, e o material utilizado para catalogar as descobertas.

Após a escavação, os estudantes voltaram para a sala de aula, para que pudessem fazer as observações sobre os vestígios achados.

O projeto foi elaborado e executado pelos professores Allan ____________, Fernando Bertusso e Shesmman Fernandes, das disciplinas de Geografia, Biologia e História.

7º ano ALFA - Evolução das guerras na humanidade: do arco e flecha aos dias atuais.

11/05/2018
Aluno(s)

7º ano

Atividade

A disciplina de História, ministrada pelo professor Shesmman Fernandes, trata da organização da civilização ao deparar-se com a guerra. Segundo cientistas, até os dias atuais os exércitos adotam princípios militares inventados pelos macedônios, como a coordenação entre forças, o treinamento dos soldados, entre outros. Assim, o professor focou no que consiste em um armamento tão utilizado na época, que foi o arco e flecha, tanto para caça (sobrevivência) quanto para guerra (conquistas de novos territórios)

Dessa forma, os alunos tiveram oportunidade de assistir e participar de uma atividade de arco e flecha, para então, perceber as estratégias e técnicas necessárias para seu uso.

Com o objetivo de mostrar aos alunos que naquela época o uso dessa ferramenta foi um avanço muito expressivo para vencer uma batalha e ainda, que todos os eventos sejam de guerra ou de avanço do progresso de paz entre as nações, haverá sempre a necessidade de trabalho em equipe, concentração, foco, objetivo e persistência.

9° ano ALFA : aprofundamento de conteúdos de matemática

07/05/2018
Aluno(s)

9° ano

Atividade

A equipe ALFA ofereceu aos alunos um curso de aprofundamento de conteúdos de matemática. As aulas foram ministradas pela professora Francielly Lisboa que utilizou de metodologia diferenciada e levou os alunos a aprenderem o conteúdo e compartilhar seus conhecimentos com seus colegas.

De acordo com a professora, “os alunos que compreenderam logo o raciocínio para resolver os problemas propostos, colaborou com seus colegas, provando que o trabalho em equipe é muito interessante para quem aprende e ensina.”

A equipe ALFA, objetiva com esses cursos no período vespertino, habituar os alunos a estudarem em tempo integral, melhorar a participação individual e em equipe e ainda, preparem os alunos para ingressarem no ensino médio.

Os professores e a equipe pedagógica ALFA, acompanha os alunos nas suas dificuldades, buscando a solução das questões para que este alcance sucesso no aprendizado.

Palestra: Uso consciente e seguro da Internet – 6º ao 9º ano

03/05/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

PROJETO FORMAÇÃO Humana.

Reforçando a educação familiar que consiste na formação humana dos filhos, a equipe ALFA, além de cumprir com a função da escola que é a formação formal e intelectual dos alunos, ainda oferece durante o ano letivo uma formação que vislumbra a ampliação do conhecimento que se refere à apropriação pelo sujeito da experiência cultural acumulada. Ela é o espaço que promove a análise e generalização da realidade: o pensamento conceitual e consequentemente habilidades para a formação do ser humano.

Para tanto, a equipe ALFA promove palestras que contemplem temas como os princípios da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

Nessa temática sobre o uso consciente e seguro da internet, os alunos entenderam que a tecnologia é um bem comum. E utilizando-a de forma adequada, com respeito a si e aos outros, de modo livre mas consciente, assumindo a responsabilidade pelas suas ações, tornando-se um ser humano ético e importante para o bem estar da sociedade.

AULA DE ACOMPANHAMENTO DE MATEMÁTICA - 6º. Ano

30/04/2018
Aluno(s)

6º. Ano

Atividade

A equipe ALFA, promove um curso personalizado para os alunos do 6º. de conteúdos da disciplina de matemática. Conteúdos que permitirão aos alunos a seguirem com maior compreensão, elaboração de pensamento lógico matemático e ainda, de interpretação matemática.

Segundo a professora Francielly Lisboa que “a matemática fornece meios eficazes para compreendermos e atuar no mundo e é essencial na solução de vários tipos de problemas. Assim uma atenção especial aos alunos e minimizar as dificuldades naturais da disciplina”
Ressaltamos que contemplamos um ensino atencioso e profundo nessa disciplina para desenvolver nos alunos competências para compreender e transformar sua aprendizagem.

Lembrando ainda que, a aprendizagem em matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; resultante das conexões entre todas as disciplinas com o cotidiano nos seus diferentes temas.

PROJETO FORMAÇÃO Humana.

30/04/2018
Aluno(s)

Palestra: ORIENTAÇÃO DE FINANÇAS PESSOAIS – 9º ano

Atividade

O projeto consiste em palestras com profissionais de diversas áreas que buscam orientar e esclarecer dúvidas dos estudantes em relação a temas como: valorização da vida e educação no trânsito, drogadição, importância da família, empreendedorismo, uso consciente e seguro na internet, higiene pessoal e do ambiente, entre outros.

Durante a palestra, os alunos entenderam a importância de colaborar e participar junto à sua família na administração financeira de casa, compreendendo ainda como atitudes adequadas nas finanças contribuem para toda a sociedade.

A equipe ALFA entende que a formação do aluno perpassa a função primeira da escola, que é a formal e intelectual, ainda, reunimos todos os esforços para oferecer aos alunos o desenvolvimento nos aspectos sociais, psicológicos, afetivos e tecnológicos.

Assim, no futuro, os alunos de hoje, representarão uma sociedade mais crítica, cidadãos responsáveis e livres, capazes de aplicar o seu conhecimento em ações que vão além dos muros escolares.

ATIVIDADE FÍSICA PARA PAIS E FILHOS ALFA – 6º ao 9º ano

08/04/2018
Aluno(s)

Atividade

Mesmo com a nossa rotina, muitas vezes, conturbada não podemos deixar de acompanhar e influenciar positivamente no desenvolvimento do(a) nosso(a) filho(a).

A equipe Alfa, promoveu uma atividade física em FAMÍLIA com os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º. Ano).

A proposta do evento foi contribuir com os pais e alunos na prática coletiva de uma atividade física e ainda, criar vínculos que promovam a alegria, divertimento e saúde entre os participantes.

A atividade foi realizada na Praça do Japão, no período noturno, um local de fácil acesso e agradável para a prática de atividades como a proposta pelo professor.

De acordo com o professor da disciplina de Educação Física, “os hábitos da prática da atividade física, incorporados na infância e na adolescência, tendem a permanecer na fase adulta.

Além do que, os pais passam para os seus filhos, comportamentos, valores e, principalmente atitudes em relação à vida. “

ATIVIDADES FISICAS: Ensino Fundamental II (6º. ao 9º. Ano)

06/04/2018
Aluno(s)

(6º. ao 9º. Ano)

Atividade

O professor Marcos Coltro, da disciplina de Educação Física, em parceria com os professores do Sesc (academia) programaram uma aula de alongamento, expondo para os alunos e ao mesmo tempo orientando os mesmos a maneira certa para alongar o corpo bem como, da importância das pessoas realizarem todos os dias os exercícios que o professor propôs.

Apesar de todos terem conhecimento da importância do aquecimento e alongamento, antes e depois das atividades físicas, ainda são muitos que não os fazem por preguiça ou pressa.

Segundo o professor Marcos Coltro, “alongar-se é fundamental para a conclusão do treino ou atividade física, já que trata-se de uma atividade focada em aumentar a flexibilidade muscular, a qual tem a função de promover o estiramento das fibras musculares, que aumentarão seu comprimento “. Ou seja, quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada pelo mesmo e consequentemente, maior a sua flexibilidade.

É fundamental a realização de alongamentos antes e depois de atividades como corridas, andar de bicicleta, nadar, jogar tênis, subir escadas, musculação, entre outros exercícios desgastantes, já que estes promovem tensões e inflexibilidade.

No início, principalmente em pessoas sedentárias realizar alongamentos não é tarefa fácil, já que existe uma grande dificuldade e dor durante os exercícios, porém depois de algum tempo realizando o exercício regularmente, os movimentos se tornam mais fáceis e gostosos de se realizar.

CONSTRUÇAO DO DNA – 9º. Ano ALFA – aula dinâmica de Biologia.

02/04/2018
Aluno(s)

Atividade

A Professora Cibele Coqueiro da disciplina de Biologia do 9º ano, trabalhou com os alunos os conceitos e teoria da genética.

Logo após, propôs aos alunos, uma aula prática, pois segundo a Professora” A realização de aulas práticas experimentais torna o ensino de Biologia mais dinâmico, atrativo e é de crucial importância, uma vez que tal modalidade permite a articulação de ideias, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem dos discentes.”

Dessa forma, elaborou uma aula de tema abstrato utilizando-se o visual, o material manipulativo, em paralelo com a teoria para que os alunos compreendam de maneira significativa o conteúdo.

A atividade prática estimula o aprendizado das características da estrutura do DNA, de forma interativa e concreta.

Os alunos utilizaram a goma (bala de goma) que é um material colorido, sendo exatamente o que os alunos precisavam para atender à solicitação da professora.

A criatividade é uma capacidade intelectual fundamental, e é segundo ela que acontece tantas invenções e as grandes descobertas cientificas.

Assim, conclui a Professora Cibele, “o ensino dos conteúdos de Biologia não pode focar na metodologia da transmissão e aulas expositivas.

E sim, o professor deve possibilitar estratégias que o aluno atue sobre a construção do seu conhecimento”

EMPREENDEDORISMO e EDUCAÇÃO FINANCEIRA: 8º ano

27/03/2018
Aluno(s)

ALFA, visita loja de Umuarama para estudar, na prática, conteúdos de sala de aula.

Atividade

Os alunos do 8º ano ALFA, participaram de uma visita a uma loja de produtos esportivos de Umuarama, com o intuito de frisar e aprimorar os conteúdos aprendidos em sala de aulas, na disciplina de Empreendedorismo e Educação Física, ministrada pelo Professor Rodrigo Resende e que faz parte do currículo escolar.

Os alunos foram recebidos pelo gerente comercial Júlio Chaves que desenvolveu um trabalho fantástico mostrando princípios administrativos na pratica, como: Layout da loja, estoque, formação de preços, organograma e funções.

O professor Rodrigo disse a esse site que “este trabalho está inserido no planejamento da disciplina e faz parte da grade curricular escolar do Colégio ALFA. Completou que, teoria e prática na área de empreendedorismo e finanças possibilitando a formação de jovens e adultos comprometidos com o seu próprio futuro e mais conscientes em relação a sua vida financeira.

“O gerente Júlio ressalta que “em sua época isso não existia e ficou feliz em conhecer e colaborar com o projeto, pois acredita que esse engajamento dos alunos trará grandes benefícios no futuro em uma nova visão de fazer comércio.

Crianças que estão em contato com conteúdos teóricos e práticos do comércio e finanças e que desde pequenos aprendem a poupar, consumir conscientemente, investir de forma correta e serem os protagonistas das suas vidas.

“Dessa forma, o Professor da disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira conduz os alunos em busca de um aprendizado significativo e de importância para a atuação futura dos jovens.

AULAS DE ROBÓTICA para os ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ( 6º ao 9º ano)

26/03/2018
Aluno(s)

Atividade

O estudo da Robótica consiste em levar o aluno a aprender todos os benefícios que a tecnologia nos oferece, através de um estudo multidisciplinar.

Atualmente a robótica tornou-se indispensável em nosso cotidiano, exemplo disso é a máquina de lavar, computador, micro-ondas, geladeira, entre outros. Com ela, os estudos devem priorizar e objetivar o avanço da tecnologia quanto ciência da informação e comunicação para o bem estar coletivo e individual.

Para os alunos e o professor realizar todas as tarefas, é necessário muita concentração e muito trabalho já que o robô que será construído terá o objetivo de simular ações humanas.

Assim, as aulas geralmente serão desenvolvidas em grupos, incentivando desta forma o trabalho em equipe, onde haverá compartilhamento de conhecimentos, busca de soluções para os freqüentes obstáculos, a fim de chegar ao resultado desejado.

Além do uso da tecnologia os alunos explorarão o material, durante as aulas práticas, manipulando-os visando, em equipes, cumprir as tarefas propostas, através de tentativas, reflexão e construção.

Ressaltando que as discussões mais freqüentes é a busca de soluções para montar o robô, fazê-lo andar, pegar objetos, etc.

Durante as aulas, diante das propostas do professor, exigirá dos alunos a assimilação do problema gerado, para então, acomodá-lo e através do seu conhecimento teórico, encontrar uma solução, aplicando a prática.

Aliando a teoria e prática, a aula de robótica, segundo o professor Fernando, “desenvolve o trabalho em equipe, o auto desenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia, responsabilidade, postura empreendedora, etc.”.

Portanto, quando estamos trabalhando com a Robótica na Educação, automaticamente estamos relacionando com inúmeros aspectos importantes da educação e outras disciplinas que integram o currículo escolar.

COLÉGIO ALFA PROMOVE PALESTRA DE FORMAÇÃO HUMANA PARA OS ALUNOS: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – Ensino Fundamental II

21/03/2018
Aluno(s)

6º ao 9º ano

Atividade

Um trânsito seguro e a paz no trânsito é o sonho de todo cidadão. Mas o cidadão precisa compreender que ele precisa mudar suas atitudes em relação à sociedade como um todo.
Assim, a escola vem contribuir com a formação do aluno, no sentido de conscientizar e formar uma cultura diferente em relação ao trânsito e valorização da vida. A família ensina valores para os filhos e a escola tem a iniciativa contribuir no reforço desses valores, como o respeito ao próximo pra a proteção da vida, que é o nosso bem maior.
Segundo a palestrante, Cristina Crevelare, profissional que atua no Detran de Umuarama, “a educação no trânsito nas escolas tem objetivo de auxiliar, além da formação de valores, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito”.
No dia a dia, o cidadão assume diversos papéis, em diferentes momentos: pedestre, passageiro, condutor. Sendo assim, a cooperação mútua, a gentileza e a tolerância é indispensável em cada uma das situações
Mais um evento que vem contribuir para a formação humana dos nossos alunos.

I Campeonato de bets ALFA: pais e alunos do 6º. E 7º. Ano

19/03/2018
Aluno(s)

Atividade

Nesse, sábado pais e alunos do 6º. e 7º. Ano participaram de uma atividade esportiva organizado pelo Professor Lucas Gregório, da disciplina de Educação Física.

De acordo com o professor, “o evento teve como objetivo o resgate de uma atividade esportiva do passado, o incentivo pela pratica de esportes e ainda, o estabelecimento de vínculos entre escola e família”

O jogo de Bets desenvolve habilidades de deslocamento, de manipulação, socialização, tempo-espaço e coordenação motora. E um jogo de regras e colabora para o desenvolvimento do aluno na busca de estratégia e metas.

A EQUIPE ALFA, agradece e parabeniza a FAMÍLIA ALFA pela presença e participação.

AULA PRÁTICA 9º ano: fenômenos químicos - Segundo episódio

15/03/2018
Aluno(s)

Atividade

Após a aula teórica e demonstração de um experimento, o Professor Elvis Rocha, finalizou o conteúdo com uma mega aula no laboratório de química e física, na unidade do Pré-Vestibular ALFA.

Os alunos foram divididos em duas turmas.
O primeiro grupo ficou na praça de alimentação realizando questionamentos teóricos acerca do conteúdo.

Enquanto o segundo grupo, participava na prática para perceber as hipóteses levantadas anteriormente, provando através da experiências os fatos científicos.

Segundo o professor, a metodologia do professor é muito importante no aprendizado. Dessa forma, o caminho é a apresentação para o aluno, de aulas instigantes, dinâmicas e focadas no objetivo da aprendizagem.

AULA TIRA DÚVIDAS DE MATEMATICA- Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano)

14/03/2018
Aluno(s)

Atividade

As professora Francielly Lisboa e Jane Marques, da disciplina de Matemática do 6º ao 9º ano, realizaram um encontro tira duvidas com os alunos, afim de revisar o conteúdo de matemática desse início do ano.

Segundo a professora Francielly, “as pessoas são diferentes, vêm de ambientes distintos e com dúvidas particulares e assim, é natural que o estudante passe por dificuldades em determinado conteúdo.

Dessa forma, acreditamos que alcançaremos bons resultados em relação à aprendizagem da matemática.

Já a professora Jane, lembra que “ mesmo os alunos que tem habilidade para a disciplina, tem dedicação, deixa de compreender alguns detalhes do conteúdo que fazem a diferença no momento de desenvolver um exercício. Assim, esse encontro, leva os alunos a terem consciência que devem procurar ajuda e que isso faz parte da matéria. “

As aulas tanto no período da manhã quanto do tira duvidas, são interativas e participativas, instigando o aluno a buscar as informações e aprofundar no conteúdo.

Educar para a saúde: contribuição da escola como reforço da educação familiar.

12/03/2018
Aluno(s)

Atividade

Os alunos do 6º e 7º ano, participaram de uma palestra educativa onde os profissionais da área de saúde da Universidade Unipar, ressaltaram a importância da saúde para o convívio social no espaço escolar. Segundo a palestrante, “ser saudável é também estabelecer bons hábitos de higiene e compreender que nosso corpo precisa e merece ser cuidado e que esse tratamento traz muitos benefícios para a nossa vida”
A escola, ao promover atividades educativas voltadas para a saúde e higiene, de forma contextualizada, reforça a educação familiar e garante a parceria entre escola e família, tão importante para o desenvolvimento dos jovens.
Dessa forma, os estudantes conseguem atuar em favor da melhoria dos hábitos de higiene pessoal e do ambiente, favorecendo o convívio harmonioso com toda a comunidade escolar.
Conscientizado, o aluno percebe que atitudes de higiene o ajudam a viver melhor, assim, fica motivado a colocá-los em prática diariamente. Aí a escola torna-se o mediador entre aluno e família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Por fim, o objetivo é colaborar com o desenvolvimento saudável e harmonioso de nossos alunos.

APRENDENDO GÊNERO TEXTUAL: BIOGRAFIA – 9º Ano ALFA

08/03/2018
Aluno(s)

Atividade

A professora Kássia da disciplina de Produção de Texto, trabalhou o gênero textual, a biografia com os alunos do 9º ano.

A professora iniciou sua aula falando sobre o gênero textual, teorizando os conceitos da biografia, importância. Ressaltou que na vida escolar os alunos tem contato com diferentes gêneros textuais, como fábulas, poemas, contos de fadas, anedotas e histórias em quadrinhos.

Os alunos foram pesquisar no laboratório de informática do Colégio, a biografia de uma personalidade, onde tiveram contato com o texto e seu formato. Entenderam a construção da linha do tempo, reconheceram as características do texto, a finalidade e interpretaram biografias.

A partir daí, a professora de Produção de texto, solicitou aos alunos uma produção de uma biografia. A professora em seguida, irá ler, corrigir e juntamente com o aluno, analisar a sua compreensão e acertos que deverá fazer no trabalho.

A professora, comenta que “trabalhar com biografia com os alunos é um momento prazeroso, desenvolve a curiosidade e estimula a escrita dos demais gêneros textuais”.

ATIVIDADES FÍSICAS: importante ferramenta para o desenvolvimento saudável dos jovens.

03/03/2018
Aluno(s)

Atividade

Os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano), juntamente com os professores Marcos Coltro e Lucas Gregório, da disciplina de Educação Física, iniciam o ano letivo, dialogando, incentivando e discorrendo teoricamente sobre qualidade de vida, saúde e atividades físicas.

Na prática, demonstram para os mesmos as atividades fundamentais para o desenvolvimento deles, de forma prazerosa e lúdica.

Durante o ano letivo, os professores promovem vários projetos com os alunos com o objetivo de incentivar e motivar na prática de atividades esportivas, sempre ressaltando a importância das mesmas para a saúde física e mental.

Os professores já estão organizando torneio de Bets, queima, tênis de mesa e ainda, está programado o ALFA GAMES, onde os alunos terão mais de 15 modalidades para participarem com os colegas.

PROJETO TAREFAS: acompanhamento de tarefas no período da tarde.

03/03/2018
Aluno(s)

Atividade

Os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) dispõem , no período da tarde, de um projeto de acompanhamento personalizado de tarefas.

Os professores são especializados nas áreas do saber, os atendimentos são realizados de 2ª. à 5ª. feira, o que permite a revisão e manutenção do conteúdo estudado, além de proporcionar o aprofundamento da matéria com resolução de exercícios complementares.

Os professores acompanham e organizam juntamente com o aluno a rotina de estudos, orientam nas tarefas e trabalhos e incentivam os alunos ao estudo contínuo das disciplinas escolares.

O objetivo do projeto visa a autonomia do estudante na busca pelo conhecimento, planejando os estudos diários, criando hábito e eficiência em estudar.

JORNAL NA SALA DE AULAS

28/02/2018
Aluno(s)

6 ao 9º ano

Atividade

O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

O professor André, da disciplina de Jornal alia a língua portuguesa com conteúdos que mostram a realidade social, colocando o aluno na vivência e reflexão da atualidade, chamando-o à formação de um ser ativo e participativo no mundo que vive.

As aulas promovem a discussão, reflexão e ação entre os alunos, que levam para suas casas opiniões, informações e reflexões importantes de fatos que estão ocorrendo no cotidiano.

Além disso, o professor trabalha a oralidade, a socialização, a exposição de idéias, a concentração e a escrita.

Uma aula que proporciona aos alunos agregarem valor, entenderem o significado da língua portuguesa e enriquecerem informações e vocabulário adequado para discorrer sobre um tema atual e importante para a sua formação.

9º ano ALFA – AULA DE QUÍMICA

23/02/2018
Aluno(s)

9º Ano

Atividade

Os alunos do 9º ano tiveram a primeira aula de química do ano letivo e o professor já iniciou os principais conceitos da matéria. O professor Elvis, iniciou sua aula com a seguinte afirmação:: “As combinações entre as substâncias são fenômenos químicos. Esses fenômenos são chamados de reações ou transformações químicas.”

O conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo. Dessa forma, as estratégias e metodologias que o professor utiliza no momento de ensinar faz toda a diferença. Assim, os alunos tiveram uma aula teórica que será praticada em seguida, no laboratório de química.

Segundo o professor, “o aluno necessita estar ciente das aplicações permeados pela Química, bem como sua influência em diversas outras áreas do saber.”

Durante o ano, as aulas teóricas e práticas serão constantes nas aulas de Química do 9º ano ALFA.

Início das Aulas 6º Ano ALFA: Acolhimento, interação família / escola e alegria

16/02/2018
Aluno(s)

6º Ano

Atividade

Os pais e alunos do 6º ano ALFA foram recebidos pela equipe de professores com o objetivo de atender as necessidades da faixa etária que se encontram os alunos e estreitar laços entre professores, alunos e pais.

O fato dos alunos do 6 ano iniciarem as aulas em dia diferente dos demais séries, significa para ele a exploração e a adaptação da instituição de ensino e o trabalho de todo o grupo em um espaço escolar onde somente os alunos desse ano estarão envolvidos. Além disso, conheceram os professores foram as salas de aulas, os laboratórios e todas as dependências do Colégio e ainda, foram informados de funcionamento dos horários e todo o cotidiano escolar.
Paralelamente, os pais dos alunos foram recebidos por profissionais da equipe pedagógica e informados de vários temas que serão importantes no acompanhamento dos filhos.

Segundo o diretor Luiz Carlos Rodrigues, “ a escola deve cumprir um currículo formal dos conteúdos, no entanto, essa Instituição prima pelo excelente atendimento aos alunos e pais e ainda, na colaboração com a família reforçando os valores universais”.

Os pais e alunos tiveram acesso à plataforma digital ( P+), ferramenta exclusiva do Colégio para instrumentalizar os professores e alunos, atendendo as tendência tecnológicas mais inovadoras.

Para os alunos o primeiro dia, superou as expectativas e minimizou possível ansiedade de enfrentar o novo. Perceberam que terão apoio, acompanhamento, afeto e segurança.
Os alunos do 6º ano e a família participaram de momentos importantíssimos e agradáveis, porque escola é para ser dinâmica, acolhedora, formadora e competente .

ENTREGA DE MEDALHAS DOS MELHORES RESULTADOS DO 4º Bimestre

14/12/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

Os pais e alunos Alfa, vivenciaram momentos de emoção na entrega de medalhas dos alunos que obtiveram o melhor resultado no 4º bimestre.
Trata-se de um incentivo para todos alunos do Ensino Fundamental II para dedicarem-se nos estudos, não à título de competição, mas de estímulo para um esforço reconhecido.

Na ocasião, o gestor do Colégio, ressaltou a importância da família para educação dos filhos, no tocante ao acompanhamento da vida social, escolar e também das relações de amizade nas redes sociais. Segundo Luiz Carlos, a família é um dos segmentos fundamentais da sociedade para o desenvolvimento saudável dos filhos e que tanto a escola como tantas outras instituições reforçam os princípios e valores cultivados no seio familiar. Que o espaço-tempo escolar tenha função da formação intelectual, mas contribui com a humana também. Por fim, parabenizou os alunos e agradeceu os professores e pais.

Os alunos são orientados pelos professores diariamente sobre o hábito de estudar e segundo a Coordenadora Pedagógica que também participa desse processo diz sempre à eles que “tudo que vocês fizerem com determinação será recompensado, mesmo que não tenha sucesso a curto prazo, mas devem sentir-se um(a) vencedor”
No momento da homenagem aos alunos e pais, foi reforçado a ideia que “para ser vencedor não é preciso chegar em primeiro lugar, e sim estar entre os melhores”.

Aos alunos desejamos que continuem persistentes no objetivo traçado pela família e escola. À família a equipe Alfa, agradece a confiança e parceria.
“VENCER É UMA QUESTÃO DE PERSEVERANÇA E DISCIPLINA, E NADA MAIS IMPORTA PARA ALCANÇAR O SUCESSO.”

Parabéns.

AULAS PRÁTICAS DE INGLÊS PROMOVEM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO

04/12/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

A teacher Sandra Paulichi, da disciplina de Inglês trabalhou o conteúdo teórico Directions ( direções) , prepositions of place e directions places of city , com os alunos do Ensino Fundamental II ( 6º ao 9º ano) e após a compreensão do mesmo, a professora desenvolveu uma aula prática sobre o mesmo assunto com o propósito de vivenciar os conteúdos sobre lugares da cidade, instruções para chegar a um ponto de referência, sentidos opostos, paralelas e transversais.

Dessa forma, a escola cumpre seu papel que é formar cidadãos capazes de se expressar de forma competentes, oralmente e por escrito, para que possam comunicar-se em uma sociedade globalizada, de forma eficaz.

Ainda segundo a teacher Sandra, “ as aulas de Língua Inglesa devem dar espaço ao aluno para discussão de assuntos importantes e práticos para a formação do aprendiz, tornando o processo de aprendizagem significativos para os participantes.

Parabéns alunos e professora.

ALUNOS RECEBEM TROFÉU ALFA 2017

01/12/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

O prêmio Troféu ALFA visa incentivar os alunos a alcançarem a excelência em seus estudos, valorizando o conhecimento e ainda, aprimorar-se no desenvolvimento da sua formação humana fundamentada na família.
Assim, os(as) alunos(as) escolhidos(as) pela equipe pedagógica, colaboradores e funcionários é aquele que preenche critérios como bons resultados em notas, comportamento, relacionamento interpessoal adequado, convivência saudável com professores,participação da família, entre outros.

Temos consciência que centenas de jovens são merecedores desse troféu, tornando-se uma tarefa difícil para escolher um único aluno, já que as diferenças foram mínimas e as qualidades inúmeras.

Assim, a escola desenvolve uma consciência de que o sucesso é algo a ser conquistado quando a sinceridade, a humildade e a dedicação está dentro de nós. E que para o sucesso não é preciso ser o melhor, mas sim querer estar entre os vencedores.

Mais do que o prêmio, esse projeto têm o lado pedagógico muito valorizado, onde cada ano haverá mais alunos empenhados em aprofundar conhecimentos.


A escola de excelência é aquela que busca incansavelmente a aprendizagem de seus alunos, levando-os a darem o melhor de si e ter ciência do que estão buscando. Os seres humanos são competitivos, mas a escola deve contribuir para que percebam que toda competição deve ser saudável e honesta. E que o reconhecimento vem através de muito esforço, dedicação e perseverança.

Os homenageados em 2017, com o Troféu ALFA, foram os alunos:

Maria Fernanda 7º ano
Mylena 8º ano
Luana Lisik 9º. A

Parabéns a todos os alunos e Família.

FEIRA DE ARTE DOS ALUNOS DO 6º ao 8º ano

28/11/2017
Aluno(s)

6º ao 8º Ano

Atividade

Durante o ano letivo, a professora Nathália Biancardine, da disciplina de Arte, trabalhando com os alunos aulas teóricas e práticas sobre a História da Arte. Nas provas, contemplou questões pertinentes para a compreensão do conteúdo teórico, contribuindo par o desenvolvimento cognitivo, sendo possível alcançar novos e diferentes níveis de crescimento.

A Escola nesse sentido,explica a professora da disciplina, “ oferece aos alunos oportunidades de aprendizado através da obtenção do conhecimento significativo, propiciando positivamente no desenvolvimento intelectual,importantíssimo para a formação da criticidade e sua inserção na sociedade”.

Assim, para finalizar o ano letivo, os alunos apresentaram uma mostra de Arte que revelou , na prática, todos os conteúdos apresentados pela professora.

O objetivo da mostra conseguiu dimensionar o aprendizado, aprimorar o potencial comunicativo dos alunos, o fortalecimento de vínculos afetivos nas equipes, a valorização do conteúdo e aumentar o interesse dos alunos pelo conteúdo artísticos e musicais, elementos que promovem o desenvolvimento humano.

Parabéns aos alunos e professora

Projeto Natal do Coração

27/11/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

Equipe ALFA e alunos do 6 ao 9 ano, participam de Projeto Natal do Coração, através da doação de uma bola que será doada para crianças da Escola Municipal Candido Portinari e CEMEI.

O intuito é que a doação venha espontaneamente, do apelo da compaixão, empatia e carinho. Além da consciência coletiva que todo cidadão em construção deve ter, buscamos a ação concreta dos nossos alunos para que eles vivenciem momentos de realidade em que vivem tantas crianças.

A formação Humana faz parte do dia a dia dos nossos alunos, com o trabalho de projetos priorizando o desenvolvimento de princípios e valores tais como: cooperação, solidariedade, criticidade, cidadania, sustentabilidade, amor ao próximo, tolerância e convivência com a diversidade.

VALORES ESTES que cultivados fazem do mundo um lugar melhor para vivermos.

Agradecemos a todos os familiares dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio que colaboraram imensamente com o sucesso desse projeto.
Aos nossos alunos e professores, nossos agradecimentos.

Alunos ALFA realizam doação de óleo de cozinha usado para Cooperativa de Umuarama

22/11/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano após participarem do processo de coleta de óleo usado, da aula teórica de química e de sustentabilidade, da confecção do sabão em pedra com receita caseira, da apresentação na Feira do Empreendedorismo, ainda fizeram a doação do restante do óleo de cozinha coletado para a Cooperuma (Cooperativa dos Trabalhadores e prestadores de serviços na Reciclagem de resíduos sólidos de Umuarama).

A Cooperativa informou aos alunos que comercializa o óleo de cozinha usado para empresas credenciadas e autorizadas por órgãos específicos que transformam o óleo em biodiesel. O valor arrecadado do óleo de cozinha é revertido para os trabalhadores e catadores da Cooperativa.
Dessa forma, os alunos finalizaram o projeto cientes de que as informações que receberam durante processo de coleta até seu final, resultaram em conhecimento significativo e muito eficaz na formação de responsabilidade individual e coletiva.

FEIRA DE EMPREENDEDORISMO ESTIMULA ALUNOS À CRIATIVIDADE, AUTOCONFICANÇA , TRABALHO EM EQUIPE E LIDERANÇA.

10/11/2017
Aluno(s)

Atividade

A disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira que já faz parte do quadro de disciplinas do 6 ao 9º ano, promove anualmente a Feira Jovem Alfa Empreendedor e segundo o professor Rodrigo Resende , “ atualmente e não basta apenas ter vontade para se tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso, é preciso contar com a orientação e a preparação adequadas”, ressalta ainda que “ é através dela que os alunos podem ser estimulados a ter ideias criativas, persistência, comprometimento e autoconfiança. O planejamento do conteúdo de uma aula de empreendedorismo deve partir da ideia de transformar a realidade em que os alunos se inserem. “
O propósito da Feira é de incentivar a criatividade e a reflexão dos estudantes através da elaboração, reflexão dos alunos através do estudo e apresentação de projetos científicos e tecnológicos em diversas áreas do conhecimento.
Dessa forma a equipe de professores e alunos, assume um importante papel social incentivando a própria cultura e investigação, desenvolvimento habilidades e competências tão importantes para a formação integral do futuro cidadão.
A Coordenação Pedagógica acrescenta que “ esse aprendizado dialógico no processo ensino e aprendizagem é fundamental através da troca e nesse momento o professor exerce sua principal função, de orientador do processo e facilitador da aprendizagem”
Parabéns a todos os professores que desenvolveram o trabalho interdisciplinar, alunos, pais e ao professor orientador da disciplina de Empreendedorismo, Rodrigo Resende.

PROJETO SUSTENTABILIDADE : A Importância de Reciclar o Óleo de Cozinha

10/11/2017
Aluno(s)

Atividade

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – REUTILIZAÇÃO – RECICLAGEM E REDUÇÃO

Para colaborar com a preservação do meio ambiente , especificamente da água, já que, a capacidade poluente da substancia contida no óleo é muito alta ( 1 litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água), prejudicando a oxigenação, matando as plantas e peixes, os alunos do Ensino Fundamental II, iniciaram o projeto de coleta de óleo de cozinha usado para evitar a contaminação do meio ambiente.

Com o professor Elvis Rocha, da disciplina de Quimica, do 9º ano , os alunos estudaram as reações químicas ocorridas na confecção do sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha.

Assim, aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão. Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de saponificação.

Òleo ou gordura + base -> Glicerol + sabão
http://quimicasemsegredos.com/sabao-caseiro-com-oleo-de-cozinha-utilizado-reacao-de-saponificacao/

O segundo passo foi colocar em prática a fórmula química e seguir a receita do sabão caseiro. Nesse momento , os alunos ficaram encantados de vivenciar a teoria na prática. Após a conclusão da receita do sabão, os alunos utilizaram o jornal para embrulhar, com o intuito de reutilizar as folhas que tinham sido usadas na aula de jornal.

Por último, os alunos participaram da Feira Jovem ALFA Empreendedor e demonstraram na teoria e na prática todo o processo percorrido até chegar no sabão caseiro.

Coleta de óleo usado pelos alunos + estudo das reações químicas + confecção do sabão + demonstração do produto na Feira Jovem Alfa = informações e conhecimento da importância da preservação do meio ambiente, estudos de química, formação ecológica e sustentável.
O restante do óleo coletado que foi doado pelas famílias dos alunos, será doado para uma entidade que faz o sabão caseiro.
A professora Cibele Coqueiro, da disciplina de Biologia e Ciências ressalta que “ é possível, sim educar jovens para que desenvolvam atitudes mais sustentáveis. Durante todo ano letivo, adotamos atividades e projetos que trabalham temas como reduzir, reutilizar e reciclar”.

Segundo o professor Elvis Rocha, “a escola com um fim de formação humana colabora para mostrar aos alunos que caminhos existem para que o nosso planeta seja preservado. Os alunos perceberam que para evitar qualquer problema futuro para o meio ambiente será precisa uma postura mais consciente de todos”.

Dessa forma, a equipe pedagógica parabeniza todos os alunos que participaram do processo de alguma forma e aos professores pelo comprometimento e direcionamento do trabalho.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO para alunos nos estudos

08/11/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

Os alunos do 6 ao 9 ano, tem à sua disposição o atendimento personalizado no período vespertino durante todo o ano.

O atendimento tem como objetivo auxiliar na organização das tarefas diárias do aluno e no estudo contínuo das disciplinas escolares. Realizada individualmente com o professor orientado, o espaço de estudo é preparado de maneira que haja concentração, tranquilidade e o desenvolvimento do aluno em buscar seu conhecimento.

Segundo a Coordenação Pedagógica, " durante o atendimento cada aluno é analisado e definido pelo professor as estratégias mais adequadas às necessidades próprias. Assim, o aluno é acompanhado em toda sua evolução e atendido em suas possíveis dificuldades".

Ao final das atividades diárias, os alunos são encaminhados para atividades recreativas que ajudam no descanso e na sua socialização, respeitando sua faixa etária e desenvolvendo atividades que levem à diversão e entretenimento tão importantes para sua formação intelectual integral.

Projeto Natal do Coração

08/11/2017
Aluno(s)

Atividade

Equipe ALFA e alunos do 6 ao 9 ano, participam de Projeto Natal do Coração, através da doação de uma bola que será doada para crianças.

O intuito é que a doação venha espontaneamente, do apelo da compaixão, empatia e carinho.
Uma bola pode brincar uma criança ou muitas e muitas.

A brincadeira com bola provoca a UNIÃO, COOPERAÇÃO, TOLERÂNCIA, AMIZADE E RESPEITO.
VALORES ESTES que cultivados fazem do mundo um lugar melhor para vivermos.

PARTICIPEM COM O CORAÇÃO !

6º ano 2018 - alunos do 5º ano, participam de aula especial

31/10/2017
Aluno(s)

5º Ano

Atividade

Os professores do 6º ano ALFA, prepararam uma aula especial para os alunos do 5º ano ALFA, para demonstração de

conteúdos e iniciar a preparação dos alunos que ingressarão uma fase nova em suas vidas.

Na ocasião , os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e estabelecer laços afetivos com o educador.

Segundo os professores, " esse encontro antes do início do ano letivo, firma uma relação harmônica do aluno com a escola, conteúdo e com os educadores . Assim, alicerçamos o nosso trabalho pautado no acolhimento, afeto e qualidade de ensino."

A aprendizagem dos alunos é muito importante para a equipe e sabemos que o sucesso dos mesmos está atrelado ao bem estar dos mesmos. Sendo assim , os professores e a equipe de funcionários estão sempre inovando e compreendendo profundamente a faixa etária que encontram-se esses alunos.

Parabéns aos alunos e professores.

Alunos 6º ao 9º ano ALFA simulados bimestrais

31/10/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

Os alunos encontraram no decorrer do ano, realizando os simulados um feedback do seu desempenho em cada matéria, para que a partir de então, juntamente com os professores, planejar uma estratégia de estudos e aprofundamento de conteúdos.

Os professores, orientam os alunos para aproveitarem o conhecimento passado nas aulas e assim, proporcione um ambiente eficaz para o estudo e aprendizagem constantes, pois esses são pontos essenciais para uma aprendizagem significativa.

Dessa forma, os alunos são incentivados a investirem em suas habilidades e acreditarem em seu potencial como ingredientes eficazes para o sucesso. Estratégia eficiente para a formação intelectual do aluno, que gradualmente vai construindo seu conhecimento.

9º Ano ALFA: Acompanhamento Personalizado Para os Alunos

31/10/2017
Aluno(s)

9º Ano

Atividade

O professor Elvis Rocha, das disciplinas de Química e Física tem desenvolvido conteúdos teóricos e práticos em suas aulas.

Este projeto está possibilitando o envolvimento dos alunos em atividades pedagógicas motivadoras e inovadoras para a aprendizagem das disciplinas de Química e Física . Os professores estão desenvolvendo atividades práticas atrativas , de maneira que os alunos participam com maior interesse dos conteúdos ministrados em sala de aula, além de levarem os seus alunos a desenvolverem habilidades para trabalhos colaborativos e cooperativos. Os alunos estão aprendendo de forma efetiva e motivadora.

Segundo o professor, " torna-se cada vez mais relevante organizar espaços de interação para que os professores e alunos exerçam uma busca de conhecimento mais dinâmico e interativo, que possam provocar e encaminhar os educandos em suas aprendizagens, para prosseguirem/progredirem em seu desenvolvimento e formação, movidos pela perspectiva cada vez maior de aprendizagem significativa."

A Coordenação, ressalta ainda que " a experiência deve estar intimamente ligada aos conhecimentos teóricos. Para assim, haver uma associação de objetivos levando o aluno à descoberta de maneira cada vez mais autônoma e por meios diversificados."

Um aprendizado crítico e consciente, em que o aluno cria suas próprias soluções para os problemas e desafios do conteúdo.

Melhores Médias Bimestrais - 3º Bimestre

26/10/2017
Aluno(s)

6º ao 9º Ano

Atividade

A EQUIPE ALFA parabeniza aos ALUNOS e seus PAIS pelos melhores resultados bimestrais em notas.

Parafraseando Ayrton Senna, se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.

Alunos ALFA: todos nossos alunos, possuem potencial para obter sucesso. Confiamos em vocês. Dediquem-se.

Assinado: Equipe Alfa

8º ano ALFA: alunos visitam o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM

24/10/2017
Aluno(s)

8º Ano

Atividade

Os alunos do 8º ano , visitaram o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM a fim de conhecer os conceitos básicos dos ambientes temáticos como a paleontologia, flora e fauna brasileiras, orquidário, o Cérebro Humano, a ludoteca de Física, Inclusão digital, Morfologia humana e animal e Química para a vida.

Segundo a Professora da disciplina de Ciências no 8º ano, Cibele Coqueiro,“ o objetivo foi conhecer o museu para que os estudantes tivessem a dimensão de um espaço entre três áreas de estudos: Física, Química e Biologia. Estudos estes que serão incluídos no 9º ano. Assim os alunos iniciarão as informações acerca das disciplinas”.

A Escola deve incentivar os alunos para o interesse pela pesquisa científica e procurar conhecer e encontrar significados diferenciados na construção do conhecimento da área de Ciências.

Entendemos que quanto maior a fundamentação teórica e o envolvimento nas atividades práticas maior será a construção de uma aprendizagem significativa.

CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA PARA OS ALUNOS DO 9º ano ALFA

18/10/2017
Aluno(s)

9º Ano

Atividade

Para aliar a teoria de sala de aula e a prática do conteúdo de química, o professor Elvis que ministra aulas de Física e química no 9º ano ALFA, prepara aulas contextualizadas para que o estudante tenha uma compreensão ampla do conhecimento.

Segundo o professor, “ através da aula teórica e prática, deve-se buscar correlacionar a disciplina de química com o cotidiano dos alunos, o que além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pode fazer com que os mesmos desenvolvam um lado crítico sobre os fenômenos que circundam o ambiente em que vivem e a importância destes em suas vidas, seja individual ou coletivamente.”

Neste sentido, a metodologia utilizada pelo professor através do uso de abordagens que caracterizam o processo teoria e prática , dentre elas destacam-se as aulas experimentais e contribui para o processo ensino aprendizagem.

PROFESSOR DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO ALFA, RODRIGO RESENDE, PROMOVE PALESTRA COM O MENINO THIAGO

16/10/2017
Aluno(s)

6º ao 9º

Atividade

Com o objetivo educativo, a Educação financeira e Empreendedorismo no Colégio ALFA, buscar desenvolver nos jovens a relação saudável com o mundo financeiro, rever posturas e práticas no convívio diário com o dinheiro e seus recursos.

Assim, os alunos do 6º ao 9º ano , segundo o Professor Rodrigo, “ contam com a disciplina na grade curricular, compreendendo ao longo do curso quais são as suas necessidades pessoais e será orientado a tomar decisões de forma a suprir da melhor maneira possível seus próprios desejos, reduzindo o desperdício, de forma geral e consciente.”

O menino Thiago, residente em Assis Chateaubriand em parceria com o Sicredi foi convidado pela Instituição para ministrar aos nossos alunos uma palestra contando sua história e seu exemplo. Ele começa, assim : “economizou e, quando tinha 10 anos, adquiriu o primeiro carro; experiência o levou a falar sobre economia a milhares de pessoas e já com um gibi educativo publicado e que é distribuído aos jovens”.

Para os alunos ALFA, do 6º ao 9º ano, foram momentos de identificação com o que estudam em sala de aulas o ano todo, na Disciplina de Empreendedorismo e a demonstração que jovens podem ter atitudes e aprender com outros jovens.

Ainda , o palestrante concluindo: “ É muito bom ajudar as pessoas a entenderem que é possível economizar e realizar os sonhos, assim como eu estou realizando os meus”, observem o “menino do Fusca”, que hoje tem 13 anos.

Fica o exemplo e a oportunidade de compartilhar conhecimento entre o palestrante e os alunos ALFA.

CONSTRUÇAO DE ATITUDES POSITIVAS ENTRE ALUNOS

10/10/2017
Aluno(s)

7º Ano

Atividade

O professor Shesmann da disciplina de Historia iniciou um projeto que culminará com um importante trabalho na Feira Jovem ALFA Empreendedor sobre Princípios positivos entre colegas.

Segundo a exposição do tema , o professor ressalta que " Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios d e pessoas que desejam o bem individual e coletivo ".

No lançamento do projeto, os alunos receberam a visita de um grupo de amigos que convivem há anos sob os valores de respeito, cortesia, lealdade e amizade . Contaram para os alunos as dificuldades que enfrentaram juntos na estrada, em suas aventuras, com suas motos e como receberam o apoio dos colegas, fortalecendo vínculos que o ser humano deve valorizar e cultivar.

Os alunos terão pela frente muitos exemplos de pessoas que praticam o bem para si e para o próximo. E o professor, contribuirá com seus alunos para um importante papel da escola , a Formação Humana

AULA DE ROBOTICA DESENVOLVE A CRIATIVIDADE E AO DESAFIO COGNITIVO

10/10/2017
Aluno(s)

Atividade

Durante as aulas de robótica, os alunos são estimulados a resolverem situações-problemas.Em grupos, os alunos váo deparando-se com desafios e devem seguir procedimentos e processos para que se atinja a proposta do professor, que desempenha um papel importante durante as aulas, o de orientador e facilitador da aprendizagem.

As AULAS DE ROBOTICA , contempla o desenvolvimento pleno do aluno, pois propicia uma atividade dinâmica, permitindo a construção cultural e, enquanto cidadão tornando-o autônomo, independente e responsável.

Juntando a teoria à prática a robotica é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que as demais disciplinas como: trabalho em equipe, auto desenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, postura empreendedora, entre outras.

Por tratar-se de uma área multidisciplinar, a robótica estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design, informática, etc.

INCENTIVO AS ATIVIDADES FÍSICAS E QUALIDADE DE VIDA

10/10/2017
Aluno(s)

Atividade

É também na escola que os alunos desenvolvem habilidades motoras, tais como : agilidade, percepção, força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, lateralidade, velocidade, coordenação motora e potência (força + velocidade) entre outras, tao importantes para o desenvolvimento saudável desses jovens.

Para tanto, é que os professores de forma divertida e lúdica buscam utilizar de várias metodologias para incentivar os alunos a participarem de atividades que beneficiam a saúde mental e física.

Segundo o professor, "A atividade física também tem sido associada com benefícios emocional e social dos jovens, dos jovens, oferecendo oportunidades de autoexpressão, a construção de autoconfiança, interação e integração social, além da saúde física e os inúmeros benefícios para a saúde.

VISITA AO ZOOLÓGICO 7º ano ALFA: ESPAÇO EDUCATIVO PARA O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

06/10/2017
Aluno(s)

Atividade

Com o intuito de despertar nos alunos uma consciência global de aspectos relativos ao meio ambiente e ainda, vivenciar e aprofundar conteúdos trabalhados em sala de aula sobre a fauna e flora, é que promovemos uma visita ao Zoológico da nossa região.

Durante o passeio, os alunos puderam fazer a relação sobre os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros, caça, desmatamento, poluição, queimadas, que tanto tem prejudicado a fauna e a flora de nosso país.

Assim, segundo a professora Maiara Martini Rampazzo, da disciplina de Ciências, conclui que para os alunos a visita proporcionou o desenvolvimento integral dos estudantes considerando os seus conhecimentos, garantir sua ampliação e aquisição de novos conhecimentos.

PROJETO 3R DA SUSTENTABILIDADE - RECICLAR, REUTILIZAR E REAPROVEITAR.

06/10/2017
Aluno(s)

Atividade

A reciclagem é um importante processo para a diminuição do lixo e da extração de recursos, porém não é a única medida responsável por uma sociedade sustentável.

Os alunos do 6o ano do ALFA, foram desafiados, juntamente com sua família para realizarem, em suas casas, a separação do lixo, durante

uma semana. Após a separação e a maneira adequada de embalar o lixo, os alunos escolheram algumas embalagens e construiram um

objeto com as embalagens descartadas por sua família.

Os resultados foram surpreendentes e foram apresentados objetos bonitos e úteis.

De volta à sala de aulas, a professora e os alunos calcularam a quantidade de lixo que consomem durante semanas, meses e um ano.

Após, a experiência prática e teórica desse projeto, a professora Maiara M. Rampazzo e os alunos do 6o ano chegaram a conclusão que "apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela sociedade, a reciclagem possui um importante papel, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza".

Melhores Médias Bimestrais

02/10/2017
Aluno(s)

Atividade

A EQUIPE ALFA parabeniza aos ALUNOS e seus PAIS pelos melhores resultados bimestrais em notas.
Parafraseando Ayrton Senna, se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo.
Alunos ALFA: todos nossos alunos, possuem potencial para obter sucesso. Confiamos em vocês. Dediquem-se.
Assinado: Equipe Alfa

FORMAR JOVENS CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE ENSINO FUNDAMENTAL ll (6º ao 7º ano)

02/12/2016
Aluno(s)

Aluno(s)

Atividade

Este é um dos objetivos que o projeto de reciclagem que a professora Maiara Martini, da disciplina de Ciências vislumbra ao desenvolver um trabalho dinâmico e a longo prazo.

Sabemos que os jovens possuem consciência de que mudanças são necessárias para a preservação ambiental, mas a maioria não tem a exata dimensão de como a ação individual não sustentável pode causar impactos importantes na natureza.

Dessa forma, a professora e os alunos desenvolveram várias etapas desse projeto assim, destacadas.

- Limpeza e separação, juntamente com a família de materiais recicláveis.

- Armazenamento adequado

- Conhecimento das conseqüências para o meio ambiente de cada material descartado inadequadamente.

- Entrega na indústria de reciclagem com a separação e pesagem dos materiais reunidos pelos alunos e suas famílias.

- Informação de que muitas famílias têm sua fonte de renda principal a venda de materiais recicláveis.

- Conhecimento da reutilização pelas indústrias dos materiais que foram entregues à empresa.

Esse projeto foi passado da professora para os alunos e dos alunos para os pais, que multiplicaram e influenciaram muitas pessoas a praticar ações individuais que fazem a diferença para o contexto do meio ambiente. Afinal, todos somos educadores.

Aula de Matemática teórica e prática para os alunos do 6º ano

02/12/2016
Aluno(s)

Aluno(s)

Atividade

A professora Daiane, junto com os alunos do 6º ano, trabalhou em grupos, para montar Cubeecraft, que são bonecos feitos de papel dobrado e encaixados em formas de cubo, com isso os alunos entenderam a importância da geometria em nosso dia-a-dia.

A professora ainda afirma que este tipo de atividade desperta concentração, raciocínio e companheirismo.

De acordo com a professora Daiane, da disciplina de Matemática, ”planejando aulas nesse sentido conseguiremos o objetivo esperado, fazendo com que o aluno passe a explorar o mundo das formas, relacionando as formas planas com as formas espaciais, analisando e interpretando as formas construídas pelo homem e as criadas pela natureza.’

MEDALHAS DE MELHORES RESULTADOS DO 3º BIMESTRE

02/12/2016
Aluno(s)

Aluno(s)

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano receberam as medalhas dos melhores resultados em notas do 3º bimestre.


Lembrando Ayrton Senna,


“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si... e nunca esquecer que ser o melhor também precisa ter valores universais”


Parabéns aos alunos, pais e professores.

MEDALHAS DE MELHORES RESULTADOS DO 2º BIMESTRE

05/08/2016
Aluno(s)

Atividade

Os alunos do 6º ao 9º ano receberam as medalhas dos melhores resultados em notas do 2º bimestre.

Lembrando Ayrton Senna,

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si... e nunca esquecer que ser o melhor também precisa ter valores universais”

Parabéns aos alunos, pais e professores.

MEDALHAS DE MELHORES RESULTADOS DO 1º BIMESTRE

05/08/2016
Aluno(s)

Atividade

Ao término do 1º bimestre os alunos que se destacaram com melhores notas foram homenageados com a entrega de medalhas. Essa ação tem como objetivo fazer com que o aluno se empenhe mais durante o ano letivo, e ainda, incentivar os colegas a seguirem os mesmos passados dos demais.

Aos nossos alunos, são disponibilizados além do período matutino normal de aulas, acompanhamento de estudos no período da tarde, o que os estimulam e os auxiliam para alcançarem bons resultados.

Parafraseando Albert Einstein, jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino da aprendizagem, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.

Todos os alunos possuem a mesma capacidade de conquistar o sucesso, sendo necessário, a perseverança, dedicação e disciplina.

Parabéns aos alunos e pais.

8º ano ALFA: alunos visitam o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM

05/08/2016
Aluno(s)

Alunos 8º ano, visitando o Museu

Atividade

Os alunos do 8º ano, visitaram o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM a fim de conhecer os conceitos básicos dos ambientes temáticos como a paleontologia, flora e fauna brasileiras, orquidário, o Cérebro Humano, a ludoteca de Física, Inclusão digital, Morfologia humana e animal e Química para a vida.

Com o auxílio dos monitores da Universidade a Professora Cibele, atuou como facilitadora da mediação, colocando detalhes e informações acerca do tema em estudo, levando os alunos a participarem de atividades de integração teórico - praticas.

A finalidade era conhecer o museu como um todo de maneira que cada aluno ao final da visitação pudesse satisfazer suas curiosidades ou dúvidas sobre os temas expostos. Assim, comenta a professora Cibele Coqueiro, “ cabe a nós professores incutir nos alunos o interesse pela pesquisa científica e procurar conhecer e encontrar significados diferenciados na construção do conhecimento da área de Ciências”.

Entendemos que quanto maior a fundamentação teórica e o envolvimento nas atividades práticas maior será a construção de uma aprendizagem significativa.

CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL – alunos do 6º e 8° ano.

05/08/2016
Aluno(s)

Atividade

A professora Maiara Martini e Cibele Coqueiro da disciplina de Ciências preparou com os alunos um café da manhã saudável, para trabalhar o conteúdo: valor nutricional dos alimentos.

Os alunos trouxeram um café da manhã para o colégio.

Assim, os alunos perceberam a quantidade de alimentos que haviam ingeridos e a qualidade dos mesmos. Cada alimento foi estudado na importância para o desenvolvimento da saúde.

Alunos do 7º A e B: projeto da biografia do Monteiro Lobato

05/08/2016
Aluno(s)

Atividade

A professora Alessandra Jardim, da disciplina de Língua Portuguesa, trabalhou o conteúdo biografias e autobiografia com os alunos do 7º ano. Segundo a professora Alessandra, durante a vida escolar, o aluno conhecerá vários tipos de gêneros textuais e estes são importantes para a aquisição e compreensão da língua.

O objetivo dessa atividade, ressalta a professora é o resgate com seus alunos a importância da história de vida de cada um, pois é através de nossas experiências que nos formamos enquanto seres humanos e a compreensão do texto biográfico como parte do gênero narrativo e a importância da pesquisa para compor uma biografia.

Segundo os alunos, ao desenvolver uma biografia e autobiografia, perceberam que entraram no mundo das emoções e na riqueza de detalhes da biografia realizada do Monteiro Lobato. Perceberam a importância e a relevância do escritor para nossa língua.

Para os alunos e professora nossos parabéns.


Rua Desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa, 3678, Zona 1 - 87501-200 - Umuarama - PR
44 3622-2562
© ALFA. Todos os Direitos Reservados   |   Mapa do Site   |   Acesse também:    ALFA Toledo   INTEGRAL Maringá
Prestige